7 empresas inovadoras na construção civil que você precisa conhecer

Rodrigo Campos

Head of product na Softplan responsável pelo portfólio Sienge. Atua há mais de 20 anos na construção de soluções de TI.

5 de Novembro

A tecnologia tem permitido o desenvolvimento de muitas empresas inovadoras na construção civil. Seja por meio das mudanças em processos gerenciais, industrialização ou na criação de soluções disruptivas, essas companhias estão mudando a realidade do setor no Brasil e no mundo.

Seus produtos permitem a construção de empreendimentos mais eficientes e de melhor qualidade, ao mesmo tempo que proporcionam a redução de desperdícios e custos — o que é essencial para o sucesso a longo prazo em um mercado que tende a ser cada vez mais competitivo.

Quer conhecer algumas das empresas inovadoras na construção civil e como a sua empresa pode trabalhar com as soluções oferecidas?

Neste artigo eu apresento 7 companhias com soluções incríveis no setor, entre aplicativos, softwares de gestão e até de previsão de distratos, acompanhe!

1. Agilean

O Agilean, solução desenvolvida pela Aval Engenharia, tem como principal objetivo alavancar a produtividade no canteiro de obras por meio da união entre tecnologia de ponta e o conceito de lean construction.

Uma das 9 selecionadas, entre 300 empresas, para o programa de aceleração de startups da Andrade Gutierrez, a solução conta com um equipamento físico, ambiente web e aplicativo, o que facilita a integração entre diversas etapas da construção.

Por meio do Agilean, construtoras podem, por exemplo, estabelecer a comunicação entre equipes de trabalho, quantificar desperdícios, localizar pessoas e otimizar inspeções para liberações de pagamento, o que gera mais eficiência, produtividade e menos retrabalhos.

2. Ambar

empresas inovadoras na construção civil 1

A Ambar é uma empresa brasileira que tem como principal objetivo redefinir o conceito de moradia sustentável com o uso da tecnologia. Seus serviços ajudam construtoras a oferecer imóveis populares e mais ecológicos com agilidade.

Suas plataformas utilizam módulos pré-fabricados e inteligência preditiva, com big data e machine learning, o que evita o desperdício de materiais e mão de obra.

A proposta da Ambar é criar lares eficientes, que utilizam painéis solares, sistema de monitoramento de consumo e lâmpadas LED para economizar energia todos os meses. Esse benefício pode fazer com que as construtoras impulsionem suas vendas e contribuam socialmente para a redução do déficit de habitação, reduzindo o custo de moradia enquanto melhora a qualidade de vida.

3. AltoQI

A empresa oferece um pacote de soluções para construtoras utilizarem o BIM em seus projetos, o que é essencial para quem deseja participar de licitações públicas no futuro.

Ao utilizar os produtos da AltoQi a construtora pode melhorar o fluxo de trabalho de projetos em 3D, aumentar a produtividade, reduzir custos e criar orçamentos mais assertivos. Isso possibilita aos projetistas, gestores e equipe de uma obra, um melhor entendimento do projeto e mais agilidade no processo de construção.

O QiBuilder, sua plataforma BIM, permite, por exemplo, desenvolver projetos hidrossanitários, elétricos e de alvenaria estrutural em um único sistema. Seus recursos otimizam diversas etapas do planejamento, o que lhes garantiu o Prêmio Potência de Inovação Tecnológica em 2017.

Quer conhecer mais sobre o software desta empresa inovadora na construção civil? É só dar play no vídeo abaixo e assistir a um case de sucesso de uma pequena empresa do setor.

4. Construtor de Vendas

Este Sistema de Gestão de Relacionamento com o cliente tem o objetivo de potencializar as vendas de construtoras e loteadoras com eficiência e rapidez. O software consegue, por exemplo, reunir leads gerados em diferentes fontes e verificar a disponibilidade de unidades.

O Construtor de Vendas possui cinco módulos: Prospectar, Vender, Relacionar, Gerenciar e Integrar. Você pode, por exemplo, gerir o pipeline de vendas, gerenciar comissões de imobiliárias e corretores, enviar SMS para clientes, gerenciar contratos e compartilhar informações com diversos outros softwares, o que é útil até para estratégias de marketing.

Na integração com o Sienge, por exemplo, o Construtor de Vendas coleta e organiza dados dos clientes de forma automática. Essa funcionalidade amplia as possibilidades do Sistema de Gestão Integrada ao conectá-lo com diversas outras ferramentas integradas, o que gera mais produtividade e menos custos.

5. Inside Places

empresas inovadoras na construção civil 2

A Realidade Virtual é uma das grandes tendências da tecnologia. Algumas empresas inovadoras na construção civil, como a Inside Places, estão se antecipando a isso. 

A plataforma permite a visualização prévia de um projeto de construção, por meio de óculos apropriados, além de permitir a criação de maquetes interativas. Isso significa que clientes têm a possibilidade de interagir com ambientes decorados de forma mais imersiva, realista e empolgante, podendo até alterar cores, imóveis e eletrodomésticos, em tempo real. 

Além disso, a solução pode ser utilizada para treinamentos e gamification, promovendo a Segurança no Trabalho, como é possível observar no vídeo a seguir.

Além de encantar clientes com a tecnologia, você pode reduzir custos com a impressão de materiais de divulgação e construção de ambientes decorados. A apresentação, aliás, pode ser realizada em qualquer lugar, seja em um ponto de venda, showrooms ou no lar do cliente.

6. Sienge

empresas inovadoras na construção civil 3

O Sienge é nosso software de gestão integrada, criado especificamente para empresas do ramo da construção civil. O sistema permite visualizar dados de cada setor e o andamento das obras.

Líder de mercado com mais de 2.000 clientes, o Sienge facilita as etapas de planejamento, orçamento, financeiro, contabilidade, comercial e suprimentos. 

Seus módulos, entre outras funcionalidades, performam as seguintes atividades:

  • engenharia: permite o cadastro de custos unitários, a criação de relatórios de cronogramas físicos-financeiros e o acompanhamento da execução de obras;
  • suprimentos: gerencia os fluxos de compras, a distribuição de materiais e o controle dos estoque;
  • financeiro: acompanha o fluxo de pagamentos, de impostos retidos, a conciliação bancária e emite notas fiscais;
  • nota fiscal eletrônica: realiza o envio e recebimento digital de vários tipos de notas;
  • contabilidade: garante o cumprimento das obrigações fiscais, facilita a apuração de tributos e gera obrigações acessórias;
  • comercial:  acompanha a carteira de clientes e disponibilidade de imóveis em estoque;
  • gestão de ativos: controla a movimentação dos bens patrimoniais da empresa, da frota de veículos e de equipamentos em geral;
  • suporte à decisão: gera relatórios para processos de decisões gerenciais;
  • gestão da qualidade: facilita o processo de estruturação para programas de qualidade, o acompanhamento de metas de avaliação e monitora a melhoria contínua da empresa;
  • recursos humanos: controla admissões, rescisões, benefícios, ponto eletrônico e contribui para processos de seleção;
  • segurança: gerencia permissões e restrições a dados e módulos específicos;
  • integração BIM: cria orçamentos mais assertivos e confiáveis, com base nas informações de um projeto BIM.

O Sienge facilita, portanto, todas as etapas de projetos de construção, do início ao fim, desde o planejamento até o pós-venda. O sistema pode ser utilizado e atualizado, em tempo real, por vários participantes em diferentes dispositivos. 

Essa mobilidade permite um melhor acompanhamento da evolução do projeto, o controle de custos, a gestão do canteiro de obras, contratos de venda, cobrança e muito mais.

Além de tudo isso, o Sienge pode ser integrado a softwares, como o Revit (projetos BIM) e o Push.al (chatbots), contribuindo bastante para empresas inovadoras na construção civil.

7. Push

A inteligência artificial permite melhorar a comunicação com clientes por meio dos chatbots, ou robôs de conversa, que podem atender em sites, aplicativos e até no WhatsApp, como já tem construtora utilizando.

Esta plataforma, também integrável ao Sienge, possibilita, portanto, a conexão entre aplicativos de mensagens e um sistema gerencial com informações do cliente. Isso significa que, com push é possível, por exemplo, enviar segunda via de boletos, lembretes sobre datas de vencimento e informações sobre posição financeira.

Essa dinâmica promove mais agilidade e produtividade, aumenta as chances de agradar e reter o cliente e ainda diminui custos e, potencialmente, a inadimplência.

Esses foram apenas alguns exemplos de empresas inovadoras na construção civil. Aqui mesmo no blog já escrevemos sobre outros aplicativos e, certamente você consegue encontrar alternativas, ainda em fase de desenvolvimento, como a impressão 3D, no Brasil e no mundo. O importante é lembrar que existem diversas maneiras de investir no futuro, desde simples mudanças gerenciais, até a utilização de robôs.

Você conhece outras empresas inovadoras na construção civil, ou já utilizou algumas dessas soluções? Utilize a seção abaixo para deixar o seu comentário!