Como usar as redes sociais na construção civil

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

15 de julho 2016| 4 min. de leitura

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Como usar as redes sociais na construção civil

Manter o relacionamento ativo com seus públicos-alvo é fator essencial e indiscutível para garantir a presença no mercado da construção civil.

O atual desafio da construção civil é fazer o uso adequado e eficiente dos canais de redes sociais levando aos diferentes públicos informações relevantes sobre os empreendimentos imobiliários. De acordo com a pesquisa divulgada pelas empresas comScore e Shareablee em setembro em 2014, o Brasil é o país latino com maior número de visitantes diários em redes sociais. São cerca de 30 mil – pouco menos da metade do total de 60,5 mil usuários do continente. Antes de realizar a compra de um imóvel, os clientes costumam fazer pesquisas na internet em busca de informações e experiências de outros consumidores. Diante deste novo cotidiano, a construção civil precisa estar muito bem preparada para utilizar eficazmente todos os recursos disponíveis na internet. A exposição das empresas e marcas nas redes sociais viabiliza a concretização de novos negócios e gera resultados efetivos para todas as partes envolvidas. Além de ampliar os formatos de propaganda e interação com o público, as redes sociais permitiram ao consumidor um maior poder de escolha, pois suas decisões de compra são fortemente influenciadas por críticas, opiniões e reclamações de conhecidos ou terceiros.

Assim como as organizações de outros setores, a construção civil deve definir estratégias e conteúdos específicos para garantir a presença ativa nas redes digitais. Para ajudá-lo neste processo, listamos aqui dicas essenciais para promover o seu empreendimento e obter melhores resultados. Rede: entenda as especificidades de cada rede digital, de que modo as empresas estão presentes e qual é o melhor comportamento a ser adotado. Público: estude o perfil das pessoas presentes em sua rede. Faixa etária, sexo, classe social. Analise o que elas procuram, querem e desejam. Descubra qual é a forma de tratamento ideal para que estas se tornem parceiras e seguidoras de sua marca. Social: Interaja ativamente com seus públicos. Estabeleça diálogos que permitam o envolvimento de seus prospects e clientes. Ao invés de simplesmente responder, vá além e ofereça soluções que resultem em satisfação. Entenda o que os clientes pensam a respeito dos seus empreendimentos. Interação: Mantenha um canal de diálogo aberto com as pessoas. Demonstre que a sua empresa está acessível e disposta a responder prontamente a uma crítica, dúvida ou elogio. Convide seu cliente a colaborar com ideias em novos projetos e lançamentos.

Não deixe de fornecer todas as informações necessárias ao público, como dados institucionais, site, endereço e canais de contato. Conteúdo: É o conteúdo que promoverá o engajamento e as interações com seus clientes. Por isso, defina uma matriz com todas as categorias de temas relacionados ao seu negócio que possam ser interessantes para o público. É extremamente importante manter a atualização contínua da rede com conteúdos de qualidade. Acompanhe tendências e faça um planejamento mensal de publicações. Vale ressaltar que o novo consumidor tem voz ativa e grande poder de influência sendo capaz de compartilhar em grande escala conteúdos e opiniões a favor ou contra a construção civil. Lembre-se, as redes sociais são poderosos canais de comunicação para aproximar a construção civil de seu público. Explore suas possibilidades e obtenha resultados efetivos em seu negócio.