Curso de Engenharia Civil: pós-graduação no Brasil e no exterior

Helena Dutra

Escrito por Helena Dutra

27 de janeiro 2018| 17 min. de leitura

Compartilhe
Curso de Engenharia Civil: pós-graduação no Brasil e no exterior

Veja quais são as principais especializações em curso de Engenharia Civil, mestrados, doutorados e MBAs no Brasil e no exterior!


engenharis-civil-cursoxxx
Depois de conseguir o diploma de graduação no curso de Engenharia Civil, é hora de entrar no mercado de trabalho. Porém isso não quer dizer que é preciso parar de estudar! A rotina de trabalho sempre proporciona novas funções, desafios e oportunidades para adquirir conhecimentos.

Para não ficar para trás é preciso se atualizar, e a pós-graduação em Engenharia Civil apresenta-se como uma ótima opção!

Com tanta oferta de cursos para graduados em Engenharia Civil, fica difícil escolher quais são os mais confiáveis e entender a diferença entre eles, certo? Você sabe qual a diferença entre especialização, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado? Nós ajudamos a entender!

 

Diferença entre especialização, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado

Na verdade, todos os cursos após a graduação são cursos de pós-graduação, mas, no Brasil, convencionou-se chamar de “pós” aqueles que correspondem à  especialização. Podem ser considerados cursos de pós-graduação os que exigem um diploma de curso superior na hora da inscrição: especializações, MBAs, mestrados, doutorados e pós-doutorados.

Caso esteja procurando mais informações sobre o curso de Graduação em Engenharia Civil, leia esse post!

Entre os cursos de pós-graduação, existem somente dois tipos, classificados pela abrangência dos temas:

1. Lato sensu

Lato sensu é um termo que vem do Latim e significa “em sentido amplo”. Ou seja, são cursos abertos a pessoas de várias áreas do conhecimento e geralmente têm menor duração. Nesta classificação, estão os cursos de Especialização e MBA.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), é necessário que o curso tenha no mínimo 360 horas/aula para ser considerado uma pós-graduação lato sensu. Não é necessária autorização do MEC para que uma instituição ofereça cursos lato sensu, basta que ela já seja autorizada a ter cursos de graduação. 

A forma de inscrição e o preço variam de acordo com a escola escolhida. 

2. Stricto sensu

Stricto sensu significa, em latim, “em sentido restrito”. São os cursos mais focados e exigentes.

Estão nessa classificação os cursos de mestrado e doutorado, que precisam passar por uma avaliação da Capes. Nessa avaliação é atribuída uma nota para cada programa, que varia de 1 a 7.

Para obter a autorização e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso precisa conseguir um conceito entre 3 e 7, sendo a nota 7 a equivalente aos padrões internacionais. Se o mestrado ou doutorado obtiver conceito 1 ou 2, perde sua autorização para funcionamento.

Dica: Não é preciso passar por uma especialização, necessariamente, para cursar um mestrado. Porém, em alguns casos, é exigido um conhecimento específico prévio. Os pré-requisitos variam muito de acordo com o curso escolhido. 

Pós-graduação em Engenharia Civil

Existem diversas opções para os engenheiros que querem se aprofundar nos estudos: especializações, mestrados, doutorados. Para te ajudar a escolher, o Guia do Estudante possui uma lista completa com os cursos, seus contatos e outras informações.

As áreas de estudo no curso de Engenharia Civil são tantas que fica difícil escolher uma para se aprofundar! Na hora de escolher uma pós-graduação – seja ela especialização, mestrado ou doutorado – leve em conta as necessidades que você procura atender: são profissionais ou acadêmicas?

Veja algumas das escolhas mais comuns para pós-graduação em curso de engenharia civil:

Especialização em Segurança do Trabalho

A especialização em Segurança do Trabalho forma engenheiros de Segurança do Trabalho – e pode ser um bom caminho para quem se formou no curso de Engenharia Civil.
Veja aqui algumas das muitas escolas com opções de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho disponíveis no País:

–  Senac – SP
Universidade Federal de Juiz de Fora
PUC – Campinas
Unisinos – RS
EaD – USP
– Universidade de Pernambuco
UTFPR

– UNISUL
– Estácio

Gestão de projetos na Construção Civil

Os cursos voltados à Gestão de projetos na Construção Civil têm o objetivo de tornar o profissional mais qualificado para coordenar equipes no canteiro de obras, integrando essa atividade ao trabalho “em escritório”. Para isso, utilizam novas tecnologias construtivas e métodos de gestão. Veja algumas das opções para se especializar nesse curso de Engenharia Civil:

–  MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura – IPOG
Especialização em Gestão de Projetos na Construção – Poli USP
MBA em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção – Inbec
Especialização em Gerenciamento e Empreendimento na Construção Civil
MBA em Gestão de Obras e Projetos – Unisul
Gerenciamento na Construção Civil – Unifra
MBA em Gestão de Obras Civis – UVA
Curso de Pós Graduação de Gerenciamento de Projetos – Ibec
– MBA em Sistemas Construtivos de Edificações – Estácio

Estruturas de Concreto Armado

A área chamada de Engenharia Estrutural é muito vasta, e o uso de estruturas de Concreto Armado em projetos estruturais é uma constante nas obras brasileiras. O curso voltado a essa área deve capacitar os engenheiros para que consigam conceber e modelar estruturas, além de atualizá-los sobre os métodos mais modernos e as normas técnicas mais recentes da ABNT. Veja algumas da opções disponíveis no País:

Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações – Inbec
Especialização em  Projetos de Estruturas de Concreto Armado – FEC Campinas
Especialização em Engenharia de Estruturas – Fumec MG
Especialização em Estruturas – UFMG
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas – USP

Engenharia de Custos

A Engenharia de Custos é o ramo das engenharias voltado à previsão e gerenciamento de custo de uma obra ou serviço. O profissional desta área é capacitado para elaborar orçamentos de forma minuciosa, cuidadosa e adaptada a cada obra. Veja algumas opções de cursos:

MBA em Gestão e Engenharia de Custos – Ibec  
– MBA em Gestão e Engenharia de Custos – IDD
– Especialização Engenharia de Custos e Orçamento – Ietec

BIM

– MBA EM PLATAFORMA BIM (Bim Manager) – Modelagem, Planejamento e Orçamento – Inbec
– 
Gerenciamento BIM – Modelagem da Informação da Construção – Senai

Quer saber mais sobre BIM?

Palestra BIM na Construção – Tudo sobre BIM na Engenharia brasileira
 Ebook – Tudo sobre BIM:
O que é, como aplicar e que vantagens traz para o seu negócio
Podcast sobre BIM

Pós-graduação a distância

Uma boa opção para quem está sem tempo ou procura estudar com mais flexibilidade de horários é cursar uma pós-graduação a distância. Existem várias opções de cursos estrangeiros e brasileiros, como por exemplo alguns dos oferecidos pela Escola Politécnica da USP.  

Mestrados em Engenharia Civil

estudante-graduacaoOs mestrados em Engenharia Civil existem em dois tipos: Acadêmico e Profissional. A diferença é que o Mestrado Acadêmico é voltado para a produção de pesquisa, artigos, ensino – geralmente é a escolha de quem pretende seguir a carreira como pesquisador ou professor de Ensino Superior. O Mestrado profissional é mais focado em habilidades práticas aplicadas no mercado de trabalho. Ambos oferecem a titulação de mestre – para isso o aluni deve apresentar uma dissertação ao final do curso.

Os melhores mestrados em Engenharia Civil são avaliados pela  CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os que obtiverem conceito entre 3 e 7 nesta avaliação são “recomendados” pela Capes. O conceito 7 é o mais alto – e equivale aos padrões internacionais.


Veja quais são os melhores mestrados e doutorados em Engenharia Civil de acordo com a CAPES:

Com nota 7 (padrão internacional):

Com nota 6:

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil

O Mestrado Acadêmico prepara aquele que fez um curso de Engenharia Civil para ser um pesquisador e professor. A evolução natural é continuar os estudos também com um doutorado. 

Veja alguns dos Mestrados Acadêmicos – curso de Engenharia Civil oferecidos no País:

Mestrado Acadêmico em Engª Civil – UFRGS
Mestrado Acadêmico em Engª Civil – UFU
Mestrado Acadêmico em Engª Civil – UPE
Mestrado Acadêmico: Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (UFC)

Quer encontrar outros tipos de cursos para engenheiros? Leia nosso post sobre o assunto!

 

Mestrado Profissional em Engenharia Civil

O Mestrado Profissional tem foco em estudos e técnicas voltadas a atingir um alto nível de qualificação profissional. Essa é a única diferença entre o Mestrado Acadêmico e o Profissional: a ênfase. O grau obtido ao final – de mestre – é igual para ambos.

Veja alguns exemplos:

Mestrado Profissional em Habitação – IPT
-Mestrado Profissional em Construção Metálica – UFOP

Doutorado em Engenharia Civil

O doutorado é apenas para quem já passou por um mestrado após o curso de Engenharia Civil. Com esse título é possível ser professor em redes de Ensino Superior – ou então um pesquisador na sua área de expertise. Para obter o título de doutor, é preciso defender uma tese original. No mercado de trabalho, um doutor em Engenharia Civil é tido como referência na sua área de pesquisa e pode prestar consultorias ou trabalhar para grandes empresas.

Não são muitas a escolas no Brasil que oferecem cursos de doutorado. Geralmente o curso de doutorado em Engenharia Civil está disponível em Universidades Federais ou grandes Universidades particulares – como a PUC.

Bolsas brasileiras

É possível conseguir bolsas de estudo para completar seus estudos em Engenharia Civil, especialmente quando se trata de mestrado e doutorado. Veja as principais bolsas no Brasil:
CAPES
As bolsas da CAPES oferecem uma remuneração fixa para os estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil, desde que sigam algumas exigências:
Mestrado: R$ 1.500,00
Doutorado: R$ 2.200,00
Pós-Doutorado: R$ 4.100,00
Professor Visitante Nacional Sênior: R$ 8.905,42

Segundo o governo federal, em 2017, foram dadas cerca de 5 mil bolsas nessas categorias.

CNPQ – veja as chamadas abertas
Fundação Lemann
Ciências sem Fronteiras
Apesar de o número de bolsas do Ciências sem Fronteiras ter diminuído drasticamente, o programa ainda não acabou! Apesar de o número de bolsas do Ciências sem Fronteiras ter diminuído drasticamente, o programa ainda não acabou! Fique atento às chamadas:
Mestrado
Doutorado

Estudando no exterior – curso de Engenharia Civil

Existem várias bolsas para pós-graduação em um curso de Engenharia Civil no exterior, muitas delas com periodicidade anual. Basta estar atento e seguir todos os requisitos – Inglês é essencial para quem quer estudar fora!

Veja algumas das principais bolsas para Ensino Superior oferecidas por autoridades e instituições estrangeiras para brasileiros:

 

Validando o diploma de pós-graduação estrangeiro

A validação ou equivalência do diploma de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)obtido no exterior é regulamentada pela Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Educação.

Os curso só poderão ser reconhecidos por universidades brasileiras regularmente credenciadas que possuam cursos de pós-graduação avaliados, autorizados e reconhecidos, no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), na mesma área de conhecimento, em nível equivalente ou superior.

Veja o passo a passo:

1- Homologue os documentos da instituição estrangeira no Consulado Brasileiro do país onde você cursou a pós-graduação

2- Encontre um curso de pós-graduação no Brasil que possua uma carga-horária e currículo que se assemelhem ao que você cursou e entre em contato com a Universidade para dar início à validação

3- Prepare seu bolso: geralmente são cobradas taxas administrativas que custam mais de mil reais!

4- Caso não encontre um curso que equivale ao que você cursou, entre em contato com a Capes.

Melhores escolas de Engenharia Civil no mundo (de acordo com a consultoria QS):

1. Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos
2. University of California, Berkeley (UCB), dos Estados Unidos (empate)
2. University of Cambridge, do Reino Unido (empate)
4. Imperial College London, do Reino Unido
5. Tsinghua University, da China
7. Delft University of Techology (empate)
7. Stanford University, dos Estados Unidos (empate)
9. The University of Hong Kong, de Hong Kong
10. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology (empate)
10. The Hong Kong Polytechnic University, de Hong Kong (empate)

No Brasil:

Posição no PaísNome da Instituição   Estado Pública ou privada Avaliação
mercado
Qualidade de ensino
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)RJPública
Universidade de São Paulo (USP)SPPública
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)MGPública
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)SPPública10º
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)RSPública10º
Universidade Federal do Paraná (UFPR)PRPública10º
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)PEPública10º
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)SPPública10º11º
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)SCPública24º
10ºUniversidade Federal de São Carlos (UFSCAR)SPPública24º


Para mais informações, acesso o Ranking Universitário Folha 2017 – Engenharia Civil

 Agora que você já sabe bastante sobre pós-graduação em Engenharia Civil no Brasil e no exterior, pode escolher um tema para se aprofundar e ganhar destaque no mercado. Valorize o seu curso de Engenharia Civil e se torne um profissional ainda mais qualificado!

Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários!