Diário de Obra – Como utilizar

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

16 de setembro 2022| 11 min. de leitura

Compartilhe
Diário de Obra – Como utilizar

Com certeza você já viu em seus canteiros de obra um engenheiro ou um técnico com uma prancheta na mão fazendo anotações, certo? Provavelmente, ele estava preenchendo o diário de obra com informações sobre as etapas dos serviços, prazos, condições do tempo e muitas outras coisas.

Apesar de parecer algo chato de se fazer, o que muitas pessoas não sabem é que o diário de obra pode ser uma ferramenta muito vantajosa no canteiro de obras. Por meio dele é possível acompanhar e avaliar todo o trabalho realizado.

Se você ainda tem dúvidas sobre o diário de obra, no post de hoje nós vamos esclarecer todas elas.

Vamos começar?

O que é Diário de Obra?

O diário de obra também é conhecido também como D.O ou R.D.O (registro diário de obra). É um documento usado por construtoras para registrar informações importantes sobre cada dia de atividade no canteiro de obras.

Funciona como um memorial descritivo, nele o engenheiro ou técnico responsável pela obra registram fatos relevantes. Tais como: serviços realizados, equipamentos utilizados, fazem observações, cobram providências, condições do tempo, entre outras coisas.

Com o diário de obra é possível registrar todo o processo do seu projeto. Ele  também pode ser utilizado para justificar atrasos nos prazos de entrega com seus clientes. Outra função do diário de obras é discutir problemas que aconteceram com funcionários para preveni-los futuramente.

É muito comum que o diário de obra seja preenchido em três vias:

  • Para o canteiro de obras;
  • Para a construtora;
  • Para o cliente.

Desta maneira, todos ficam sabendo exatamente o que aconteceu na obra. Para o cliente isso caracteriza confiança e transparência por parte da sua empresa.

Mas você deve estar se perguntando:

Qual a diferença entre diário de obra e livro de ordem?

Apesar de algumas semelhanças, o diário de obra e o livro de ordem são diferentes. Veja quais são as diferenças entre eles:

Livro de Ordem

Nele devem constar, necessariamente, itens típicos do diário de obra. Ou seja, datas de início e previsão de término da obra, nomes da empreiteiras e subempreiteiras, informações sobre os serviços e cargos, informações sobre problemas no canteiro de obra, dentre outras.

Saiba que desde julho de 2017 é obrigatório o preenchimento do livro de ordem em todas as obras e serviços executados por profissionais do sistema Crea/Confea. Essa é uma determinação do próprio Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

E fique atento:

A ausência do Livro de Ordem na sua construtora pode gerar problemas. De acordo com a Lei Federal 5.194, a falta de preenchimento deste memorial pode implicar em advertências e multas. Isso sem falar na quebra do código de ética profissional da área.

Ainda de acordo com a mesma lei, além das multas e advertências, pode haver suspensão temporária do exercício. Isso está previsto na alínea C do artigo 6º e 9º do código de ética do profissional da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

Diário de Obra

Praticamente com a mesma finalidade do livro de ordem, o diário de obra só é obrigatório se for uma exigência expressa em contrato entre o contratante e o contratado. Desta forma, o documento se torna oficial e pode comprovar a autoria dos trabalhos, garantir o cumprimento das atividades ou até avaliar motivos de eventuais atrasos.

De maneira bem clara, a única diferença entre o diário de obra e o livro de ordem é que o primeiro é obrigatório em contrato e o segundo é obrigatório por lei. Até mesmo por conta desta pequena diferença, algumas construtoras preferem fazer somente o livro de ordem, que atende ambas necessidades.

Como fazer um diário de obra

1. Faça anotações bilaterais

Esta é uma funcionalidade óbvia, já que o objetivo do diário de obras é permitir anotações das duas partes: contratante e contratada. Geralmente deve ser preenchido primeiro pela empresa contratada (a construtora, no caso).

No RDO eletrônico, é necessário haver um sistema de restrição de acesso, de forma que só determinadas pessoas estejam habilitadas a inserir informações. Importante também assegurar que registros antigos não podem ser editados depois.

2. Adicione fotos

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Às vezes, nós nos deparamos com a necessidade de anexar fotos ao diário de obras, a fim de mostrar um detalhe, uma imperfeição, a ocorrência de algum imprevisto, etc. 

No diário manual isso é mais complicado, porque tem que imprimir e grampear. No RDO eletrônico, o problema some.

3. Pense em croquis para o diário de obras

Uma feição que pode ajudar na explicação do registro é fazer um croqui. Se feito à mão, ele pode ser fotografado. Entretanto, o sistema pode ir além conter um arranjo geral da obra para que o engenheiro aponte o local da ocorrência.

4. Não esqueça de anotar sobre pessoal e equipamento

A quantidade de operários e equipamentos de construção precisa ser informada. No início da obra, pode-se cadastrar todos os equipamentos que a obra utilizará, bastando ao engenheiro informar a quantidade. 

Uma boa medida é o sistema mostrar as quantidades do dia anterior, cabendo a quem preenche o RDO confirmá-las ou ajustá-las. Isso garante a segurança no canteiro de obras.

O sistema ideal é aquele que permite dividir esses dados por frente de serviço — numa estrada ou numa barragem, por exemplo, são muitas as frentes simultâneas.

5. Faça uso correto das palavras

Imagine que você tenha 600 folhas à sua frente e tenha que procurar onde há registros de paralisação, liberação de área ou guindaste. É um trabalho insano que pode ser simplificado no RDO eletrônico.

Por isso, use adequadamente as palavras para que você encontre facilmente o que procura por mecanismos de busca. 

6. Tenha uma lista de pendências

O engenheiro pode registrar uma ocorrência e informar que se trata de uma pendência. Essa marcação ajuda a gerar um relatório de pendências, útil em reuniões de acompanhamento e para alocação de responsáveis.

7. Registre os dados atmosféricos

Os dados dignos de registros são o tempo (sol, chuva, temporal), o impacto do tempo na obra (serviços paralisados) e a precipitação atmosférica (se a obra tiver um pluviômetro).

8. Faça anotações off-line e on-line

A falta de sinal de internet em locais remotos não pode ser justificativa para não se fazer o diário. Um sistema competente tem que armazenar o registro para envio futuro à outra parte assim que o sinal for restabelecido.

9. Não esqueça da assinatura

Num sistema informatizado de RDO, a assinatura pode ser eletrônica. O que não pode é ter registro sem assinatura, principalmente do lado do contratante, um mal que tenho visto assolar obras de todos os tipos.

Ou seja, uma boa tática pode ser gerar um relatório de pendência de assinatura e, quem sabe, até um sistema de penalização.

Quais as vantagens do diário de obra

Implantar o diário de obra no dia a dia do seu canteiro de obras pode garantir inúmeras vantagens para a sua construtora. Isso porque, além de ter um documento que comprove todas as etapas do trabalho, também garante a transparência da sua empresa.

Dentre as vantagens proporcionadas pelo diário de obra estão:

  • Organização: o cronograma de obra ficará mais organizado, com todas as informações necessárias para avaliar a evolução do projeto;
  • Imprevistos: os registro de atrasos por conta das condições do tempo ou a falha de um equipamento podem justificar o atraso na entrega da obra;
  • Avaliação: acompanhando todos os serviços prestados, é possível avaliar a qualidade do trabalho de colaboradores, empreiteiros e subempreiteiros;
  • Prevenção: graças aos registros feitos no diário de obra, incluindo os acidentes, fica muito mais fácil criar meios e iniciativas de prevenção para que os acidentes não se repitam.

Lembrando que:

Quanto mais claras e detalhadas as informações no diário de obra estiverem descritas, maiores serão as chances da sua construtora usufruir das vantagens de utilizá-lo.

Conclusão

Viu só como implantar e preencher um diário de obra é algo fácil e pode garantir muitos benefícios para a sua construtora?

Graças ao seu preenchimento é possível avaliar a evolução da obra, utilizar o material antigo para estudo de novos projetos e manter a transparência e a confiança do seu cliente, já que ele também recebe uma via deste documento.

Inclua no seu planejamento de obras o preenchimento do diário de obra e experimente as vantagens que ele oferece para você.

Não se esqueça de nos contar o que achou do post de hoje e caso tenha gostado, curta e compartilhe com seus amigos!