Diário de obra: controles eletrônicos garantem eficiência

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

16 de setembro 2022| 16 min. de leitura

Compartilhe
Diário de obra: controles eletrônicos garantem eficiência

Certamente você sabe a importância da organização do canteiro de obras. Por isso, poder contar com ferramentas que auxiliem nesta tarefa pode ser um bom diferencial. O diário de obra ajuda a ter um registro do dia a dia da obra, mas você sabia que se fugir do tradicional diário de papel você pode aumentar seu controle e produtividade?

E é exatamente pensando em ajudar você que decidimos apresentar neste post algumas opções que podem ser muito úteis.

Mas antes de mais nada, vamos relembrar:

O diário de obra é mais que só uma obrigação

diário de obra eletrônico

Conhecido também pelas siglas DO ou RDO (registro diário de obra), este documento é um dos mais importantes para as construtoras e incorporadoras. Ele consiste no registro detalhado dos principais passos e acontecimentos (previstos e imprevistos) durante a construção.

Nele, o engenheiro ou técnico responsável registra fatos relevantes. Tais como: equipamentos utilizados, atrasos, imprevistos, condições do tempo, etapas realizadas, dentre outros.

Apesar de parecer algo chato e desnecessário de se fazer, o diário de obras pode ser uma ferramenta muito vantajosa. Por meio dele é possível acompanhar detalhadamente todo o trabalho realizado e o que ainda precisa ser feito. Isso permite que você tenha mais controle sobre a execução do empreendimento.

Além disso, o DO pode ser utilizado para justificar atrasos nos prazos de entregas e também discutir problemas que futuramente podem ser prevenidos.

Mas talvez você esteja se perguntando: quais as vantagens do DO?

1. Acesso amplo às informações

As ferramentas de gestão digitais de maior qualidade guardam as informações na nuvem, ou seja, em um espaço online totalmente privado e seguro. Isso quer dizer que as informações do diário ficam sempre disponíveis, a qualquer hora, em qualquer lugar, com segurança.

Ou seja: você pode consultar informações relevantes do diário direto do canteiro, com um celular, ou de qualquer outro local remoto longe do escritório. Esse acesso amplo é muito conveniente e dá praticidade ao uso do diário de obras.

2. Agilidade nos registros

Da mesma forma que é muito mais fácil e rápido acessar o diário de obras digital, também é mais fácil e rápido registrar novos eventos todos os dias.

Isso pode parecer um benefício pequeno, mas tarefas repetitivas e diárias como essas precisam ser fáceis e rápidas de fazer. Caso contrário, a chance de deixá-la de lado cresce a cada dia.

3. Aumento da transparência

Outro grande benefício de ter os registros digitais é que isso aumenta a transparência entre a empresa contratada para realizar a obra e sua contratante.

Assim, todos os envolvidos podem acessar, a qualquer momento, como está o dia a dia do canteiro e saber que acontece, em detalhes. Esse tipo de relação transparente beneficia a todos e evita problemas maiores que poderiam afetar o andamento da obra e o sucesso do empreendimento.

4. Registro de condições climáticas e ocorrências

O Sienge também registra detalhadamente as condições climáticas no andamento da obra, para que no futuro esses dados sirvam para análises de séries históricas do clima. Isso pode ser o indicativo de um atraso ou de uma evolução adequada da obra, conforme as variações do tempo.

Outro item que vale a pena referir são as ocorrências, que podem ser cadastradas de acordo com as necessidades da empresa. Por exemplo,  acidente de trabalho, falta de material na obra, falta de mão-de-obra, conclusões de etapas e subetapas.

Enfim, há uma série de ocorrências que o Sienge sugere e que podem ser utilizadas, posteriormente, como indicadores de qualidade, a partir de uma base estatística.

5. Registro de insumos no diário de obra

Também podem ser anotadas no Sienge as equipes envolvidas e os materiais e equipamentos utilizados. Isso é importante para mostrar ao cliente a quantidade de recursos que está sendo empregada. 

Principalmente nas obras públicas, onde a prestação de contas quanto à execução precisa ser mais rigorosa.

Além disso, é possível adicionar imagens nos anexos do diário de obras, da forma que achar mais interessante, diariamente ou semanalmente, para comprovar a evolução da construção.

As imagens podem ser disponibilizadas pelas empresas aos clientes, online, com a possibilidade de adicionar quantos anexos a empresa achar convenientes.

6. Facilidade de acesso

Vale ressaltar que o Sienge, com seu sistema diário de obra, é uma ferramenta 100% web e por isso é possível utilizá-lo direto na obra, com notebook, tablet ou smartphone. É preciso apenas uma conexão com a internet.

É importante também lembrar que o Sienge é um ERP completo, com várias outras funcionalidades acessórias, como as que estão relacionadas aos suprimentos e aos processos de compras, entre outras.

7. Maior eficiência para seus registros do diário de obras

O importante é que, além do seu preenchimento ser bem simples e fácil, as informações apresentam um quadro completo do andamento do empreendimento, passo- a -passo, para qualquer necessidade.

Seja uma renegociação com o cliente, seja uma análise de desempenho, para correções de planejamento. Isto é, a ferramenta não é apenas um mero registro, mas também uma ferramenta estratégica de análise gerencial e planejamento.

Através de gráficos muito claros, é possível obter estatísticas de qualquer item importante com essa finalidade. O sistema quantifica e compara ocorrências relevantes, como acidentes de trabalho, falta de pessoal, falta de material.

Entre outros demonstrativos, ele apresenta estatísticas sobre o percentual de dias trabalhados e de dias impraticáveis devido às condições do tempo. Isso mostra o impacto das condições climáticas na evolução das atividades planejadas, o que  pode ser um indicador para justificar atrasos e renegociar prazos com os clientes.

Os dados também podem ser desmembrados por turno de trabalho, onde são mostradas as repetições de determinadas ocorrências, em quais turnos ou horários são mais comuns.

Estas funcionalidades e muitas outras transformam o diário de obra em uma ferramenta gerencial e não somente em um registro feito para cumprir a legislação. Isto é um instrumento inestimável para prevenção de problemas e organização de todo o trabalho.

Em resumo as principais, são:

  • Organização: o cronograma de obra ficará mais organizado, com todas as informações necessárias para avaliar a evolução do projeto;
  • Imprevistos: com os registros de atrasos por conta das condições do tempo ou a falha de um equipamento é possível justificar eventuais atrasos na entrega da obra;
  • Avaliação: é possível avaliar a qualidade do trabalho de colaboradores, empreiteiros e subempreiteiros;
  • Prevenção: com os registros feitos no diário de obra, incluindo os acidentes, fica muito mais fácil criar meios e iniciativas de prevenção para que não se repitam.

E fique atento à nossa dica:

Quanto mais detalhista você for no diário de obras, maiores serão as chances de sua construtora usufruir das vantagens de aplicá-lo corretamente.

modelo de diário de obras

Uma boa dica é nosso modelo de diário de obras que você pode baixar gratuitamente clicando na imagem acima.

A elaboração correta e detalhada do seu diário de obras pode fazer toda a diferença na gestão dos seus canteiros de obra. E isso pode refletir em sua lucratividade. Por isso, leve esta atividade muito a sério!

Porém, como você pode aplicar isso na sua empresa de maneira mais eficiente?

Por meio da tecnologia

Com as várias etapas e processos durante um projeto, nem sempre é possível dar conta de tudo. E em alguns casos, o detalhe pode fazer a diferença em um diário de obra.

Mas a questão é: como fazer isso de maneira mais eficiente?

Usando e abusando da tecnologia! Muito mais simples do que pode parecer na maioria das vezes, ferramentas virtuais ajudam a otimizar todos os pontos importantes.

Os principais ganhos que a tecnologia oferece, são:

  • Produtividade;
  • Gerenciamento;
  • Comunicação;
  • Interatividade.

Mas vale a pena destacarmos 3 pontos que podem fazer toda a diferença pra você ao utilizar a tecnologia em seu diário de obra:

1º Redução de custos e desperdícios

Dentre os problemas mais comuns no setor estão os elevados valores de gastos em materiais para a execução da obra. Além disso, isso gera entulhos e desperdícios no final do projeto.

Ao utilizar a tecnologia para o controle do seu diário de obras é possível acompanhar quando foram feitas as últimas entregas de materiais, incluindo a quantidade. Isso evita que quantidades maiores ou menores sejam entregues e consumidas.

Também é possível acompanhar quando, como e quantas vezes foram feitos os descartes de entulhos, por exemplo.

2º Controle do cronograma pelo diário de obras

Cumprir prazos e evitar atrasos durante a obra é um grande desafio na Construção Civil. Isso porque as etapas e processos estão interligadas a fornecedores e terceiros. Desta forma, o cronograma pode ir por água abaixo.

Para facilitar este controle, a tecnologia pode ser uma grande aliada já que com ela é possível fazer todos os acompanhamentos necessários. Controlando datas e atrasos, você consegue reorganizar atividades. Com isso elimina imprevistos e custos extras.

3º Retorno de investimento

Já pontuamos aqui algumas vezes que gastar com novas ferramentas de trabalho e tecnologias não são um custo, e sim investimento. Investir em tecnologia resulta em maior lucratividade para a sua empresa.

Disponibilizar ferramentas tecnológicas para a equipe facilita a comunicação, a gestão e o controle de resultados. E o retorno do investimento acontece por meio de:

  • Redução do tempo de construção da obra: o uso da tecnologia ajuda a diminuir possíveis atrasos na entrega, um dos dilemas mais discutidos atualmente no setor.
  • Redução de retrabalhos: produtos de qualidade e trabalhadores qualificados cometem menos falhas.
  • Contenção de desperdícios: caso os profissionais da construção tenham maior controle sobre seu estoque de materiais, haverá menos desperdício.
  • Trabalhos padronizados: nada melhor que uma construção que segue o mesmo padrão de qualidade do início ao fim de sua execução. A tecnologia é uma excelente ferramenta para que os trabalhadores exerçam suas tarefas seguindo o mesmo padrão.

Muito bem. Agora você já se convenceu sobre as vantagens dos controles eletrônicos de diário de obra, certo? A pergunta é: como fazer uso da tecnologia para melhorar a elaboração de registros de obra.

Planilhas eletrônicas

É muito comum as empresas, ao iniciarem a adoção de tecnologia para determinado processo, optarem por ferramentas como planilhas eletrônicas. O motivo está na simplicidade associada ao baixo custo deste recurso.

Quase todo profissional sabe como funciona uma planilha eletrônica. E por proporcionarem uma forma lógica de estruturar dados, é inegável sua contribuição para a organização de uma obra.

Há, inclusive modelos prontos de planilhas eletrônicas para as anotações de diário de obra. Se bem utilizada, esta ferramenta proporciona a composição de diários de obras bastante eficientes. Consequentemente, há aumento generalizado de produtividade no canteiro de obras.

Entretanto, planilhas são limitadas. Nem sempre o modelo utilizado permite atualização em tempo real ou conta com armazenamento na nuvem. Daí vem o risco de haver versões diferentes e a impossibilidade de acessar o documento a partir de qualquer lugar.

CONTEÚDO ESCOLHIDO A DEDO PARA VOCÊ:

» Veja as vantagens de utilizar a nuvem em seu negócio

Por isso, há recursos mais modernos para fazer o registro diário de obras.

ERP para diário de obras

Desenvolvidos para aumentar o controle sobre a execução de obras, os ERPs representam uma das possibilidades em controles eletrônicos de diário de obra.

Módulos de ERP para diário de obras costumam contar com todos os campos necessários para registros eficazes. Dessa maneira, você não corre o risco de deixar nada de lado ao fazer as anotações de obras.

Além disso, o registro é centralizado. Na prática, isso significa que todas as partes envolvidas têm acesso à mesma versão do diário. Isso significa mais precisão na informação, o que reduz o risco de erros e aumenta sobremaneira a produtividade.

Sienge pode se tornar o seu braço direito na organização da obra

O Sienge Plataforma conta com uma ferramenta de diário de obras no módulo de engenharia. Ali você encontra uma plataforma 100% online, fácil de usar e que traz uma inteligência estratégica embutida no registro das atividades diárias.

Dessa forma, tudo o que você precisa em uma ferramenta se encontra em um único lugar. Além disso, ainda é possível juntar as informações do diário de obras com outros dados de outras ferramentas.

Assim, fica claro que a escolha da ferramenta certa para o seu diário de obras não é uma decisão sem importância, mas uma que afeta a qualidade da gestão e controle das obras. 

Para concluir

Uma vez que o registro de anotações é obrigatório no canteiro, nada melhor do que lançar mão de controles eletrônicos de diário de obra.

Sistemas especializados para o setor da construção aumentam a produtividade e reduzem o risco de erros ou problemas.

É importante, no entanto, atentar para a adequação do sistema escolhido às necessidades de cada canteiro ou obra.

Se você quiser entender mais sobre como um ERP pode ajudar no dia a dia de sua construtora, especialmente com relação aos diários de obra, converse com um de nossos consultores e peça uma demonstração gratuita!

QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO