5 dicas para aumentar a sua competitividade no mercado imobiliário

Fábio Garcez

Fábio Garcez

Fábio Garcez é Administrador e empresário apaixonado por vendas digitais focadas no Mercado Imobiliário. Ele é CEO do Grupo Alfama. Uma das empresas do Grupo, o Construtor de Vendas vem revolucionando o mercado imobiliário brasileiro através de uma plataforma que acompanha a jornada completa do cliente, tema em que Fábio se especializou nos últimos anos.

8 de fevereiro 2021

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Você já deve ter em mente, como corretor, que o seu foco principal é aumentar sua competitividade no mercado imobiliário, a fim de alcançar o maior número de vendas, correto? Mas nós dois sabemos que o mercado é super acirrado, o que pode acabar ocasionando dúvidas sobre como ser competitivo em um ambiente com cada vez mais concorrentes. 

Além disso, os clientes estão em fase de mudança, cada vez mais exigentes no momento de compra ou venda de imóveis. Você, como profissional do mercado, tem o dever de estar, diariamente, se aprofundando nos estudos do mercado e conferindo as novidades. Dessa forma, não perder para a concorrência se tornará mais fácil. 

Entretanto, é quase que impossível conseguir destaque, entre tantas outras empresas, sem criar estratégias para isso. Pensando nisso, criei este artigo. Aqui, você verá dicas fundamentais e extremamente práticas que te auxiliarão a potencializar aspectos profissionais e otimizar os seus resultados. Vamos lá? 

1. Aprenda com a concorrência 

Aprender com a concorrência não é um erro, muito menos um sinal de fraqueza. Com muita certeza, eles possuem lições valiosas e que poderão ajudar a sua empresa e aumentar a sua competitividade no mercado imobiliário. Assim, é preciso observar seus concorrentes para ter alguns insights essenciais, a fim de solucionar ou potencializar questões do seu negócio. 

Aprender com a concorrência não é um erro, muito menos um sinal de fraqueza

É válido ressaltar a importância de acompanhar as redes sociais, o relacionamento com o público-alvo, as notícias e até mesmo observar o desempenho dos principais concorrentes em outras plataformas.

Separei algumas decisões essenciais e que podem ser tomadas de maneira mais inteligente: 

  • precificação dos produtos imobiliários;
  • ideias para campanhas de marketing;
  • identificação de oportunidades;
  • otimização de estratégias de atendimento. 

Para seu melhor entendimento, a ideia principal aqui não é copiar, mas sim antecipar possíveis passos dos concorrentes, reconhecer o seu lugar no mercado e planejar táticas para superá-los. 

2. Construa um bom portfólio 

Graças ao avanço tecnológico e com a transformação digital, a internet facilitou as pesquisas e, consequentemente, acabou por melhorar o poder de decisão dos consumidores. Uma das principais consequências deste fato, no mercado imobiliário é que os clientes estão cada vez mais criteriosos e valiam diversos itens para escolher o imóvel ideal. 

Empresas que possuem um portfólio variado, que conta com propriedades de qualidade e que atende às variadas necessidades do público-alvo, conseguem um maior destaque no setor.

Dessa forma, algumas dicas que você pode pôr em ação para melhorar a captação de imóveis são: 

  • estude regiões de interesse (é recomendado que você pesquisa sobre quais bairros receberão obras ou investimentos nos próximos meses);
  • conheça a persona do seu negócio (comportamento, poder aquisitivo, expectativas);
  • invista em networking (atualmente, é mais fácil encontrar melhores oportunidades se você possuir boas conexões).

3. Realize a captação de clientes de forma diferenciada

É um fato: se você busca otimizar a competitividade de mercado, é preciso compreender as melhores formas para captar clientes. Assim, é necessário observar a concorrência, os resultados obtidos pela sua empresa e o retorno dos clientes para desenvolver maneiras criativas de atrair mais pessoas interessadas em fechar negócio. 

Você dispõe de recursos tecnológicos? Então, aproveite-os! Um dos passos essenciais para a potencialização da captação de leads é o investimento no site da sua incorporadora ou loteadora, por exemplo.

Realize a captação de clientes de forma diferenciada

Além do mais, você já deve imaginar que as pessoas buscam na internet quando necessitam comprar ou alugar imóveis. É dessa forma que entendemos a importância de um site de fácil acesso durante a navegação. 

Para que isso aconteça, é fundamental o uso de textos, imagens de qualidade e um site responsivo. Ou seja, que se adapte a telas de diferentes tamanhos. Uma ideia muito usada atualmente são os anúncios em portais imobiliários, pois recebem um número grande de visitantes diários. 

Por isso, é preciso ressaltar que atrair novos clientes não é somente o que você deve fazer. Você deve também adotar medidas para reter os antigos, ou seja, potencializar a fidelização. Ocasionado por essa prática, pode haver um aumento no número de indicações para a sua empresa. Isso acontece porque clientes satisfeitos com o serviço da sua incorporadora ou loteadora, indicarão seu negócio para amigos e familiares, o que pode aumentar a sua carteira de clientes. 

4. Esteja por dentro das tendências do mercado 

Você tem acompanhado as principais tendências do mercado imobiliário para o próximo ano? Se você busca avaliar quais transformações podem atingir e causar um impacto direto no seu público-alvo, então é necessário estar por dentro dessas mudanças. Além disso, isso te auxiliará no momento de planejar o investimento nessas mesmas mudanças. 

O mercado vem se transformando de acordo com a mudança dos seus consumidores. Por isso, é válido salientar que, para uma empresa do ramo, se apegar demais ao passado e não buscar se adaptar às novas estratégias é um risco muito grande, podendo perder lugar no mercado. 

Esteja por dentro das tendências do mercado

Além do mais, você já pôde observar um pouco acima que os consumidores estão sempre em processo de mudança, por isso é necessário sempre estar em busca de soluções para conseguir oferecer boas experiências. Existem várias maneiras de acompanhar as tendências do mercado. Por exemplo:

  • acessar sites e blogs especializados;
  • seguir perfis de referências do mercado e áreas relacionadas;
  • buscar e analisar índices. 

5. Invista em marketing imobiliário

É comum ver muitas empresas do próprio ramo imobiliário realizarem bons anúncios. Isso não é mais um diferencial. Se você busca alcançar o sucesso na área, precisa ter como objetivo o interesse dos clientes e criação de um relacionamento de confiança. Dessa forma, é essencial o investimento em estratégias de marketing imobiliário. 

Através de um bom planejamento de marketing, as medidas que fazem mais sentido e, possivelmente, trarão maiores resultados para a sua incorporadora ou loteadora serão definidos. As principais ações englobam: 

  • criação de conteúdo nas mídias sociais;
  • melhoria nos vídeos, fotos e imagens da imobiliária;
  • desenvolvimento de landing pages;
  • otimização do site próprio;
  • investimento em anúncios pagos. 

Tornou-se uma boa prática o desenvolvimento de conteúdos de valor sobre o mercado. Além disso, artigos, e-books e blog posts com dicas e informações fundamentais para o seu público-alvo contribuem para o fortalecimento da empresa e aumentam a taxa de atração de novos clientes. 

Para que surtam um efeito real, esses materiais precisam considerar problemas, dificuldades e interesses das personas da empresa. 

Conclusão 

Chegando ao fim de mais um conteúdo, pudemos concluir que, cada vez mais, é preciso se preparar para lidar com a competitividade no mercado imobiliário. Isso se deve em partes pelas transformações frequentes nos novos consumidores. Além do mais, foi perceptível a necessidade que as empresas têm para se adaptar ao mercado e não ficar atrás da concorrência. 

A partir deste blog post, você pôde conferir algumas dicas super relevantes para quem busca dar os primeiros passos e se adaptar à competitividade no mercado imobiliário. Espero que, a partir deste conteúdo, você tenha entendido um pouco mais sobre como desenvolver técnicas e estratégias para aumentar sua competitividade no mercado. 

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