Cursos para Engenheiros Civis: separamos os melhores!

Cursos para Engenheiros Civis: separamos os melhores!

O aprendizado contínuo sobre a Construção Civil é essencial para avançar na carreira, por isso separamos essa lista com os melhores cursos e palestras online para Engenheiros Civis para você continuar sempre aprendendo!

Além das formas tradicionais de ensino, instituições como o Coursera, o Veduca e a USP, por exemplo, disponibilizam milhares de cursos online para todos os interesses, muitos deles com legenda em português. Se você domina bem o Inglês e consegue assistir a uma aula sem legenda, também há plataformas muito boas de aprendizado como a EDX (que reúne cursos das principais universidades americanas e do mundo) e as bibliotecas de cursos Lynda e Alison. Nem todos os cursos são gratuitos, mas há vários muito interessantes que valem a pena pelo menos dar uma olhada.

Confira aqui a lista dos mais interessantes para os engenheiros civis, por área de conhecimento e instituição ou plataforma online:

Em Português

Coursera A plataforma Coursera é uma dessas bibliotecas de cursos que faz parcerias com várias universidades de ponta para disponibilizar cursos gratuitos, porém, se você desejar um certificado, é preciso pagar. Veja alguns cursos:

  • Introdução à sustentabilidade Este curso introduz a abordagem acadêmica da Sustentabilidade e explora como as sociedades humanas de hoje podem sofrer em face da mudança global, degradação do ecossistema e limitação de recursos. O curso foca nas áreas chave do conhecimento da teoria e prática da sustentabilidade, incluindo população, ecossistemas, mudança global, energia, agricultura, água, economia ambiental e política, ética e história cultural. Em Inglês com legendas em Português.
  • Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais O curso fornece uma introdução prática e holística às estratégias e habilidades que podem levar a negociações de sucesso na vida pessoal e nas transações de negócios. O conteúdo cobre os quatro principais estágios da negociação: (1) planejamento, (2) negociação, (3) criação do contrato e (4) execução do contrato.

Sienge

Entendendo a Viabilidade Econômica de Empreendimentos

Uma oportunidade de realmente entender os aspectos técnicos da Viabilidade Econômica de Empreendimentos aliando teoria à prática. Para empresas que trabalham com diversos projetos simultâneos, o estudo de viabilidade econômica é fundamental para garantir que a construtora mantenha seu fluxo de caixa ao longo das obras e, principalmente, tenha uma margem de lucro satisfatória e compatível com os investimentos iniciais. Assim, o construtor pode direcionar recursos humanos e financeiros para projetos mais favoráveis. 

O Curso tem 68 aulas, 15 horas de conteúdo original e com certificado.

Saiba mais informações sobre o conteúdo no site!
Assista a palestra gravada sobre o tema ministrada pelo professor Pedro no Youtube

Palestras Online Oferecemos uma grande variedade de palestras online sobre temas relacionados à indústria da construção, como por exemplo: Planejamento de Obras, Orçamentos, Organizar a empresa para enfrentar crises, etc. Ensino à Distância Oferecemos cursos e materiais gratuitos para formar profissionais capacitados no uso do nosso sistema. Pode ser um diferencial no seu currículo!

 

Alison

Os cursos são traduzidos do Inglês para o Português (algumas vezes até mal traduzidos), mas os conteúdos são bons. Aí vão alguns que podem ser de interesse:

  • Google SketchUp para modelagem 3D Ao completar esse curso, você vai saber usar os recursos do Google SketchUp necessários para fazer projetar diferentes modelos. Também vai aprender a adequar as medidas, usar vistas diferentes, agrupar ou dividir em partes os objetos enquanto desenha.
  • Comunicação empresarial Aqui são 4 cursos que ensinam sobre habilidades de comunicação aplicada aos negócios: Diploma em Habilidades de Comunicação Empresaria, Fundamentos da Redação Empresarial, Desenvolvimento de Negócios Eficaz – Técnicas de Apresentação, Gestão da equipe – Reuniões de sucesso.
  • Gerenciamento de projetos Há vários cursos sobre o assunto na Alison, o mais acessado e abrangente é o Diploma em Gerenciamento de Projetos. Há outros como Projeto de Viabilidade e Ciclo de Vida e Teoria em Gestão Moderna – Teoria e Prática do Projeto, confira:
  • Gestão estratégica Para os interessados em assuntos introdutórios à gestão estratégica, estratégica corporativa e tomada de decisões.
  • Segurança do trabalho A Alison disponibiliza alguns cursos para os interessados em aprender sobre Segurança do Trabalho, como por exemplo: Segurança e Saúde na Construção,  Segurança de construção – o pacote de gerenciamento de segurança, Segurança baseada em Comportamento, Diploma em Saúde e Segurança no Trabalho.

AEA

Apesar de os cursos não serem gratuitos, são todos voltados para Engenheiros, Arquitetos e Designers. Possuem cursos interessantes sobre áreas como Construção Industrializada, Tecnologia, Sistemas Prediais e Estruturas e Obras Públicas e de Infraestrutura.

Sebrae EAD

São cursos mais voltados para a área de Negócios e Atendimento ao cliente, como por exemplo Gestão de Qualidade: Visão Estratégica, ou Conquistar, Encantar e Surpreender o Cliente.

SENAI EAD

Alguns dos cursos gratuitos disponíveis são voltados para Segurança do Trabalho, Legislação Trabalhista e Empreendedorismo.

Fundação Bradesco

São vários cursos online sobre assuntos relacionados à Negócios, Administração, Gestão e Governança.

FGV Online

A Fundação Getúlio Vargas oferece alguns treinamentos online gratuitos, entre os mais interessantes estão:

IPED

Oferecem cursos de todos os temas, de confeitaria à construção civil. Possuem uma área inteira voltada para Engenharia e Arquitetura, com cursos, por exemplo, sobre Maquetes Eletrônicas, SketchUp e VRay. Nem todos são grátis, os que são estão aqui:

  • Gestão de qualidade O objetivo deste curso é apresentar ferramentas que ajudam as empresas a se tornarem mais competitivas, como: 5 PDCA, benchmarking, satisfação do cliente, círculos de controle da qualidade, controle estatístico do processo, as sete ferramentas da qualidade, programa 5S, programa Kaizen entre outros.
  • Desenho arquitetônico De nível mais  iniciante, esse curso vai ensinar os conceitos básicos do desenho arquitetônico. Neste curso será abordada técnicas para que sejam desenvolvidos desenhos de plantas, cortes, elevações, perspectivas e valorização gráfica dentre outros conceitos básicos.

Catálogo ABNT

Apesar de os cursos não serem gratuitos, é bom saber que a ABNT fornece cursos sobre as Normas Técnicas, basta pesquisa a de seu interesse no site deles.

Fundação Vanzolini

Esta instituição privada, sem fins lucrativos, foi criada, é mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A instituição tem como objetivo principal desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos essenciais à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades relacionadas que realiza com total caráter inovador. Os cursos que oferecem são, em maioria, presenciais e na cidade de São Paulo. Eis alguns:

    • Capacitação em Administração para Engenheiros Ensina os engenheiros a entenderem o funcionamento do sistema dinâmico e complexo que caracteriza uma empresa moderna, versando trabalhos que envolvem questões legais, financeiras, econômicas, relacionadas ao gerenciamento das pessoas envolvidas nos processos.

 

  • Cursos na área de Projetos São vários os cursos ofertados, desde certificações específicas até uma Especialização em gestão de projetos. Veja mais no link abaixo.
  • Cursos na área de Construção Qualidade Ambiental, ISO 14001, Gestão da Sustentabilidade, estes são alguns dos temas dos cursos na área de construção. Para saber de outros, veja no link abaixo.

Veduca

A plataforma Veduca é uma iniciativa de e-learning que disponibiliza cursos de universidades de 6 países diferentes (Austrália, Brasil, Dinamarca, Inglaterra, Holanda e Estados Unidos). A maioria dos cursos possui legenda em Português. Veja alguns dos principais:

Unieducar

Oferece alguns cursos gratuitos e outros tantos pagos. Entre os gratuitos, vale a pena checar:

Learncafe

Cursos de temas mais genéricos, alguns gratuitos, outros pagos. É mais difícil achar algo interessante, mas vale a pena ficar atento às novidades.

Cursos Online SP

Apesar de o site ser meio feioso e desorganizado, eles disponibilizam cursos básicos sobre a Construção Civil, especialmente sobre normas e até mesmo para pedreiros, pintores e azulejistas.

EM INGLÊS

Edx

Essa plataforma reúne cursos das mais respeitadas universidades americanas e sobre os mais variados temas. A seção de engenharia e sustentabilidade é muito boa. Para economizar tempo na sua pesquisa, separamos os que tem mais potencial! Sustentabilidade

Engenharia

Arquitetura

Lynda

A plataforma Lynda é a biblioteca de cursos voltada para aperfeiçoamento profissional que pertence ao Linkedin. Você pode usá-la no modo trial por 10 dias, após esse período é preciso fazer uma assinatura. Veja a lista dos principais cursos relacionados à área de Engenharia Civil:

Autodesk

Conhecida pelos seus softwares CAD, a Autodesk também possui cursos online de capacitação diversos. Veja os cursos que eles disponibilizam divididos por temas: Sustentabilidade

  • Projeto de Construções de Alta Performance Aprenda a considerar fatores como vento, incidência solar, luz do dia, fluxo de ar, clima e tempo, uso de energia e influenciadores diversos da carga estrutural na hora de fazer o seu projeto.

BIM

Softwares Autodesk

Em Espanhol

EDx

Os cursos da plataforma EDx também estão em Espanhol, caso você domine o idoma. Aqui estão alguns dos mais interessantes:

Além de todas as alternativas apresentadas, as entidades de classe também são agentes que fomentam o debate sobre as tendências e conseguem responder rapidamente às necessidades do mercado com seminários e palestras ao vivo. Participe sempre que possível!

Não esqueça de checar as nossas palestras on-line que promovemos através dos Ciclos Sienge On-line e a nossa gama de cursos de Ensino a Distância. O conhecimento é seu maior patrimônio!