Construsummit 2018: a transformação do processo construtivo

Bruno Moreira

Escrito por Bruno Moreira

1 de fevereiro 2019| 5 min. de leitura

Compartilhe


CONSTRUSUMMIT 2021: Participe clicando aqui

O cenário atual da construção civil brasileira indica baixo crescimento econômico e pouca digitalização. Diante disso, o líder de Estratégia e Inovação da Ambar, Francois Loncke, mostrou no Construsummit 2018 um pouco da experiência da empresa no desenvolvimento de soluções reais de tecnologia e design de produto. Tudo para garantir redução de custos e resíduos em obras.

O nicho de negócios da Ambar é o desenvolvimento de sistemas elétricos, hidráulicos sanitários e de gás para obras de construção civil.

A construtech não atua como construtora ou incorporadora. Então, de acordo com o Loncke o desafio foi um pouco diferente do enfrentado pelas companhias do nicho. “Nosso objetivo é trabalhar com as tecnologias estruturais atuais e aos poucos começarmos a transformar os sistemas construtivos, as peças, a digitalização do nosso modelo de negócios para atender as obras”, explica.

 

À medida que a Ambar passou a desenvolver seus produtos para empresas do setor de construção civil, começaram a surgir problemas. Primeiro, relacionados a compatibilidade em relação à tecnologia empregada para o desenvolvimento de projetos. Estes, em sua maioria, eram criados em 2D.

A Ambar tomou, então, as rédeas desse processo, disponibilizando apenas projetos em 3D de suas soluções. “Tentamos até uma abordagem com outras ferramentas, mas percebemos que a jornada seria mais longa”, diz.

Eficiência construtiva

O objetivo era tornar mais célere e eficiente o processo de construção. Assim, a empresa, segundo Loncke, passou a ser responsável pela parte de compatibilização de projetos. Assim, resolvendo interferências e realizando otimizações. Tudo por meio de um banco de dados que possibilita criar padrões ou módulos de peças. O passo seguinte é a customização em massa.

Ou seja, a Ambar define os módulos e etapas em que serão entregues na obra. Conforme, Loncke, dessa forma, a Ambar garante que a obra receberá a peça no momento certo. “Nossa responsabilidade não se resume ao produto, mas ao atendimento em campo e a resposta rápida para os problemas de campo”, conta.

Tecnologia convencional otimizada

Loncke explica que a Ambar tem ajudado a construção civil utilizando tecnologias já existentes. E faz isso da seguinte forma: a empresa atua junto à equipe de instaladores e aos engenheiros das construtoras. A ideia é customizar ao máximo a produção por meio dos modelos de peças desenvolvidos com o auxílio do banco de dados da empresa.

Além disso, a empresa é responsável pela gestão de mão de obra no canteiro. “Tudo isso permite a redução do custo total de mão de obra”, diz.

 

A economia facilita a aquisição das tecnologias. Outras vantagens obtidas pelo método de trabalho da Ambar são: a não geração de resíduos e a simplificação do suprimento, pois compra-se sistemas e não vários componentes e peças, que depois serão industrializados.

Atuação diferenciada

Diferentemente de muitas startups, a Ambar inseriu-se no mercado como um desenvolvedor de hardwares. Contudo, o processo de digitalização dos negócios na construção é irreversível. Assim, Loncke acredita que a empresa precisa mudar para continuar existindo.

Dessa forma, nos últimos seis meses, a Ambar vem remodelando sua relação com os clientes, construtoras, incorporadores, cadeia de suprimentos, para assegurar sua participação em todos os ecossistemas de forma aberta.

Conforme Loncke, a empresa tem buscado, nesse sentido: desenvolver os projetos de acordo com os requisitos do cliente. Isso envolve calcular, desde o primeiro momento, o custo não apenas dos componentes mas total de construção.

Construsummit 2019

E aí, gostou deste conteúdo?

Se você não foi ao Construsummit 2018 perdeu a oportunidade de ver isso (e muito mais) ser discutido ao vivo!

Se você foi, sabe do que estou falando!

De qualquer maneira, tenho certeza de que não quer deixar de participar da próxima edição do principal evento sobre inovação e tecnologia na construção!

Nos informe seus dados que te garanto que você estará entre os primeiros a saber sobre o Construsummit 2019 e outros eventos promovidos pelo Buildin!

P.S.: Os primeiros ingressos têm descontos de até 60%! Você não quer perder, não é mesmo?