Os edifícios mais altos do Brasil e do mundo

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

14 de outubro 2022| 12 min. de leitura

Compartilhe
Os edifícios mais altos do Brasil e do mundo

Os edifícios mais altos do Brasil e do mundo costumam impressionar e chamam atenção de turistas e profissionais da área da construção civil, tanto pela imponência quanto pela tecnologia envolvida em uma obra dessa magnitude. Até o final de 2022 estarão em Balneário Camboriú, Santa Catarina,  os cinco edifícios mais altos do Brasil. E com uma característica peculiar: voltados exclusivamente para uso residencial (estão de fora do ranking dois empreendimentos, um na cidade catarinense e outro em São Paulo, porque ainda estão em fase de incorporação). Ao redor do planeta prevalecem as construções de uso misto, que acomodam hotéis, residências e espaços comerciais. No mundo, são os países da Ásia e Oriente Médio que aparecem nas primeiras posições do ranking como sedes de megatorres.

Os novos super altos nas areias do balneário catarinense acabaram com a hegemonia dos prédios com mais de cem metros de altura localizados em São Paulo. Até 2014, por exemplo, com a inauguração do Millennium Palace (hoje o mais alto do Brasil se consideradas as obras já concluídas em Balneário Camboriú) o Palácio W. Zarur, com seus 67 andares, a capital paulista se mantinha há 47 anos no topo do ranking. O prédio é um ícone da engenharia brasileira por ser um dos primeiros arranha-céus do mundo a ser totalmente construído em concreto armado.

Conforme a tecnologia avança, a humanidade vence novos desafios. A modernidade chega em todos os setores e a arquitetura também tem sido muito favorecida. Os edifícios mais altos do mundo, incríveis arranha-céus, são um exemplo muito claro desse progresso.

O que antes era inacreditável ficou no passado e deu lugar a lindas obras de arte. A construção civil superou expectativas e, hoje, edifícios gigantescos podem ser vistos em várias partes do mundo. Confira então quais são os edífícios mais altos do mundo.

Burj Khalifa

edificios mais altos do mundo Buildin Habitissimo (1)
Dubai, Emirados Árabes – 828 metros

O Burj Khalifa tem o título de edifício mais alto do mundo. Os 160 andares foram construídos em seis anos, em um dos lugares mais lindos da terra, Dubai. Outros recordes deste monumento de 828 metros: possui o elevador de serviço mais alto e conta com o maior posto de observação ao ar livre.

Shanghai Tower

Shangai, China – 632 metros

Este suntuoso prédio, o Shanghai Tower, tem 632 metros e 128 andares. Sua construção também durou seis anos. Esta maravilha, com uma arquitetura ousada, é mais do que uma obra de arte. A estrutura em “espiral” possibilita que haja retenção da água da chuva para reuso no sistema de ar condicionado. Além disso, este formato reduz a pressão exercida pelo vento sobre a construção. O projeto também incluiu turbinas eólicas para produção de energia para atender suas demandas de funcionamento.

Makkah Royal Clock Tower

Meca, Arábia Saudita – 601 metros

Este complexo de sete torres, construído em Meca, conta com um edifício de 601 metros de altura, o Makkah Royal Clock Tower. E não é por estar em terceiro lugar que ele não tem recordes que o colocam no topo em outros quesitos. No mundo todo, o Makkah é o primeiro com a torre mais alta com relógio, hotel mais alto e maior mostrador de relógio.

Ping An Finance Center

edificios mais altos do mundo Buildin Habitissimo (4)
Shenzhen, China – 599 metros

O Ping An Finance Center tem 599 metros e dispõe de 115 andares. Sua construção levou sete anos para ser concluída. Este complexo de prédios possui um incrível shopping de luxo, vários escritórios, centro de conferências e hotéis.

Lotte World Tower Seoul

Seoul, Coreia do Sul – 555 metros

Foram seis anos de trabalhos para concluir o Lotte World Tower Seoul. Com um total de 123 andares e 555 metros, este edifício usou de alta tecnologia para construir os seus seis andares subterrâneos. Assim, sua resistência é altíssima, o que lhe garante suportar terremotos de magnitude 9, na Escala Richter.

One World Trade Center

edificios mais altos do mundo Buildin Habitissimo (6)
Nova Iorque, Estados Unidos – 541 metros

Para homenagear as Torres Gêmeas, que foram destruídas em 2001 por um terrível ataque terrorista, o One World Trade Center foi projetado com 541 metros e 104 andares de uso comercial. Sua construção demorou oito anos para ser finalizada. Com um visual futurista e maravilhoso, ele é o edifício mais alto de Nova Iorque.

Guangzhou CTF Finance Centre

edificios mais altos do mundo Buildin Habitissimo (7)
Cantao, China – 530 metros

O Guangzhou CTF Finance Centre é segmentado por quartos de hotel e apartamentos. São 111 andares que fazem com que este edifício alcance 530 metros de altura. A conclusão da obra demorou sete anos. O complexo também conta com um torre gêmea, mais baixa.

Taipei 101

edificios mais altos do mundo Buildin Habitissimo (8)
Taipei, Taiwan – 509 metros

O Taipei 101 era, até 2010, a edificação mais alta do mundo. Perdeu o título naquele ano para o Burj Khalifa. A obra durou cinco anos, e como a Lotte World Tower Seoul, ele também usou alta tecnologia para construir um edifício forte e resistente a terremotos. Assim, o Taipei 101 é capaz de aguentar abalos de 7 de magnitude, além de ventos de até 450 km/h.

Shanghai World Financial

Shanghai, China – 429 metros

Foram nove anos para ficar pronto, e valeu a pena. A suntuosidade do Shanghai World Financial é prova disto. Afinal, sua arquitetura é fantástica. Sua abertura no topo abriga posto de observação, shopping, centro de conferências, escritórios e quartos de hotel.

International Commerce Centre

edificios mais altos do mundo Buildin Habitissimo (10)
Hong Kong, China – 484 metros

Com 484 metros de altura, o International Commerce Centre ocupa o décimo lugar no nosso ranking. Seus 108 andares foram concluídos em 2010, e naquela época, ficava na quarta posição.

Edifícios mais altos do Brasil e do mundo: planejamento e tecnologia

Para o presidente do SindusCon de Balneário Camboriú, Carlos Julio Haacke, o Brasil está definitivamente inserido na era dos edifícios super altos, sobretudo pela qualidade dos insumos e dos materiais empregados na construção, além dos software para projetar, planejar e fazer a gestão das obras. “Prédios com mais de 150 metros de altura exigem projetos hidro sanitários, elétricos e contra incêndio com muitas especificidades. Por isso, os software que permitem engenharia simultânea se tornaram importantes ferramentas para se chegar ao produto final. Eles garantem também a interação adequada entre os profissionais envolvidos com a obra.”

E tecnologia é o primeiro item na lista das construtoras que desbravam o mercado dos arranha-céus e constroem os edifícios mais altos do Brasil e do mundo. “Não se pode pensar em projetar este tipo de edifício sem o consumo de muitas horas na análise do modelo estrutural”, observa Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). Assim, testes em túnel de vento, classes especiais de concreto e engenheiros com experiência são imprescindíveis.

Edifícios mais altos do Brasil e do mundo causam menor impacto ambiental

O engenheiro Rafael Possobon, vice-presidente de tecnologia inovadora e sustentabilidade do SindusCon de Balneário Camboriú, defende que os edifícios super altos são o futuro das cidades porque reduzem o impacto ambiental. Eles aproveitam o máximo do potencial de construção dos terrenos, reduzindo então o perímetro urbano. Além, é claro, de ampliar o leque de oportunidades para engenheiros cada vez mais qualificados.

Bem-estar: como fazer com os edifícios super altos?

Daniel Safarik, editor da revista do CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), faz observação pertinente aos empreendedores de megatorres. Ele diz que as “pessoas precisarão de mais conexões nos níveis superiores. Para tornar a vida nos andares superiores mais atraente, os desenvolvedores terão de levar muitas das comodidades existentes no térreo para os andares altos.” Significa que todas as necessidades e atrações disponíveis no chão terão de mover-se também para o alto. Mais pontes suspensas conectando os edifícios também ajudarão a fomentar as atrações de um edifício com base nas de seus vizinhos, sugere.

Os cinco edifícios mais altos do Brasil (ranking Skyscraper Center)

  1. Yachthouse Residence Club by Pininfarina Tower 1
  2. Yachthouse Residence Club by Pininfarina Tower 2Localizado junto à marina do rio Camboriú, na badalada Barra-Sul de Balneário Camboriú, o empreendimento da Pasqualotto&GT Empreendimentos leva a assinatura do estúdio de design italiano Pininfarina. As duas torres, de uso exclusivamente residencial, vão chegar a 281 metros de altura, divididas em 81 andares e 264 unidades totais. As obras começaram em 2014 e devem ser concluídas em 2023.
As torres 1 e 2 do empreendimento mais alto do Brasil estão em construção em Balneário Camboriú, SC 
  1. One TowerO One Tower também disputa o espaço da Barra-sul, em Balneário Camboriú. O projeto da FG Empreendimentos e projeto estrutural (tipo hélice contínua) assinado pela Reical Engenharia, a torre de 263 metros terá 70 pavimentos voltados para uso residencial. A construção iniciou em 2015 e vai levar sete anos para ser finalizada, em 2022.
    one tower balneario camboriu
    Foto: FG empreendimentos

     

  2. Infinity Coast TowerOs 66 pavimentos do Infinity Coast fazem dele uma torre de 237 metros de altura com três tipos de plantas de apartamentos. Localizado na quadra do mar, na Barra-norte de Balneário Camboriú, deve ser concluído em 2017, totalizando cinco anos de obras (iniciadas em 2013).
    infinity coast predio em balenario camboriu
    Foto: FG empreendimentos

     

  3. Epic Tower (Blue Sea Tower)

Em 2014, a FG Empreendimentos começou as obras do Epic, uma torre de apartamentos com 220 metros e 58 pavimentos. Está localizado na avenida Atlântica, de frente para o mar, na região da Barra-Sul, Balneário Camboriú.

epic tower balneario camboriu
Foto: FG empreendimentos

Conclusão 

Os edifícios mais altos do mundo são verdadeiras obras de arte, que representaram enorme desafio para a engenharia civil. A altura implica em cargas nas fundações sem precedentes, além de ventos fora de qualquer parâmetro.

Esses edifícios tem alturas surpreendentes que alcançam o céu em sua infinidade. Todavia, são construções que enchem os olhos e também impressionam devido à infraestrutura vigente.