Financiamento – Como ajudar seu cliente a obter aprovação

Financiamento – Como ajudar seu cliente a obter aprovação

O maior número de distrato ocorre justamente neste momento, quando o cliente não consegue obter o financiamento bancário.

O número de distrato conforme divulgado pela Folha de São Paulo registrou um aumento de 11,6% no primeiro trimestre de 2014 comparado ao mesmo período de 2013, passando de 1,20 bilhão para 1,34 bilhão. O que sua construtora ou incorporadora pode fazer para facilitar o processo de financiamento, auxiliar o cliente e ainda reduzir o número de distratos?

  • Aproximar o modelo de avaliação de crédito da empresa do modelo utilizado pelos bancos para que ao efetuar a venda já verifique se o cliente/comprador atende as exigências da instituição financeira.
  • Tirar as dúvidas dos clientes sobre os modelos de financiamento existentes, e sobre a documentação exigida pela instituição financeira. Assim o cliente fica mais tranquilo e seguro em entrar no financiamento.
  • Dar conhecimento ao cliente que existe no mercado empresas especializadas em intermediar este processo com o banco. Com a contratação destas empresas o envolvimento do cliente diminui muito e ainda acelera a conclusão do processo, pois elas conhecem todo o trâmite legal.
  • Sugerir ao cliente que faça o financiamento bancário na instituição financeira que a incorporadora utilizou para financiar a obra ou tenha um ótimo relacionamento, pode agilizar muito o processo.
  • Iniciar o processo de financiamento antes da efetiva entrega do imóvel e realizar todo o trabalho estratégico e operacional com o agente financeiro.
  • Possuir toda a documentação da obra como habite-se, certidões negativas de débito e demais documentos exigidos pela instituição financeira atualizada para disponibilizar ao comprador.

Márcia, gerente financeira de uma grande incorporadora implementou as ações acima com o auxílio de um software voltado ao segmento das construtora e incorporadoras e conseguiu aumentar o número de financiamentos aprovados, o conforto do cliente e a segurança da empresa.

Já falamos aqui no blog sobre o que uma boa solução de análise de crédito pra incorporadoras deve ter. Você pode conhecer estes importantes detalhes de um bom software aqui neste post SUA INCORPORADORA TEM UM BOM SISTEMA DE ANÁLISE DE CRÉDITO? DESCUBRA AGORA! .

Márcia recomenda para seus colegas o uso de uma solução voltada para o segmento das construtoras e incorporadoras, pois tem certeza que só conseguiu estes excelentes resultados com a ajuda do seu forte aliado.