7 dicas para conseguir um estágio em engenharia civil

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

13 de fevereiro 2019| 11 min. de leitura

Compartilhe

Mais do que um desejo, conquistar um estágio em engenharia civil – seja numa grande construtora ou em um importante escritório de projeto – é uma necessidade para estudantes de engenharia civil. A experiência prática é muito valorizada no cada vez mais complexo setor da construção civil.

Afinal, estamos falando das primeiras experiências profissionais. Aquelas que envolvem a chance de adquirir experiência e conhecer o dia a dia das empresas. Além disso, é claro, aplicar na prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Você está se preparando para suas primeiras incursões no mundo profissional? Se sim, este post foi feito especialmente para você.

Nele vamos te apresentar dicas bem objetivas que irão te ajudar a conseguir a tão sonhada vaga de estágio em engenharia civil.

Ficou interessado?

Então, siga conosco!

1 – Capriche na elaboração do seu currículo

O currículo costuma ser o primeiro contato entre o candidato à vaga de estágio e a empresa contratante. Por isso, nada mais natural do que investir um tempo na elaboração cuidadosa do seu perfil profissional, não é mesmo?

estágio em engenharia civil - Buildin

Lembre-se de duas coisas:

  • Ao preparar um currículo, objetividade e simplicidade são fundamentais.
  • Um currículo para estágio deve conter o nome da universidade na qual você estuda, o curso, a previsão de conclusão e o período de estudo.

Você pode estar se perguntando. O que colocar em um currículo quando não se tem experiência profissional alguma?

Mas calma, não fique aflito. Nesse caso, vale listar cursos complementares e atividades extracurriculares que contribuíram diretamente com a sua formação profissional.

Assim, você pode citar desde uma palestra interessante até outras experiências. É o caso, por exemplo, de intercâmbios e trabalhos voluntários. Não deixe de colocar, também o seu nível de conhecimento de idiomas e de informática.

Além disso, escreva sobre suas competências pessoais mais relevantes para a realização do seu objetivo profissional.

Por fim, utilize como contato um endereço de e-mail mais formal para assuntos relacionados a emprego, sem apelidos ou gírias. Você pode até achar isso bobo, mas o mundo corporativo exige um mínimo de seriedade e de formalidade.

2 – Busque vagas online

A tecnologia pode te ajudar, e muito, na busca por vagas de empregos e oportunidades de estágio em engenharia civil. Portais como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o Estagiários.com e o NUBE permitem que você se cadastre gratuitamente. Assim, proporcionam acesso a processos seletivos ao longo do ano de acordo com o seu perfil e a sua área de formação.

Várias construtoras mantêm programas de estágios com processos seletivos rigorosos. Ou seja, que incluem avaliação de currículo, prova de conhecimentos técnicos, dinâmicas de grupo e entrevista.

estágio em engenharia civil - Buildin

Muitas dessas empresas disponibilizam formulários de cadastro o ano inteiro para recrutar participantes para seus processos seletivos. Por isso, acompanhe sempre os sites e as redes sociais das empresas pelas quais você se interessa. E , claro, mantenha-se atualizado.

Você sabe também que as redes sociais podem ser bastante úteis para interagir e trocar informações com outros estudantes e profissionais já formados. Siga os grupos de discussão voltados a estagiários. Você só tem a ganhar!

Dica: Inicie sua busca por uma vaga em empresas que combinem com o seu perfil. O ideal é, pelo menos em um primeiro momento, buscar vagas em áreas que despertem em você mais interesse e vontade de aprender.

Ou seja, se você tem vontade ou curiosidade de fazer, por exemplo, acompanhamento de obras, vá atrás de empresas que possa te proporcionar esta oportunidade. O importante é entender qual é o dia a dia de trabalho dos engenheiros.

3 – Não desperdice oportunidades offline

Não despreze sua rede de amigos e familiares. Afinal, eles podem conhecer pessoas que estão à procura de um estagiário de engenharia civil.

Esforce-se também para ser um excelente aluno e uma pessoa cativante. Lembre-se que seus professores e colegas já empregados podem te indicar para uma vaga.

4 – Expanda sua rede de contatos agora e sempre

Assim como em outras áreas, criar uma rede de relacionamentos é fundamental para conseguir uma colocação profissional. Isso vale tanto para quem está em busca de estágio em engenharia civil  quanto para profissionais já no auge da carreira.

Uma prática muito saudável e que favorece o networking é participar de palestras, feiras, congressos e workshops. Aproveite as oportunidades proporcionadas por eventos da construção para ampliar conhecimentos e conversar com pessoas.

Afinal, esses eventos são uma boa oportunidade para obter muito conhecimento sobre assuntos específicos em pouco tempo.

Também participe ativamente de iniciativas promovidas pela sua instituição de ensino. Refiro-me a programas de iniciação científica, em empresas júnior, ou em atividades como grêmios e centros acadêmicos.

Dica: O Buildin realizará uma série de eventos interessantes em 2019 com foco em inovação na indústria da construção. Faça seu cadastro, fique por dentro dessas novidades e garanta descontos significativos nas taxas de inscrição.

5 – Cause boa impressão nas entrevistas

A entrevista de estágio em engenharia civil é semelhante a qualquer entrevista de emprego. O objetivo do recrutador é conhecer mais sobre o candidato e identificar se o perfil dele é adequado para a posição que ele pretende ocupar.

Nessas oportunidades é fundamental:

estágio em engenharia civil - Buildin

Além disso, prepare-se para responder de forma clara perguntas como:

  • Por que você decidiu trabalhar em nossa empresa?
  • Quais as suas principais qualidades? E os defeitos?
  • O que você espera dessa empresa?
  • Quais as suas maiores realizações na vida pessoal e na profissional?
  • Como você acha que pode colaborar para o desempenho da empresa?

Dica: Antes de ir para uma entrevista, pesquise sobre a empresa. Isso demonstra interesse e iniciativa.

6 – Tenha interesse em aprender

Você sabe o que os contratantes esperam de um estagiário? É claro que as exigências variam de empresa para empresa. Mas, de modo geral, espera-se que um estudante seja alguém disposto a aprender. Afinal, certamente você se dedicou a pesquisar para escolher a melhor faculdade de engenharia civil, não é mesmo?

Também deve ser alguém com boa comunicação interpessoal, capacidade de liderança e de trabalhar em equipe.

Outras habilidades valorizadas pelas empresas são: flexibilidade, pró-atividade, comprometimento com a empresa, responsabilidade, e criatividade para lidar com os desafios do dia a dia.

7 – Saiba o que faz um estagiário

De modo geral, o estágio em engenharia civil exige que os trabalhadores sejam capazes de:

  • Seguir o checklist para conferência dos trabalhos de campo;
  • Preencher as fichas de verificação da obra;
  • Conhecer as ferramentas necessárias e realizar acompanhamentos e controles simples;
  • Ter conhecimento do sistema de qualidade adotado pela construtora;
  • Possuir noções sobre procedimentos técnicos, como leitura de projeto e procedimentos operacionais;
  • Acompanhar a obra e preencher documentos de sua responsabilidade, conforme orientado pelo engenheiro da obra;
  • Ser pró-ativo para apresentação de ideias e sugestões.

Não é função dos estagiários: desenvolver e capacitar equipes, gerir a obra e realizar negociações internas e externas.

Confira quais são as atividades realizadas por estagiários de engenharia civil em um canteiro de obras!

Conclusão e dicas finais para conseguir estágio em engenharia civil

Sabemos que o estágio em engenharia civil é uma experiência valiosa para os futuros engenheiros. Afinal, trata-se de uma oportunidade de ouro de absorver conhecimentos que você certamente carregará por toda sua carreira.

Além disso, o estágio é o primeiro passo inclusive para profissionais que almejam trabalhar no exterior.

Espero que essas dicas te ajudem a conquistar uma boa oportunidade de estágio em engenharia civil.

Esse post foi útil para você? Compartilhe suas impressões conosco!

Antes de encerrar, gostaria de sugerir três conteúdos bem interessantes e que podem te ajudar em sua carreira.

O primeiro deles é a reportagem“Engenharia civil é território dos homens, dos bons salários e do emprego farto? Veja o que é fato na carreira”.

Você bem sabe que estar antenado às tendências da engenharia civil é fundamental para o sucesso de qualquer profissional da área, não é mesmo? Para te ajudar a compreender melhor o contexto no qual você está se inserindo, recomendo a leitura do artigo “Tendências de carreira na engenharia civil”, elaborado pelo Buildin.

Por fim, recomendo que assista à palestra ministrada pelo pesquisador Alexandre Pellaes sobre o papel de cada um na mudança do sentido do Trabalho.

Espero que curta! Até a próxima!