Concurso para engenheiro civil: quais existem e como concorrer

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

12 de março 2019| 11 min. de leitura

Compartilhe
Concurso para engenheiro civil: quais existem e como concorrer

Estabilidade, benefícios e bons salários são motivos que explicam o interesse crescente de muitos trabalhadores em seguir carreira no funcionalismo público. Isso não é diferente com que busca concurso para engenheiro civil.

As oportunidades para esses profissionais são variadas e podem estar em órgãos federais, estaduais ou até mesmo em concursos das prefeituras municipais.

Mas para alcançá-las, há um obstáculo no meio do caminho a ser superado: um concurso para engenheiro civil bastante concorrido.    

É justamente esse o tema do nosso post de hoje.

Quer saber mais sobre concurso para engenheiro civil?

concurso para engenheiro civil

Então, siga conosco:

Por que investir em um concurso para engenheiro civil?

Há uma série de vantagens associadas ao trabalho concursado.

Confira algumas:

concurso para engenheiro civil
  • O pagamento de direitos trabalhistas – como férias e décimo terceiro salário – seduz muitos profissionais liberais. Afinal, além de não ter acesso a esses benefícios, os engenheiros autônomos precisam arcar com custos como previdência
  • Também há pontos favoráveis com relação ao acesso às oportunidades. O profissional não depende de indicações ou de conhecimentos pessoais para conseguir uma vaga. Também não há discriminação de idade, sexo, classe social ou religião. O que conta, efetivamente, é o resultado da prova
  • Jovens sem experiência profissional e pessoas acima dos 40 anos, que sofrem com dificuldade de recolocação na iniciativa privada, têm em concurso para engenheiro civil uma chance para conquistar um bom emprego
  • Há cargos disponíveis nas mais variadas atividades, não apenas em funções burocráticas. Um engenheiro civil que aprecia o frisson do canteiro pode, por exemplo atuar fiscalizando obras
  • O clima organizacional no funcionalismo público costuma ser menos competitivo do que na economia privada
  • Os funcionários públicos desfrutam de um sistema próprio de aposentadoria. Embora variável nos âmbitos federal, estadual e municipal, a aposentadoria dos funcionários públicos costumam ser mais elevadas em comparação com a dos trabalhadores da iniciativa privada
  • Os funcionários públicos possuem uma carga horária fixa e raramente cumprem horas extras. Tal condição permite a esses profissionais dispor de maior qualidade de vida.
  • Os funcionários públicos desfrutam de sistemas de promoção de cargos e salários e progressão por tempo de serviço. Em grande parte das secretarias, autarquias, fundações, empresas e de outros órgãos públicos, vigoram processos de avaliação de competência como critério para a ascensão profissional.
https://www.youtube.com/watch?v=ZDuL8s2dxno

As desvantagens de trabalhar no funcionalismo público

Como sempre, nem tudo são flores. Vou te mostrar alguns aspectos negativos relacionados ao trabalho no setor público:

concurso para engenheiro civil
  • O tempo de aprovação costuma ser longo. Ser aprovado em um concurso para engenheiro civil não significa contratação imediata
  • O salário é determinado por lei. Diferente do que ocorre em empresas privadas, não existe negociação com a chefia para pedir aumento, por melhor funcionário que você seja
  • Embora haja estabilidade, há casos de atrasos de salários também no setor público, especialmente nas esferas municipal e estadual. Você deve se lembrar, por exemplo, do colapso financeiro recente ocorrido em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, não é mesmo?
  • Em função da falta de recursos municipais, estaduais e federal, a oferta de vagas tem sido menos generosa. Muitos novos concursos públicos para engenheiro civil têm sido protelados

Como os concursos públicos funcionam?

O concurso público para engenheiro civil é a principal forma de ingresso na carreira pública e eles são divulgados por meio de edital de abertura. Então, os candidatos aprovados nesses processos seletivos, e que estejam em dia com as exigências legais, são nomeados servidores públicos.

Com isso, assumem seus cargos por tempo indeterminado.

Em geral, depois de passar pela prova, quem passa em um concurso público para engenheiro civil precisa cumprir três anos de estágio probatório, que funciona como uma espécie de período de avaliação.

concurso para engenheiro civil

Mas a etapa mais difícil de todo esse processo é, sem dúvidas, a prova. Então, diante da alta concorrência, passar em um concurso público para engenheiro civil é um privilégio para poucos. Ou seja, exige muito empenho e dedicação.

Dicas para te ajudar a passar no concurso para engenheiro civil

Uma recomendação importante para quem vai prestar concurso para engenheiro civil é ler o edital cuidadosamente. Afinal, é nele que estão todas as informações sobre o processo, incluindo o conteúdo que será exigido na prova.

No vídeo abaixo você pode conferir dicas para dominar o edital de abertura do seu concurso para engenheiro civil. Por isso, dê uma olhada.

https://www.youtube.com/watch?v=HY1iFnwkDmM

Outras dicas de ouro para passar em concurso para engenheiro civil são:

  • Estude provas equivalentes realizadas em anos anteriores. Assim, faça muitos simulados;
  • Elabore um plano de estudos realista. Então, organize-se e não tenha preguiça;
  • Defina um local de estudo tranquilo;
  • Mantenha o foco. Não adianta estudar para todo e qualquer concurso para engenheiro civil. Por isso, atirar para todos os lados não é uma estratégia eficaz para quem quer passar em um concurso para engenheiro civil;
  • Invista em um bom material de apoio. Busque boa bibliografia de referência para te ajudar nos estudos. Uma dica é o livro “1.000 Questões Comentadas de Concursos em Engenharia Civil“.

Confira o webinar do Buildin sobre como passar em concurso para engenheiro civil realizado com especialistas no assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=AtsIPN-2FV8

Concurso para engenheiro civil: os principais

No momento, não há muitos concursos públicos em andamento. No entanto, a expectativa é a de que, em breve, novos editais sejam publicados.

Assim, para se manter sempre atualizado, vale ficar de olho em publicações específicas, como a Folha Dirigida.

concurso para engenheiro civil

Ainda assim, você pode conferir a seguir uma breve lista com alguns concursos para engenheiro civil previstos ou em andamento. Todos eles têm vagas para engenheiros civis e provas previstas para acontecer no início de 2019:

Departamento de Água e Esgotos de Santana do Livramento – Rio Grande do Sul

Esse concurso para engenheiro civil tem vagas para três cargos de níveis médio e superior nas funções de Engenheiro Civil, Engenheiro de Automação e Topógrafo. Mais informações na página do DAE.

Prefeitura de Serra Negra, São Paulo

Ao todo são 21 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior, incluindo para engenheiro civil. Mais informações podem ser obtidas na página do organizador do concurso.

Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE-SP)

O órgão encaminhou um pedido de concurso público com 329 vagas para análise da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Vale lembrar que a autarquia não realiza concursos há quase onze anos. Assim, as vagas, nesse caso, são para nível superior em diferentes áreas, incluindo arquitetos e engenheiros. Por isso, se trata de um concurso para engenheiro civil

Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan)

São 51 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mais detalhes na página do organizador do concurso.

Aeronáutica do Brasil

O concurso público busca preencher 20 vagas em cargos de nível superior para oficiais engenheiros nas especialidades de engenharia civil (3), de computação (3), eletrônica (3), elétrica (3), mecânica (3), metalúrgica (1), química (1) e de Telecomunicações (3). Por isso, mais informações podem ser obtidas na página do concurso.

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Ao todo são 50 vagas disponíveis, além de formação de cadastro de reserva, para a carreira de analista de gestão de resíduos sólidos. Para engenheiros civis são oito vagas oferecidas. Assim, consulte diretamente o edital do concurso para obter mais detalhes.

No vídeo abaixo você pode entender mais sobre concursos públicos para engenharia. Então, não deixe de ver!

Conclusão

O objetivo desse post foi fazer um panorama sobre as oportunidades de concurso para engenheiro civil no setor público.

Assim, antes de concluir, gostaria de indicar a leitura de três textos bem interessantes publicados pelo Buildin.

O primeiro deles aborda as tendências de carreira na engenharia civil, incluindo quais novas habilidades e conhecimentos serão demandados dos profissionais no futuro.

Igualmente, também recomendo a leitura do post recém-publicado sobre o salário dos engenheiros civis em diferentes estágios da carreira.

Como manter-se atualizado é fundamental, sugiro que confira o post “O futuro da construção civil: tendências para 2019“, que traz as perspectivas do mercado para esse ano.

Esse artigo foi útil para você? Se curtiu, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.