7 Maneiras que o Sienge Otimiza o Cronograma Físico-Financeiro

Tomás Lima

Tomás Lima

Redator do Sienge
Graduado em Administração pela UFMG
Apaixonado por Construção Civil

13 de maio

Você sabe muito bem que o cumprimento do calendário de uma obra, do seu início à conclusão, é um dos maiores desafios que pode haver na construção civil. Por isso, a elaboração de um cronograma físico-financeiro preciso, realista, é tremendamente importante.

Afinal, é esse cronograma que vai determinar, numa projeção futura, quanto tempo vai durar cada etapa da obra e o orçamento correspondente a cada uma delas.

Só é possível um planejamento eficiente dos empreendimentos com esses dados organizados com precisão. E, você também sabe, planejamento é essencial ao sucesso de qualquer negócio.

Para você entender melhor:

  • Cronograma físico: apresenta o planejamento da obra, toda a produção necessária  para a sua execução completa.
  • Cronograma financeiro:  apresenta as previsões dos custos envolvidos no empreendimento, as entradas e saídas de caixa a cada etapa.
  • Cronograma físico-financeiro: traz ambos, conjuntamente, sincronizados.

cronograma físico-financeiro

Vou  lhe mostrar que todo cuidado com isso é pouco e que o uso de tecnologia avançada, como um bom ERP, traz ganhos inestimáveis nessa área.

Cronograma nos mínimos detalhes

Resumindo, um cronograma físico-financeiro da sua obra é importante para você saber, com boa previsibilidade, quanto tempo os serviços irão durar e quanto irão custar.

É impossível alguém pensar em começar um canteiro de obras sem ter esse cronograma pronto, nos seus mínimos detalhes. Portanto, se tiver alguma dúvida quanto a isso, não comece.

Vamos explicar melhor como se elabora um cronograma-físico financeiro. Ele resulta da integração entre o cronograma, com etapas e prazos, e o planejamento financeiro da obra.

Convém reforçar que ele deve mostrar, numa escala de tempo, os valores que são gastos em cada uma das atividades da construção do empreendimento. Os gestores fazem a checagem periódica, acompanhando se a evolução dos trabalhos está condizente com os valores investidos até aquele momento.

Precisão, detalhamento e acompanhamento rigoroso

cronograma físico-financeiro

Qualquer desvio, seja num prazo ou num valor, deve acender um sinal de alerta para os gestores de que algo saiu do prumo e precisa ser corrigido. Ou seja, é um elemento preciosíssimo no diagnóstico de problemas na construção, para que nada saia do controle.

Por isso se diz que precisão, detalhamento e acompanhamento rigoroso do cronograma físico-financeiro são cruciais para o sucesso dos empreendimentos.  

Cabe lembrar que o cronograma-físico financeiro, inclusive, é obrigatório pelas normas da ABNT para controle das atividades executivas de uma obra.

Consta na Norma 13531, item 3.3.6 que :

“As atividade técnicas de projeto devem ser apresentadas em cronograma físico-financeiro que informe os prazos necessários, as datas dos eventos e os seus custos.”

Vantagens do cronograma físico-financeiro

As vantagens resultantes de um cronograma físico-financeiro eficiente são muitas, destacando-se a redução de custos, maior produtividade e o cumprimento dos prazos. Dessa maneira, temos o crescimento na rentabilidade das obras e o bom conceito da construtora ou incorporadora por entregar seus produtos conforme o prometido.

Quando bem realizado, o cronograma de obras terá alterações futuras mínimas, diminuindo os desperdícios e aumentando o lucro final.

Estimativa dos gastos

O planejamento dos custos estimados mensalmente em cada etapa permite aos responsáveis pelo caixa de obra saber exatamente o montante a ser gasto, no total. Também determina quando ocorrerá o desembolso, evitando despesas e empréstimos imprevistos.

Ao mostrar visualmente, numa planilha ou tela, os meses quando começam e terminam as etapas da obra, fica fácil verificar com agilidade o andamento das diferentes frentes de serviço.

Com o cronograma físico-financeiro você consegue definir as prioridades de execução, concentrando o foco nas equipes com problemas de atrasos ou estouro de custos.  

Ajuda para financiamentos

Você também deve estar ciente que muitos bancos, para ter maior garantia na liberação de financiamentos, exigem que construtores apresentem o seu Cronograma Físico-Financeiro. Ele deve acompanhar outros documentos que validem a capacidade de pagamento, como a planilha orçamentária e o memorial descritivo de obras.

Passo à passo de um cronograma

O primeiro passo na elaboração deste cronograma é a listagem de todas as atividades  previstas. Elas incluem, por exemplo, terraplanagem, fundações, montagem das estruturas, acabamentos, pintura, cada etapa nos mínimos detalhes.

Uma dica muito útil é detalhar as atividades em subtarefas. Isto é, em vez de incluir apenas “assentamento de piso”, abaixo desse registro podem ser listados todos os serviços incluídos nele como: “execução de contrapiso”, “colocação de azulejos”, “aplicação de rejunte” e “limpeza”.

É fundamental que, nesta etapa, a construtora já tenha o orçamento da obra pronto. Nele devem estar definidas as quantidades corretas de todos os insumos, serviços (mão de obra) e equipamentos necessários a fim de que o empreendimento se concretize.

Pode-se dizer que o orçamento é o que vai ser feito, e o cronograma, quando vai ser feito. Assim se completa o cronograma físico-financeiro.

Estas e outras dicas preciosas você vai encontrar no nosso Ebook “5 passos para elaborar um cronograma eficiente”, que você pode baixar, gratuitamente, clicando na imagem abaixo.

cronograma físico-financeiro de obras
Clique na imagem para fazer o download


  Com ele você vai saber a melhor maneira de:

  • Listar atividades;
  • Definir datas;
  • Relacionar atividades;
  • Executar o planejado;
  • Medir resultados.

Vamos em frente.

Depois de listar e detalhar todas as atividades, com os respectivos orçamentos, numa linha do tempo, você precisa ainda definir as datas de cada etapa ou sub-etapa, monitorar a execução do que foi planejado e medir os resultados.

Claro, não é tão simples assim. Mesmo com cronogramas bem elaborados, muitos imprevistos podem fazer uma obra atrasar, como o clima, falta de materiais e problemas com a mão-de-obra.

ERP organiza atividades e prazos

Mas existe solução para isso também, com tecnologias que ajudam a fazer cronogramas ajustados a todas as variáveis possíveis, inclusive imprevistos. Um ERP como o Sienge Platform, por exemplo, organiza todas as atividades que precisam ser realizadas para um empreendimento se concretizar nos prazos previstos.

Como sistema de gestão, ele integra todas as áreas da empresa, numa estrutura de módulos, onde os setores se comunicam, atualizam dados o tempo todo, de modo automático.

Com ele, seu cronograma físico-financeiro é municiado, permanentemente, com dados  seguros e em tempo real. Você passa a ter um instrumento de gestão poderoso, capaz de prever situações adversas que podem ser revertidas em tempo hábil.

enic 2019 sienge

Isso aumenta exponencialmente a eficiência da gestão, com ganhos consideráveis de produtividade, diminuição de desperdícios e maior rentabilidade do negócio.

O cronograma físico-financeiro agrega e organiza o conjunto das informações do orçamento e do planejamento da obra. O Sienge faz isso com excelência de desempenho, pois trata-se de um dos diferenciais deste sistema de gestão.

Através do módulo engenharia do Sienge, você controla os desembolsos e o desenvolvimento físico da construção. Ou seja, as atividades do seu cronograma são monitoradas o tempo todo.

Absolutamente nenhum movimento de equipes, materiais e recursos financeiros detalhados no cronograma passa despercebido.

Você vai se surpreender com as capacidades deste ERP.

Veja como o Sienge otimiza a eficiência do cronograma físico-financeiro

1- O sistema Planejamento do Sienge garante eficiência e dinâmica na gestão da obra porque possui na sua arquitetura os relatórios de cronogramas físicos e financeiros. Mas não só isso, o software mostra também as necessidades de compras e dimensionamento de equipes.

2- Além disso, é possível configurar a forma de pagamento dos insumos representativos dos custos da obra e gerar um cronograma de desembolso tal e qual a realidade das obras.

3- Possibilita ainda a montagem da lista de tarefas conforme a execução, independente da estrutura do orçamento, mas mantendo a vinculação de custos com os itens de orçamento através de percentuais.

4- É possível também integrar o Sienge ao MS Project, se for necessário, aumentando ainda mais sua produtividade, o detalhamento e a consistência das datas previstas de execução.

5- Ele permite montar Calendários de Obras personalizados, de forma que se possa estabelecer os dias de trabalho e feriado/folga dentro de cada obra.

6- O sistema de Acompanhamento facilita o controle da execução da obra através de registros de medições físicas e relatórios comparativos entre o planejado e o realizado. Isso permite uma resposta pronta e ágil, caso haja atrasos ou imprevistos nas obras.

Também neste caso, é possível importar percentuais executados a partir de arquivos do MS-Project, se necessário.

7- As medições podem ser registradas no sistema a partir de tabletes, smartphones, ou mesmo através de planilhas impressas com layout que facilita o registro, conferência e autorização manual.

Um diferencial de mercado

Como você pode ver, o cronograma é uma peça-chave para os empreendimentos, pois ele apresenta as tarefas e os recursos necessários, numa linha do tempo, para sua execução.

A partir dele, são organizadas todas as atividades, dentro de prazos e custos realistas, de maneira que a empresa consiga cumprir seus compromissos e satisfazer a clientela. Realizar as obras conforme o  previsto é um grande diferencial de mercado, não tenha dúvida disso.

Assim, não vacile em dar toda a atenção para isso e de usar a tecnologia que possa lhe garantir previsões de atividades, tempo e despesas com o máximo de precisão. Pense seriamente na possibilidade de usar um ERP como o Sienge, quem já usa aprova.

Qualquer dúvida, estamos à disposição para esclarecimentos ou até mesmo para uma demonstração, basta fazer contato conosco.

Obrigado pelo prestígio da sua leitura. Agora, por favor, deixe seu comentário e compartilhe com seus sócios, parceiros, colaboradores e amigos, pode ser útil para eles também.

Até o próximo artigo.