Estratégias aplicáveis de marketing imobiliário para sua empresa

Fábio Garcez

Fábio Garcez

Fábio Garcez é Administrador e empresário apaixonado por vendas digitais focadas no Mercado Imobiliário. Ele é CEO do Grupo Alfama. Uma das empresas do Grupo, o Construtor de Vendas vem revolucionando o mercado imobiliário brasileiro através de uma plataforma que acompanha a jornada completa do cliente, tema em que Fábio se especializou nos últimos anos.

13 de agosto 2021

Compartilhe

Estar inserido no mercado imobiliário não é sinônimo de ser tradicional. Diferente do que muitos pensam, existe um espaço imenso para inovações no setor. Assim sendo, o marketing imobiliário vem abrindo diferentes portas e reinventando o mercado de uma vez por todas.

Em resumo, marketing é a metodologia que busca impulsionar os resultados de uma empresa através da criação de valor. Dessa maneira, o que se busca nele é criar diferentes estratégias de promoção que atendam às necessidades do cliente

Com o passar dos anos, o marketing criou novas prioridades e objetivos, sobre os quais falaremos nesse artigo. Hoje, existe uma vertente voltada exclusivamente para o mercado imobiliário, o chamado marketing imobiliário

Podendo tomar diversas formas e ser aplicado das mais diferentes maneiras, o marketing veio para revolucionar o setor da construção. Portanto, é nosso papel entendê-lo e conhecer suas melhores formas de aplicação para o mercado. 

Quer conhecer as diferentes estratégias aplicáveis de marketing imobiliário? Acompanhe com a gente!

Quais são os benefícios do marketing para o mercado imobiliário?

É provável que você já tenha boas noções sobre marketing. A metodologia é composta por diferentes estratégias que buscam agregar valor a uma marca. Assim, conseguimos promover um produto ou serviço com mais qualidade e capacitação. 

Por isso, o marketing adquire diferentes faces conforme a empresa avança. Temos, por exemplo, o marketing digital, de relacionamento e muitos outros. E, quando bem utilizadas, as estratégias têm o poder de aumentar expressivamente as vendas de uma empresa.

Para o mercado imobiliário, a realidade é bem parecida. Dentre os principais benefícios, alguns recebem destaque, como:

  • Educação do mercado: em virtude da necessidade de gerar valor, o marketing acaba utilizando práticas de produção de conteúdo que educam o mercado. Isto é, ele acaba contribuindo para criar clientes mais antenados e conscientes em suas decisões;
  • Aumento na carteira de clientes: um dos conceitos instituídos pelo marketing é o “lead”, ou potencial cliente. Já que suas estratégias trabalham na busca por qualificar e encaminhar esse lead à compra, o aumento na carteira de clientes pode ser facilmente percebido;
  • Serviços mais personalizados: com o auxílio do marketing, o mercado imobiliário deixa de focar no produto para priorizar o cliente. Assim, são oferecidos serviços muito mais personalizados e voltados para aquilo que o consumidor deseja;
  • Modernização de processos: o marketing pode ser um conceito relativamente antigo, mas ele se reinventa conforme as necessidades do mercado. Por isso, utilizar o marketing no mercado imobiliário é uma garantia de modernização para os processos internos. 

Mas, acredite, esses não são os únicos benefícios que o marketing pode trazer. Ele também incentiva um melhor relacionamento com o cliente e promove o uso de diferentes tecnologias como impulsionadoras de processos. Com tantos pontos positivos, não é à toa que o mercado imobiliário incorporou estratégias de marketing para seus próprios processos. 

Os principais tipos de marketing imobiliário

Marketing imobiliário é o termo cunhado para definir estratégias de marketing que são aplicadas especificamente ao mercado imobiliário. Ou seja, ele pode ter as mesmas características dos diferentes modelos de marketing, mas segmenta sua área de atuação ao setor da construção. 

Em outras palavras, o marketing pode se fazer presente nos mais diversos mercados. Seja na construção, nas finanças ou na tecnologia, podemos utilizar as armas do marketing sempre que quisermos inovar dentro da nossa empresa.

Por isso, vamos conhecer agora algumas nomenclaturas do marketing aplicáveis ao mercado imobiliário:

Inbound marketing

Dos termos que apresentaremos a seguir, o inbound marketing é o mais amplo. Ele designa uma metodologia de marketing que busca gerar valor através da atração do público-alvo. Dessa maneira, o inbound marketing quer que o consumidor venha até sua marca conscientemente. 

Inbound marketing pode ser aplicado ao marketing imobiliário

A grande sacada do inbound é a capacidade de fazer com que o público se sinta ativo, e não passivo, durante a tomada de decisão. Através da criação de conteúdo de valor, o inbound atrai clientes e cria uma base cada vez mais sólida e fiel de amantes da marca. 

Nesse sentido, ele provoca:

  • Mais engajamento;
  • Comunicação bilateral;
  • Criação de um relacionamento;
  • Interesse do público.

E tudo isso acontece através do acompanhamento do funil de vendas. Ou seja, o inbound marketing é uma metodologia bastante completa que pode, inclusive, abarcar os conceitos que traremos em seguida.

Marketing digital 

O marketing digital é aquele que foca no ambiente digital, e é onde se concentram muitos dos esforços do inbound marketing. Por acontecer na internet, esse modelo de marketing é reconhecido por utilizar, ao mesmo tempo, diferentes canais de comunicação. Por exemplo: e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram, LinkedIn e muitas outras plataformas digitais. 

Com o marketing digital, uma empresa do mercado imobiliário assegura:

  • Mais modernidade para sua produção de conteúdo;
  • Digitalização de atividades e estratégias;
  • Contato mais próximo com o público da internet;
  • Atração de parcelas maiores de público.

Marketing de relacionamento

Outra grande face do marketing é o de relacionamento. Como o nome sugere, essa metodologia se volta para o protagonismo do cliente. Sua experiência é colocada em primeiro plano, e o que mais importa é criar um relacionamento de base sólida com aquele que quer consumir o seu serviço.

Resumidamente, o marketing de relacionamento deve oferecer estratégias de fidelização de clientes. Além disso, ele precisa apostar em táticas como o CS (Customer Success, ou Sucesso do Cliente). 

Através do marketing de relacionamento, sua incorporadora pode:

  • Criar clientes mais fiéis;
  • Aumentar o índice de indicação da marca;
  • Estimular a segunda compra de clientes satisfeitos.

Gostou de saber sobre os principais tipos de marketing utilizados no mercado imobiliário? Então que tal descobrir como aplicar algumas estratégias incríveis na sua organização? Vem com a gente!

Estratégias de marketing e vendas para sua incorporadora

Agora, você já aprendeu sobre o conceito de marketing, seus benefícios para o mercado imobiliário e suas principais derivações na atualidade. Contudo, é chegado o momento de conhecermos mais sobre estratégias pontuais que podem alavancar seus resultados e contribuir para o crescimento da sua empresa. 

Presença profissional nas redes sociais

O primeiro passo é garantir sua presença nas redes sociais. Para isso, sua empresa deve criar uma página profissional e alimentá-la com conteúdo regularmente. 

Presença profissional nas redes sociais

Mas estar online não é tudo para garantir a assertividade da técnica. Você deve, também, manter um contato frequente com seu cliente pelas redes sociais e estar atento às suas tentativas de comunicação. Sendo assim, se um lead te mandar mensagem, é importante que você tente responder em até 2h.

Isso acontece pois o novo consumidor não gosta de esperar. Portanto, você precisa mantê-lo atualizado e ter as respostas na ponta da língua. 

Investimento em SEO local

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para performar melhor nas buscas orgânicas do Google. Através dele, você consegue otimizar sua construção de conteúdo e assegurar um ranqueamento favorável em plataformas como Google Search e YouTube, por exemplo. 

Assim também é o SEO local que, por sua vez, possui um recorte geográfico. Como o espaço físico é algo importante para muitas incorporadoras, construtoras e loteadoras, é essencial que você conheça mais sobre a técnica do SEO local para impulsionar os resultados na sua região de atuação.

E-mail marketing

E-mail marketing é uma estratégia de disparo de e-mails com base no seu funil de vendas. Ou seja, você cria e-mails específicos para cada tipo de cliente: aqueles que ainda estão no topo do funil, aqueles que já foram qualificados pelo marketing e também aqueles que estão em momento de compra. 

E-mail marketing é uma estratégia de disparo de e-mails com base no seu funil de vendas.

Além disso, é importante também disparar e-mails para aqueles clientes que finalizaram a compra. Essa é uma estratégia de pós-venda eficiente que fará com que o consumidor não se esqueça da sua empresa. 

Mas atenção: planeje bem sua estratégia de e-mail marketing. Seus conteúdos devem ser relevantes para o público e devem ser disparados para uma lista personalizada, com contatos que sua empresa conseguiu. Não adianta comprar listas de e-mails ou disparar conteúdos genéricos, pois isso levará sua incorporadora para a caixa de spam (lixo eletrônico).

Técnicas de remarketing

As técnicas de remarketing são indispensáveis numa boa estratégia de marketing imobiliário. 

Em princípio, o remarketing funciona da seguinte maneira: clientes que entram em contato direto com sua página são escolhidos para automaticamente receberem novos anúncios sobre sua marca. Tudo isso é feito automaticamente, exigindo apenas algumas configurações na sua página de anúncios.

Através do remarketing, sua empresa constrói progressivamente uma lembrança de marca, de modo que as pessoas atingidas comecem a reconhecer e entender o serviço prestado por você. 

Que tal inovar no marketing da sua incorporadora?

Como você pôde ver no artigo de hoje, muitas são as possibilidades de aplicação do Marketing Imobiliário. Sua empresa pode ser de pequeno, médio ou grande porte, mas sempre haverá espaço para a utilização de um bom marketing.

E, é claro, vale ressaltar que esse marketing não precisa ser feito por uma equipe exclusiva. Se sua empresa ainda não tem condições de adquirir um time especializado, você pode dar os primeiros passos na sua estratégia mesmo assim, através de cursos e workshops sobre o tema. 

Colocar o marketing em prática na sua incorporadora é mais fácil do que parece. Tudo o que você precisa fazer é buscar conteúdo e contar com a gente! Assim, você estimulará o crescimento da sua organização e a otimização de processos por meio do marketing imobiliário

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O CRM mais completo do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador. 

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do Construtor de Vendas.

Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o blog do CV e nos siga no Instagram

Compartilhe