Construtalk Curitiba está com inscrições abertas

No próximo dia 25 de junho o Buildin promoverá o Construtalk Curitiba, mais um evento itinerante do Buildin. Com o tema “O salto tecnológico da construção civil”, o evento será realizado na sede do Sebrae-PR.

São esperadas 250 pessoas entre empresárias e empresários, profissionais de engenharia, arquitetura, empreendedores e empreendedoras, além de estudantes de graduação.

A finalidade do Construtalk Curiitiba é debater o uso de tecnologias para a construção civil como forma de aumentar os índices de produtividade do setor.

O Buildin espera, ao promover o debate sobre essa temática tão importante, contribuir para que a construção civil brasileira ganhe em competitividade.

Afinal, a construção tem um desafio duplo pela frente. Primeiro porque é menos produtiva que a média da economia brasileira. Depois, porque a economia brasileira tem índices de produtividade piores do que a média global.

Um operário da construção brasileiro gasta, por exemplo, cinco vezes mais tempo que um colega nos Estados Unidos pra fazer a mesma coisa.

Como podemos ver, é urgente elevarmos a eficiência da construção brasileira.

Por isso, o Construtalk Curitiba está repleto de cases, exemplos e estudos práticos.

Confira!

Atrações do Construtalk Curitiba 2019

Você já deve saber que o Buildin tem como proposta apresentar inovação e tecnologia para a indústria da construção brasileira. Entretanto, sabemos que não adianta simplesmente apresentar estudos sobre produtividade distante da realidade das médias e pequenas empresas de construção civil do País.

Por isso, os eventos realizados pelo Buildin são concebidos para apresentar a inovação efetivamente aplicável ao canteiro de obras. Ou seja, que permita aos profissionais do setor economizar tempo, melhorar o consumo de recursos e, consequentemente, a eficiência das obras.

Por isso, a grade de programação do Construtalk Curitiba foi pensada para mostrar soluções máquinas e equipamentos, conceitos, tecnologias e sistemas construtivos. Além disso, o Construtalk Curitiba vai mostrar cases de sucesso relacionados a ganho de produtividade na construção.

Por isso, confira as atrações que já confirmaram participação no Construtalk Curitiba 2019.

Casa de Concreto executada em 24 horas

O déficit habitacional brasileiro já está em quase 8 milhões de unidades. É preciso conceber e aplicar na prática soluções efetivas para reduzir esse número. Os principais especialistas do setor concordam que os métodos tradicionais não são capazes de dar conta da demanda.

Além de não apresentar velocidade construtiva suficiente, questões relacionadas a desempenho deixam a desejar em muitos dos casos.

Dessa maneira, a Inovatech Engenharia liderou um projeto de concepção da chamada Casas 24 horas. Ou seja, uma casa com 46 m² que pudesse ser construída em três jornadas de oito horas.

Construtalk Curitiba

A ideia, concebida por Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech,  foi colocada à prova durante a Feicon 2019. A casa com paredes de concreto foi completamente montada durante o evento por onde passavam mais de 30 mil pessoas por dia. Apenas na casa 24 horas foram mais de 5 mil visitantes que puderam acompanhar a obra em tempo real.

A Casa 24 horas é um sistema habitacional completo, pensada e entregue desde a logística até o design de interiores.

O idealizador do projeto, Luiz Henrique Ferreira, vai contar sobre essa empreitada no Construtalk Curitiba 2019.

Prédio de Wood Frame montado em 10 dias

Outro case de sucesso baseado em sistemas construtivos industrializados a ser apresentado no Construtalk Curitiba 2019 será o wood frame. Mais especificamente, o sistema da Tecverde Construções Eficientes.

A empresa, cuja fábrica é considerada uma das mais automatizadas da América Latina, irá apresentar como é capaz de montar em apenas 10 dias um prédio com quatro andares em Wood Frame.

Na ocasião, serão apresentados os conceitos que estiveram presentes, por exemplo, na concepção e execução de 152 casas do Conjunto Habitacional João Paulo II, em Mamboré, no interior do Estado do Paraná.

Na obra em questão, a empresa chegou a fazer demonstrações de montagem da casa de 50 m² que levavam três horas até a conclusão. Se trata, portanto, de uma tecnologia que pode ser aplicada para construção de unidades habitacionais de interesse social.

Desperdício zero com Lean Construction

A metodologia Lean Production foi desenvolvida pela Toyota e remete à produção industrial otimizada continuamente.

Adaptada para a indústria da construção, deu origem à expressão Lean Construction. Resumidamente, a Lean Construction exige do construtor refletir sobre desperdícios evidentes e ocultos. Dentre eles, tempo gasto com espera e processos desnecessários, além de estoque e produção em excesso, além de logística que exige movimentações além das necessárias, dentre outros.

Dessa maneira, a metodologia Lean Construction é adotada nas obras mais enxutas e eficientes do Mundo. Afinal, ela permite reduzir ou eliminar diversos tipos de desperdícios em obra.

Sendo assim, o Buildin convidou o Lean Institute Brasil para palestrar no Construtalk Curitiba. A ideia é, além de apresentar os conceitos da Lean Construction, mostrar como foram efetivamente aplicados ao case da Casa 24 horas.

Construção Modular com Contêineres

Que a construção modular é uma das tendências para o ganho de eficiência na construção nós já sabemos. Assim como sabemos que é urgente a necessidade de pensarmos em maneiras de consumir menos recursos naturais.

Assim, o reúso de contêineres para construção de apartamentos residenciais modulares é um tema que tem tudo a ver com o Construtalk Curitiba 2019.

Construtalk Curitiba

Por isso, faz parte da grade de programação do evento a participação da startup paulistana Mora. A empresa tem em seu portfólio um prédio com oito contêineres empilhados, cada um com 20 toneladas de carga.

Outras tecnologias e inovações no Construtalk Curitiba 2019

Além disso, o Construtalk Curitiba 2019 abordará outros temas relevantes para o incremento da produtividade e o ganho de eficiência na construção.

Dentre eles, tendências em gestão de Obras em tempo real, Smart Cities, Green Buildings, Sustentabilidade, Drones, dentre outros.

Ou seja, um sem número de tecnologias que podem diminuir custos de obras e pós-obras, aumentar eficiência de processos, diminuir tempo de obra e, principalmente, aumentar seu resultado financeiro.

O Construtalk Curiiba 2019 será voltado a diminuir custos de construção, tempo de obra, acidentes de obras, custos de assistência pós-obra, imprevisibilidade, desperdícios e tantas outras “dores de cabeça” tão recorrentes em nossos canteiros de obra.

A intenção do Buildin é elevar o patamar da discussão para que o setor possa cada vez mais debater formas de aumentar a eficiência de obras, as vendas e o faturamento, a qualidade e desempenho geral das edificações, o ciclo de vida da construção, criar oportunidades de novas construções e elevar o sucesso do cliente.

Por que participar do Construtalk Curitiba 2019

O Construtalk é o evento itinerante do Buildin que já foi realizado nos Estados de Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Agora, o Construtalk Curitiba convida a engenheiros de obra, empresários, empreendedores e fornecedores a participar de seus debates.

Durante o evento o participante estará em contato direto com palestrantes engajados na transformação digital do setor. São profissionais que têm projetos reais para mostrar. Além disso, com mais de 250 pessoas presentes na plateia, você terá inúmeras possibilidades de networking sobre inovação e tecnologia.

Além disso, o Construtalk Curitiba 2019 é apoiado por uma das maiores instituições de fomento ao Empreendedorismo no país, o Sebrae-PR, e terá apresentações de Startups promissoras e com DNA de inovação.

Por isso, aproveite os lotes promocionais e garanta agora mesmo a sua presença no Construtalk Curitiba 2019.

E aguarde! Em breve teremos novidades sobre o Construsummit 2019!

Se você tem interesse nos eventos do Buildin, preencha este formulário e saiba sempre em primeira mão sobre novidades.