Processo Licitatório: como sua construtora pode sair na frente

Processo Licitatório: como sua construtora pode sair na frente

Para muitas empresas do ramo da Construção Civil, participar de um Processo Licitatório ainda é uma incógnita. O Sienge te ajuda a entender melhor!

É por meio de um processo licitatório que estes órgãos podem comprar e contratar serviços. Seguem as regras previstas em lei (Lei 8.666/93 e Lei 10.520/02), e imprimem uma competição entre os interessados no objeto de cada licitação. Algumas dicas são muito importantes para garantir que sua construtora ou incorporadora esteja sempre pronta para participar de um processo licitatório.

Seja uma concorrência, tomada de preços ou um pregão, alguns pontos são cruciais. Sua empresa deve estar em dia com sua habilitação. Isto implica em estar com a situação jurídica desembaraçada, com a documentação fiscal federal, estadual e municipal regulares. Será necessário apresentar registros que atestem a aptidão de sua construtora ou incorporada. Com estes documentos você firma sua responsabilidade técnica, em relação ao desempenho das tarefas necessárias a prestação dos serviços e construção da obra, de acordo com o projeto básico da licitação.

A aptidão econômico-financeira de sua empresa também será avaliada quando for concorrente em processos licitatórios. Uma gestão apurada de resultados fará diferença neste momento, quando suas informações contábeis demonstrarão a saúde financeira de seu negócio. Acompanhar a divulgação das licitações lhe deixará sempre a par dos processos e lhe permitirá selecionar os mais interessantes para seu negócio.

Faça pesquisas regulares sobre as licitações em andamento no Diário Oficial da União, Estados e Municípios. Outro ponto bastante prático, é cadastrar sua empresa nos principais sites ligados a Processo Licitatório, onde ocorrem as divulgações e convites para participação destes processos. É uma boa também ter seu cadastro no SICAF – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. É importante estar sempre a par dos prazos e objetos licitados.

As datas apresentadas para a entrega da documentação, assim como a regularidades das informações, podem comprometer sua continuidade no processo. Tão importante quanto todas estas dicas, é fazer uso de uma solução tecnológica que facilite a gestão de sua empresa. Uma solução especializada ajuda no controle de todos os aspectos envolvidos no negócio, permitindo a liberação de tempo de seu pessoal para acompanhar o que ocorre no mercado de licitações.

Uma solução tecnológica completa, dispensa o uso de mil planilhas para tentar chegar na cotação adequada para a licitação. Um processo bem suportado pela solução certa, conduz sua construtora ou incorporadora a ter uma gestão mais eficiente de orçamento e execução das obras. Será possível fornecer cotações de preço e quantidade mais assertivas e com maior velocidade, por meio de históricos registrados ao longo do tempo.

Com informações precisas, você reduz a margem de erro das propostas apresentadas, não compromete a saúde financeira de sua empresa e garante a credibilidade na prestação deste tipo de serviço.