Fluxo de Caixa – Tomada de decisão com mais assertividade

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

2 de outubro 2014| 6 min. de leitura

Compartilhe
Fluxo de Caixa – Tomada de decisão com mais assertividade

Você já sabe que precisa de um excelente sistema gestão para fazer a gestão de caixa na sua construtora ou incorporadora, conforme falamos no post  “Como fazer a gestão do fluxo de caixa da sua incorporadora ou construtora” aqui no blog. Agora, para escolher uma boa solução de apoio a tomada de decisão, o que este software precisa ter para garantir um fluxo de caixa confiável e facilitar a análise das informações? Como fazer do fluxo de caixa uma ferramenta de apoio a decisão?

Vamos ajudá-lo a responder estas dúvidas, listando 5 funcionalidades essenciais que um sistema deve ter para fazer uma boa gestão de fluxo de caixa na sua construtora ou incorporadora.

#1 Integração em tempo real das ações que impactam o fluxo de caixa

Um bom sistema de gestão de obras deve fazer a integração com o fluxo de caixa e atualizar os valores a realizar e realizados em tempo real. Veja como fica o processo de integração das informações das obras:

  • O pedido de compras atualiza as previsões de pagamento de acordo com as condições de pagamento do pedido.
  • O recebimento de um produto ou material é registrado no sistema através da nota fiscal, e gera um ajuste no valor a realizar.
  • Os valores dos contratos de prestação de serviço atualizam os valores como previstos.
  • O pagamento de um serviço ou produto alimenta o valor realizado.
  • O contrato de vendas reflete nos valores a realizar, de acordo com as condições estabelecidas com o cliente.
  • Quando o cliente efetua os pagamentos dos títulos os valores passam a compor o valor realizado.
  • Caso sejam efetuados financiamentos para realização da obra, os valores das parcelas também atualizam os valores a realizar (parcelas em aberto) e realizados (parcelas pagas).

Assim o gerente financeiro tem certeza que as informações estão atualizadas e refletem a situação real da obra, da empresa ou grupo de empresas.

#2 Rastreabilidade dos Dados

Com o sistema integrado é possível emitir um relatório com a visão detalhada dos títulos e contratos e verificar rapidamente a origem do lançamento. Chega de perder tempo com a incerteza da informação!

#3 Facilidade na escolha, apresentação e  detalhamento do fluxo de caixa

Com um software de gestão integrado, você tem a possibilidade de extrair informações detalhadas ou resumidas. Você pode escolher como quer visualizar os relatórios de fluxo: de uma obra, de uma empresa ou do grupo de empresas, ou ainda para um plano de contas financeiro criado de acordo com a sua necessidade.

Em todos os relatórios você pode escolher se deseja apresentar os valores realizados  ou os valores a realizar. Outra opção que um bom fluxo de caixa para construtoras deve ter é a visão dos valores comprometidos, que é a soma dos valores a realizar e realizados.

Poder escolher a periodicidade do fluxo de caixa é outro recurso fundamental: mensal, quinzenal, semanal, diário são opções que devem estar a seu dispor. Uma outra flexibilidade importante é a possibilidade de desconsiderar as previsões dos clientes inadimplentes, pois estas informações acabam  distorcendo a análise financeira.

Agora pare e imagine a quantidade de planilhas que você teria que criar para conseguir esta mesma visão de fluxo? Com o sistema integrado, você ganha muito tempo, não é mesmo?

#4 Utilização do fluxo de caixa para diferentes análises

Ao implementar um software de gestão especializado de construtoras e incorporadoras, você pode avaliar o impacto de cada obra no caixa da empresa, comparando o fluxo de caixa comprometido com o cronograma de desembolso da obra.

As sobras de caixa podem ser identificadas pela comparação do fluxo de caixa realizado com o relatório de planejamento da engenharia. E esta sobra ser rapidamente alocada em outras obras. Você tem à sua mão também uma visão a médio e longo prazo do seu negócio e pode antever o quanto precisa ter disponível pra sustentá-lo.

#5 Acesso móvel

Um bom sistema de gestão especializado em obras deve possibilitar o acesso móvel no canteiro de obras. Assim as medições, apontamentos de horas, consumo de material são informadas diretamente no sistema através de um tablet ou smartphone. Com a eliminação do uso de papel, você terá informações refletidas no fluxo de caixa com maior rapidez, precisão e segurança.

Com todos estes recursos em um sistema de gestão especializado em obras você terá  a sua construtora ou incorporadora na mão. Sua gestão de caixa será mais eficiente e suas ações serão mais certas. Você terá no fluxo de caixa uma verdadeira ferramenta de apoio, que dará todas as condições para apoiar a direção com precisão.