Dicas poderosas para optar por construção de madeira

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

13 de junho 2018| 11 min. de leitura

Compartilhe
Dicas poderosas para optar por construção de madeira

Não há dúvidas de que a construção de madeira é das mais tradicionais entre todos os métodos e tecnologias construtivas existentes.

Entretanto, por ser tão tradicional, a construção de madeira também sofre algum preconceito por boa parte do mercado consumidor. Até mesmo alguns profissionais do setor não veem com bons olhos o uso de madeira para construção.

A madeira é vista, muitas vezes, como um material ultrapassado. Assim, a opção de fazer construção de madeira é frequentemente rejeitada em troca de outros materiais, como o concreto e o aço.

No entanto, a madeira é um material que oferece muitas possibilidades para o setor da construção. Avanços tecnológicos e novos tratamentos permitem fazer construção de madeira com cada vez mais segurança e eficiência.

Alguns especialistas têm apostado forte no crescimento da construção de madeira no Brasil para os próximos anos.

Neste texto, vamos falar sobre as possibilidades que a madeira oferece para a construção civil e a arquitetura. Também abordaremos alguns cases de sucesso de construção de madeira.

Vamos começar vendo onde a madeira pode ser aplicada na construção.

Como usar madeira na construção

A madeira pode ser utilizada de diferentes maneiras na construção, tanto durante a execução quanto incorporada às edificações.

Aplicações temporárias se dão, principalmente, na forma de:

Da mesma maneira, são muitas as possibilidades de uso de madeira de forma incorporada à construção.

Neste caso, é comum classificar a construção de madeira de acordo com a finalidade de aplicação:

  • Pesada: peças de madeira que atuam como vigas e tábuas. São utilizadas em estruturas e coberturas;
  • Leve: peças utilizadas na forma de forros, painéis, lambris e guarnições, por exemplo;
  • Interna: diz respeito ao uso de esquadrias para portas e janelas.

A madeira aparece na construção como:

construção de madeira

Talvez nesse momento você esteja se perguntando quais são as…

Vantagens da construção de madeira

Se planejada, projetada e executada adequadamente, a construção de madeira apresenta diversas vantagens competitivas. Entre elas, muitas inerentes à industrialização do processo construtivo.

Processos industrializados trazem ganhos de produtividade e relacionados à menor geração de resíduos às construções. E a aposta na industrialização de elementos construtivos – especialmente estruturas – é uma das estratégias da indústria da madeira. Novos produtos e tecnologias disponíveis tornam a construção de madeira mais ágil e organizada.

O aspecto econômico também conta pontos para a construção de madeira. Por ser industrializada, a madeira proporciona redução na quantidade de resíduos e aumenta a produtividade no canteiro de obras.

Mais leve que outros materiais, a madeira conta, em geral, com fretes mais baratos. A leveza também contribui para a necessidade de fundações menos robustas.

Outro ponto positivo da construção de madeira é a versatilidade arquitetônica. Esteticamente, a madeira apresenta muitas possibilidades aos profissionais de arquitetura. Nesse sentido, proporcionam sofisticação e modernidade como fechamentos, por exemplo.

A madeira pode ser usada in natura em pisos e forros. Naturalmente isolante, a madeira contribui também para o conforto térmico e acústico da edificação.

Ambientalmente também há vantagens presentes na construção de madeira. Afinal, a produção de madeira sequestra gás carbônico da atmosfera. É o contrário, portanto, do processo de fabricação do cimento.

O consumo de energia para a produção e beneficiamento da madeira também é menor do que o de outros materiais, como o aço ou o gesso. Por fim, a madeira é reciclável e gera poucos resíduos no canteiro de obras.

Para que a construção de madeira seja benéfica ao meio ambiente, no entanto, é preciso atentar para algumas questões.

Uma delas, evitar o uso em contato com umidade e verificar a origem do material.

Certificação florestal

O desmatamento irregular de florestas é um problema grave em todo o mundo. Por isso, para optar pela construção de madeira é imprescindível saber qual é a origem do material utilizado.

É nesse contexto que se mostra a importância da certificação florestal. Trata-se de uma garantia de origem para o comprador. O processo de certificação visa a assegurar a manutenção da floresta, além das condições de trabalho das pessoas envolvidas no processo.

Por isso o processo de certificação exige que a extração da madeira seja: ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Entre as vantagens da certificação estão:

  • Credibilidade no mercado com relevância em processos de auditoria;
  • Vantagem competitiva;
  • Mais transparência e controle florestal, com manejo sustentável;
  • Fortalecimento das parcerias entre empresas, fornecedores e clientes.

Dos sistemas de certificação existentes, os mais difundidos no mundo são o Forest Stewardship Council International (FSC) e Program for the Endorsemente of Forest Certification Schemes (PEFC). No Brasil, há, ainda, o CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal).

Cada um destes programas estabelece critérios específicos para certificação da madeira. No caso do FSC, são três os tipos de certificações disponíveis: Manejo Florestal, Cadeia de Custódia e Madeira Controlada.

Classificação da madeira

A classificação comercial da madeira leva em consideração dois fatores principais: sua resistência e a incidência de defeitos.

A resistência da madeira se relaciona com a espécie da qual ela é oriunda. Madeiras duras são obtidas de árvores frondosas e que têm crescimento lento. É o caso, por exemplo, do ipê, da aroeira e do carvalho. Árvores coníferas, por sua vez, proporcionam madeiras mais macias. Este é o caso do pinho e do eucalipto.

Já a quantidade de defeitos determina a classe da madeira. A inexistência de defeitos estruturais determina uma madeira de primeira. Uma madeira de segunda é aquele que não atende a apenas um dos critérios.

São entendidos como defeitos: nós, curvaturas, deformidades na medula e fendas.

Os principais tipos de madeira são:

  • Cedro;
  • Cerejeira;
  • Cumaru;
  • Eucalipto;
  • Freijó;
  • Imbuia;
  • Itaúba;
  • Ipê;
  • Jacarandá;
  • Jatobá;
  • Mogno;
  • Paricá;
  • Pinus.

Cada um destes tipos têm aplicações específicas na construção de madeira.

Cases de construção de madeira

Alguns projetos de arquitetura têm começado a utilizar madeira como elemento estrutural.

Um exemplo muito notório de construção de madeira no Brasil é o Edifício Amata, previsto para ser concluído até 2020, em São Paulo.

Com 13 pavimentos, o Edifício Amata terá área total de 4,7 mil m². A proposta do empreendimento, cuja estrutura será totalmente em madeira, é ser uma floresta urbana habitável.

construção de madeira

Outro exemplo de construção de madeira é a Vila Taguaí, também em São Paulo. São oito casas totalmente em madeira oriunda de regiões de manejo sustentável na Amazônia.construção de madeira

A Casa Tijucopava, por sua vez, na cidade do Guarujá, alia construção de madeira e concreto. A madeira proporcionou leveza à estrutura, que se apoia num terreno muito íngreme em meio à Mata Atlântica. Além disso, a leveza proporcionou grandes vãos à residência.

construção de madeira

Há, ainda, muitas outras referências de construção de madeira no Brasil e no Exterior que podem servir de inspiração para construtores e arquitetos.

Dicas para construção de madeira

Seguir algumas dicas pode otimizar o uso de madeira em construções de todos os tipos. Confira:

  • Reduzir a incidência do sol com sombreamento;
  • Promover isolamento de fontes de umidade;
  • Realizar impermeabilização e impedir absorção de água por capilaridade;
  • Optar por madeiras com teor de umidade compatível ao meio de aplicação;
  • Adquirir madeira com durabilidade natural compatível à classe de risco requerida ou com tratamento químico adequado;
  • Desenvolver soluções específicas para locais em que haja condensação de água;
  • Dimensionar adequadamente as peças de madeira para evitar o aparecimento de fissuras;
  • Proteger os topos das peças de madeira;
  • Preferir peças com dimensões transversais menores;
  • Tratar elementos metálicos em contato com a madeira contra corrosão.

Conclusão

São praticamente infinitas as possibilidades de uso da madeira na Construção Civil. Para qualquer que seja a construção de madeira, no entanto, é preciso atentar para alguns detalhes.

Dentre eles, a escolha da madeira adequada para cada caso. É importante, ainda, exigir a certificação de origem do material adquirido.

Caso este conteúdo tenha sido interessante para você, não deixe de comentar, curtir e compartilhar em suas redes sociais.