ENIC 2019: evento da CBIC debate perspectivas da construção

Um dos mais tradicionais eventos da construção civil, o ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção) chega à sua 91a edição em 2019. O ENIC 2019 será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de maio. O evento pretende debater questões sensíveis e relevantes para o setor da construção.

Dentre eles, a introdução de novas tecnologias, como  fomentar negócios, e o impacto de novas leis e regulamentações para o setor.

Quer saber mais sobre tudo o que vai rolar na ocasião? Continue comigo que te conto a seguir:

Congresso e negócios

Realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), o 91º ENIC terá toda a sua programação concentrada no Windsor Expo Convention Center, na Barra da Tijuca.

A expectativa dos organizadores é reunir mais de 2 mil participantes. Público este formado por profissionais e empresários da cadeia produtiva da construção civil, representantes dos poderes políticos, especialistas em engenharia e inovação, além de acadêmicos.

O ENIC 2019 pretende ser um palco estratégico para as empresas da cadeia produtiva debaterem o futuro e conhecerem inovações que fomentem a modernização e a competitividade do setor.

Ambiente de negócios do ENIC 2019

Para o ENIC 2019, os organizadores promoveram algumas mudanças no formato do evento. A ideia é tornar o ENIC 2019 mais abrangente e completo, estimulando, ainda mais, o networking e a realização de negócios.

Assim, foram criadas novas dinâmicas e oportunidades para ampliar a interação entre os participantes. Haverá, por exemplo, rodadas de negócios para promover o encontro entre contratantes e fornecedores no ENIC 2019. Além disso, haverá uma feira para exposição de produtos inovadores e tecnologias para o setor.

Assim como em edições anteriores, painéis e debates sobre temas de interesse para a indústria terão destaque na programação, além do congresso técnico de engenharia,

Na parte social, o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2019) irá celebrar o centenário do Sinduscon-Rio.

Fechando os trabalhos do 91o ENIC, será oferecida uma visita técnica guiada ao Aqwa Corporate, case de sustentabilidade e de arrojo arquitetônico na região do Porto Maravilha.

O Buildin destacou esse empreendimento como um case a ser lembrado pela aplicação de conceitos e boas práticas voltadas à sustentabilidade.

PPPs e licenciamento

No dia 16 de maio, as atividades terão início com um painel sobre licenciamento ambiental e segurança jurídica. A mesa contará com a presença de Ricardo Salles (Ministro do Meio Ambiente), de Sérgio Kukina (Ministro do STJ) e de Marcos Saes (advogado).

No mesmo dia, a programação do ENIC 2019 prevê a realização de uma mesa que abordará o desenvolvimento de parcerias público-privadas (PPPs) em presídios.

Com a participação de diversos especialistas no tema, a mesa abordará especialmente o case de implementação em Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. A experiência pode servir de referência para diversos governos estaduais que estão lançando programas de PPS prisionais. O vídeo abaixo traz mais detalhes sobre essa PPP mineira, que foi inaugurada em 2013 com inspiração na experiência inglesa.

As mudanças nas relações de trabalho

No evento promovido pela CBIC no Rio de Janeiro, também haverá espaço para analisar a relação entre inovação e trabalho na indústria da construção. “Para tratar do futuro da construção é essencial tratar do futuro das relações de trabalho no setor”, diz o vice-presidente da área de Políticas de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes.

Assim, para debater esse assunto, será realizadas uma série de palestras durante o ENIC 2019. A primeira, com o consultor da CBIC Fábio Queda. Ele abordará o projeto Construção 2030. Este visa estudar os desenvolvimentos pelos quais o setor passará nos próximos anos.

O engenheiro civil Hugo Sefrian Peinado abordará a segurança e saúde no trabalho na era da inovação. Já o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan, fará apresentação sobre as perspectivas para o setor.

O painel contará, ainda, com a participação da publicitária e pesquisadora sobre o Futuro do Trabalho da Rede Crie Futuros, Datise Biase, falará sobre novos modelos de relações de trabalho.

Sustentabilidade e licenciamento

O 91º ENIC irá dedicar parte importante de sua programação a temas relacionados à construção sustentável. “Queremos mostrar aos empreendedores a importância da sustentabilidade, que deixou de ser uma commodity e é visto como um diferencial”, comenta o vice-presidente da área de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Nilson Sarti.

Linhas de crédito públicas e privadas para empreendimentos sustentáveis serão discutidas durante o encontro. Da mesma forma serão debatidas as novas legislações na área, como a de licenciamento ambiental — atualmente no Congresso Nacional — e a Medida Provisória nº 868, sobre o marco legal de saneamento básico.

Então, destaque para a mesa “Tendências e Soluções para Condomínios Solares e Edifícios”, que deve acontecer no dia 17 de maio.

Painel político

O tema do ENIC 2019 é “A Indústria da Construção e sua contribuição ao novo momento econômico brasileiro”. Assim, o ENIC 2019 criará um espaço para que a indústria e representantes políticos conversem sobre a agenda estratégica para o País.

Em um painel a ser realizado no dia 17 de maio, estão confirmadas as presenças de:

  • Senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal
  • Deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados
  • Paulo Guedes, Ministro da Economia

O panorama político-econômico, a aprovação de reformas da previdência e tributária, a retomada de obras de infraestrutura que estão paralisadas e o Programa Minha Casa Minha Vida estarão em pauta.

De acordo com a CBIC, há quase 5 mil obras paradas no País, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Juntas, elas equivalem a cerca de R$ 135 bilhões de investimentos.

Desenvolvimento tecnológico na indústria da construção

Na programação do ENIC 2019 reservada para o dia 17 de maio, duas mesas chamam atenção por serem complementares.

A primeira delas coordenada pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC. Isso porque esta pretende discutir o que mudou na forma de construir desde a Encol, uma das maiores construtoras do Brasil. Embora a Encol tenha decretado falência em 1999, é reconhecida no mercado por ter introduzido boas práticas de engenharia.

O debate contará com a presença de:

  • Luiz Henrique Ceotto (Tecnoeng Consultoria)
  • Charles Ruas (Viana e Moura Construtora)
  • Saulo Suassuna (Molegolar)

Também promete ser interessante o painel “O Mercado Imobiliário no Futuro” do ENIC 2019. Afinal, este abordará, entre outros assuntos, o uso de canais digitais na venda de imóveis. Mais que isso, as tecnologias que transformarão a mediação imobiliária.

Assim, paralelamente, o congresso técnico abordará assuntos relacionados à introdução de novas tecnologias. Então, haverá palestras como:

  • “Inteligência Artificial apoiando a pequena construtora”
  • “Como investir em inovação na construção”
  • “Desafios das startups na indústria da construção”

Comentários finais sobre o ENIC 2019

Neste post você pode saber um pouco mais sobre a ampla programação do ENIC 2019. Por isso, se quiser informações mais detalhadas e fazer sua inscrição, acesse a página do evento.

Então conte para nós se este conteúdo foi útil para você? Além disso, não deixe de compartilhar suas impressões conosco no espaço de comentários. Se curtiu, compartilhe em suas redes sociais!

Até a próxima!