Meu colega Robô

Luiz Henrique Ceotto

Escrito por Luiz Henrique Ceotto

27 de outubro 2017| 3 min. de leitura

Compartilhe
Meu colega Robô

Meu curso de pos-graduação está sendo pleno de novidades e eu estou curtindo muito essa experiência. Essa semana tive como colega uma espécie de robô.
Não é bem um robô na sua definição básica, mas um “dispositivo móvel de tele presença” como meus colegas do MIT preferem chamar e que está sendo testado com sucesso nos cursos de pos-graduação do MIT Sloan School of Business.
Chamado carinhosamente por “Doble”, é fabricado pela Double Robotics Inc, uma start-up fundada em 2012 a um custo de aquisição entre U$ 2.500 a 3.500 (dependendo da versão), e se destina a facilitar a participação remota de pessoas em reuniões, treinamentos e seminários.
Esse pequeno “Rolling Robô” permite você interagir, ver, escutar, falar, se locomover na sala, olhar para cima e para baixo, girar a cabeça para os dois lados além de mostrar a sua face, estando você distante a milhares de quilômetros. Tudo isso sob comando do seu IPhone ou Tablet, via internet.

O Doble tem recursos tecnológicos sofisticados.

Ele permanece equilibrado por um sistema de giroscópios em duas rodas paralelas que lhe permitem movimentos em todas as direções. Possui sistema de “fala” que pode ter sua intensidade modulada para conversa numa mesa com pequeno grupo de interlocutores ou numa sala com muita conversa ao redor.
Essa mesma capacidade de modulação está presente no sistema de audição e isso facilita muito o entendimento de conversas evitando falta de entendimento do participante remoto ou incomodar os presentes por volumes de fala inadequados.
Na minha classe ele foi operado por uma colega que estava no Texas, a qual participou tanto das atividades de mesa (sentadas) como nas atividades em pé (ver fotos).
Ele possui uma bateria de grande duração, e pode ser carregado em sua estação fixa (normalmente junto a mesa de trabalho), de forma automática e por contado, sem necessidade de tomadas elétricas.
Todas as aulas transcorreram sem maiores problemas e a interação com a colega texana foi excelente, mesmo sendo as aulas muito menos expositivas e muito mais desenvolvidas em trabalho de grupo e debates.
Segundo me informaram, o MIT pretende usa-los para melhorar a qualidade e produtividade do ensino a distância, uma das maiores prioridades dessa universidade. Atenção USP!!!!
Só senti mesmo a falta de braços no Double, pois até crachá ele (ou ela?) tinha…
Site da Double Robotics Inc.: www.doublerobotics.com