Confira o que rolou no Construtalk Florianópolis

Confira o que rolou no Construtalk Florianópolis

No último dia 17 de outubro aconteceu a segunda edição do Construtalk Florianópolis. O evento, que tem como foco a promoção da inovação e da tecnologia na construção civil, contou com a presença de mais de 150 pessoas.

O público era formado por gestores, gerentes e diretores de empresas de construção civil de diferentes segmentos. Todos com uma demanda em comum: aumentar a produtividade de suas obras.

Ou seja, profissionais em busca de otimização de processos que ocorrem dentro e fora do canteiro de obras. E o Construtalk sabe que esses profissionais precisam de soluções que impactem positivamente suas atividades com inovação aplicável na prática.

Por isso, o Construtalk Florianópolis 2019 entregou aos profissionais de mercado presentes insights e soluções para serem aplicadas no dia seguinte em suas rotinas de trabalho.

Novo conceito de mercado

O Construtalk Floripa começou com o Chief Ecosystem Officer do Sienge, Fabrício Schveitzer, falando sobre o ecossistema de inovação da indústria da construção. Ou seja, sobre como as empresas e profissionais têm interagido cada vez mais para o desenvolvimento de negócios, tecnologias e soluções.

Neste contexto, ele falou sobre como um sistema como o Sienge, principal ERP brasileiro para a indústria da construção, atua como uma plataforma tecnológica para integrar a cadeia de valor da construção. Ou seja, como uma espinha dorsal tecnológica que permite a conexão com outros sistemas acessórios.

Para ele, a integração de dados em uma plataforma unificada permite o compartilhamento estratégico de informações entre fornecedores e parceiros. Com isso, fica facilitada a geração e extração de insights para ganho de produtividade e competitividade.

Mais do que isso, o uso de uma base de dados comum proporciona um melhor atendimento às boas práticas de compliance e governança.

Em sua palestra, Schveitzer falou sobre os conceitos e possibilidades por trás de novas tecnologias em ERPs e CRMs. Além disso, abordou maneiras como a tecnologia tem promovido ganhos de inteligência e eficiência em empresas de construção.

De acordo com ele, tais mudanças promovem uma reestruturação no entendimento de concorrência e cooperação no setor. É a inovação alterando a forma como o mercado se organiza, tema abordado por Glaucia Alves, diretora de consultoria em inovação da Deloitte.

A inovação no contexto de transformação digital das empresas

Ela mostrou que praticamente todos os setores produtivos têm passado por profundas transformações de mindset para manter a competitividade.

Logo, é natural que as empresas empresas enfrentem desafios bastante relevantes no processo de reinvenção de sua própria cultura. Afinal, é preciso é redefinir processos criativos e de produção.

Em sua apresentação, ela mostrou ferramentas e estratégias que permitem às companhias promover uma transição à adaptação ao novo contexto por parte das pessoas.

Com isso, por meio da inovação, de acordo com a apresentação de Glaucia, é possível levar as companhias de volta ao protagonismo. Mais do que isso, que com os processos realinhados é possível às empresas permanecerem conectadas às tendências e criar uma cultura de inovação efetiva.

Afinal, empresas de todos os tipos estão mudando por desejo ou por obrigação, já que o próprio Governo tem criado regras que demandam o atendimento a novas tecnologias.

Inovação na construção no setor público

Este foi o tema da apresentação de Rafael Fernandes, especialista em BIM (Building Information Modeling) com passagem pela Diretoria de Inovação e Padronização da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo de Santa Catarina.

Para ele, as empresas privadas precisam atentar às novas exigências por projetos em BIM. Afinal, o poder público tende a adotar com cada vez mais força projetos em BIM para as contratações de obras públicas.

Em sua apresentação ele falou sobre como essa influência se dá e deve ser entendida pelas empresas. Além disso, contou sobre como têm sido desenvolvidas e implementadas propostas de modernização que têm criado as tendências para o setor.

E o Construtalk Florianópolis apresentou um excelente case de adequação não apenas da área de projetos, mas de toda a cultura corporativa ao BIM.

Dimas Construções e a metodologia scrum para implantação do BIM

Kalindi Duarte Souza, Gerente de Projetos da Dimas Construções, e Adriel Johann Heidrich da Silva, Auxiliar Técnico de Arquitetura na Dimas Construções, falaram sobre a meta da empresa de incorporar o BIM em todos os seus processos.

De acordo com eles, a empresa ainda atua de forma híbrida. Ou seja, com projetos arquitetônicos originalmente desenvolvidos em 2D convertidos para 3D internamente.

No entanto, a construtora está prestes a iniciar um novo empreendimento 100% em BIM. Com isso, há impactos nos departamentos de projetos, orçamento, planejamento, obra, jurídico, de engenharia, de suprimentos e a diretoria.

Para potencializar os ganhos e mitigar os prejuízos nesta transição, a Dimas tem utilizado a metodologia de gestão ágil Scrum. Além de auxiliar a viabilizar a adoção do BIM, a metodologia tem vencido resistências culturais e técnicas internas e externas ao longo do processo.

Com isso, a empresa está disseminando os conceitos BIM para integrar disciplinas e acelerar o processo de adaptação às novas demandas.

Mas o Construtalk Florianópolis trouxe também um case de sucesso em que o BIM foi protagonista.

Casa 24 Horas no Construtalk Florianópolis

Em sua palestra, Luiz Henrique Ferreira, Sócio-Fundador da Inovatech Engenharia, controu os segredos para vencer a ineficiência e entregar uma casa de concreto em apenas 24 horas.

Este foi o tema da palestra dele, que construiu, de fato, uma casa com 46 m² dentro da Feicon.

De acordo com ele, a inspiração para o projeto original veio do inconformismo com os longos ciclos de construção e a decorrente ineficiência no combate ao déficit habitacional nacional.

Assim, mais do que o produto final, a iniciativa promoveu uma verdadeira revolução na cultura construtiva. E ele conseguiu isso junto com um time que contava com quase duas dezenas de empresas. Para tanto, ele e a equipe seguiram fielmente a cartilha da gestão de projetos. Com isso, comprovaram ser possível conciliar inovação e industrialização com viabilidade econômica. Mais do que isso, demonstraram a importância de montar e gerir times integrados e competitivos.

Tudo isso aliado ao compromisso de manter os custos sob controle. Assim, por meio do ganho de produtividade, mudar a equação financeira de empreendimentos.

Assim, a Casa24h tornou possível pensar em uma forma de construir livre de desperdícios. Ou seja, com base nos conceitos da Lean Construction.

Lean Construction dentro do canteiro de obras

A palestra do CEO da Aval Tecnologia, André Quinderé, abordou a aplicabilidade da Lean Construction em obras. De acordo com ele, para perceber os benefícios da Lean Construction é preciso levá-la para dentro do canteiro

Ou seja, consolidando projeto e execução. E, explica Quinderé, isso pode ser otimizado com o uso de linhas de balanço e comunicação integrada com o canteiro.

Dessa maneira, explica, é mais fácil enxergar desperdícios de materiais em todas as frentes. E, com isso, combater consumo excessivo de tempo e incrementar significativamente a produtividade.

Interação e networking no Construtalk Florianópolis

Ao longo de todo o evento, o público presente teve a oportunidade de interagir com os palestrantes. Houve rodadas de debates, com perguntas feitas pelo público.

Além disso, os momentos para networking, como o coffee break e o happy hour, proporcionaram troca de contatos.

O Construtalk proporciona não apenas uma imersão em conteúdo de elevada qualidade sobre tecnologia e inovação. Estes eventos itinerantes são oportunidades ideais para repensar como sua empresa se posiciona. E proporcionam situações para criar novas conexões com diferentes players. Além disso, o Construtalk é ótimo para a construção de sua carreira.

Clique para saber mais sobre o Construtalk Salvador – 12 de novembro