Checklist projeto arquitetônico: o que não pode ficar de fora

Monica Castro Moura

Escrito por Monica Castro Moura

1 de agosto 2022| 11 min. de leitura

Compartilhe
Checklist projeto arquitetônico: o que não pode ficar de fora

Um projeto arquitetônico é como o roteiro de uma construção: cada etapa deve executar o que foi planejado previamente, sem margem para improviso ou adaptações. Seja para evitar problemas de ordem funcional ou para materializar à risca uma concepção, é preciso colocar em prática o que está no papel.

Um projeto arquitetônico, portanto, é um dos investimentos mais importantes de quem se propõe a construir um empreendimento. Neste artigo você pode entender melhor o que é e para que serve um projeto arquitetônico, com a descrição de suas etapas e requisitos básicos.

Aqui você também confere alguns conceitos e processos essenciais à elaboração de um projeto. E agora, que tal ter em mãos uma checklist com o que não pode ficar de fora do seu projeto arquitetônico?

Mais do que atender normas regulamentadoras e exigências legais, a tabela abaixo foi pensada para você conciliar com sucesso as expectativas do seu cliente e as melhores práticas antes e durante a construção.

Observe os tópicos do checklist projeto arquitetônico e acompanhe o post até o final para aprender sobre a importância de cada um no processo!

Resumo em tabela: checklist projeto arquitetônico

NÃO PODE FALTARO QUE ÉRESULTADO
LevantamentoVisita de campo e avaliação prévia do local da obra. É a análise técnica da viabilidade do empreendimento.Obtém-se relatório técnico com tudo o que pode ou não pode se edificar em determinado local.
BriefingEntrevista para entender objetivos e necessidades do cliente, apresentar opções, validar escolhas.Ajusta as expectativas do contratante, proporciona uma estimativa de custos e prazos para a obra.
Viabilidade financeiraEstudo para garantir se o desejo do cliente pode ser executado dentro da sua realidade orçamentária.Confirma a possibilidade de executar tudo o que o cliente planeja ou se há necessidade de redimensionar o projeto.
AnteprojetoDetalhamento de todos os ambientes, suas articulações e mobiliário em planta baixa e maquetes eletrônicas.Evita que o espaço projetado seja inviável em relação à mobília e garante que o cliente saiba como será o resultado final do seu investimento.
Projetos complementares compatíveisDiretrizes determinadas por outras áreas técnicas que complementam o projeto arquitetônico e auxiliam na funcionalidade da construção.Atende-se às necessidades de cada disciplina na obra e promove-se a resolução de eventuais conflitos construtivos entre elas.
Projeto legalProcesso de aprovação junto aos órgãos competentes para que a obra seja autorizada e tenha início.Comprova-se que o projeto atende as exigências legais e pode ser construído.
Projeto executivoÉ o documento que contém todo o detalhamento construtivo e que será considerado pela construtora para iniciar a obra.É quando o projeto sai do papel para virar realidade, com o suporte de todo o memorial descritivo com indicações dos materiais e quantidades a serem empregados no projeto.
Acompanhamento técnico da obraFiscalização dos profissionais contratados e supervisão dos serviços durante o andamento da obra.Garante mais qualidade e assertividade na execução dos trabalhos.

Levantamento

O levantamento de dados pode começar com as informações da matrícula do imóvel e a visita de campo ao local da obra. É quando são observadas as dimensões do terreno, posição do sol, topografia, infraestrutura da região e vizinhança.

Também devem ser analisados os parâmetros urbanísticos de acordo com o Plano Diretor do município. Recuos exigidos, altura máxima, uso do solo e taxa de ocupação, por exemplo. A partir deste trabalho, o projeto contará com um relatório técnico que contém tudo o que pode ou não pode se edificar naquele local. Em resumo, esta análise técnica traz informações da viabilidade do empreendimento.

Briefing

Você precisa entender tudo o que o cliente busca com a construção, seja o projeto residencial, comercial ou industrial. Esse contato próximo vai esclarecer os objetivos e necessidades do contratante (quantidades e tamanhos de pavimentos, número de quartos, banheiros, salas e cozinhas, por exemplo).

Assim, essas informações gerais são importantes para estimar o custo da obra, metragem e previsão de conclusão.

Após apresentar o conceito do projeto e propostas de arquitetura, também é fundamental validar escolhas, considerar as observações do cliente e ajustar eventuais modificações.

Viabilidade financeira

Os estudos de viabilidade financeira é necessário para garantir que o desejo do cliente seja executado dentro da realidade orçamentária dele. Com atenção ao orçamento disponível, o arquiteto poderá avaliar se é possível executar aquilo que o contratante propõe ou se há necessidade de redimensionar o projeto.

Uma vez aprovado o orçamento, a fase seguinte é o acordo contratual. É preciso detalhar a prestação do serviço e as obrigações do cliente e do escritório de arquitetura na relação.

Anteprojeto

É a etapa que consolida as informações anteriores em uma proposta gráfica, quando são definidas a estrutura da edificação, além das plantas de cobertura, cortes e fachadas. A planta baixa da edificação deverá detalhar todos os ambientes, suas medidas e a integração entre eles. Isto permite uma compreensão das dimensões de cada espaço e suas articulações, mostrando quais áreas estarão disponíveis para circulação e acomodação de mobílias.

O anteprojeto evita que se construa um espaço incompatível com seu mobiliário. Um salão de jogos, por exemplo, precisa comportar o acesso de uma mesa de sinuca e o espaço de circulação ao seu redor durante as partidas. Portas, aberturas de janelas e corredores podem encontrar obstáculos quando o projeto não prevê a mobília.

Atenção: o cliente deve ter participação efetiva na consolidação do anteprojeto para não ser surpreendido nas etapas seguintes. Todas as solicitações de mudança devem ser realizadas, preferencialmente, neste momento. Caso contrário, alterações futuras poderão significar retrabalho e custos adicionais ao contratante.

Dica: uma maquete eletrônica permite uma visualização rica em detalhes de como a obra ficará, mesmo que o empreendimento ainda esteja em fase de projeto. É uma garantia de que o cliente saiba como será o resultado final do investimento dele.

Projetos complementares compatíveis

Projetos complementares são caracterizados por outras áreas técnicas indispensáveis aos sistemas que existirão dentro de um projeto arquitetônico. Por exemplo: projetos hidrossanitários, elétricos, de paisagismo, etc.

Ou seja, cada projeto complementar precisa ser analisado e ajustado para que tenha compatibilidade com o projeto arquitetônico e não resulte em conflitos construtivos durante a execução da obra.

Projeto legal

O projeto legal pode ser resumido pelo processo de aprovação junto aos órgãos competentes para que a obra seja autorizada e tenha início. Esta etapa deve ocorrer, preferencialmente, após a certificação da capacidade orçamentária do cliente.

Afinal, não faz sentido avançar nos aspectos burocráticos se o contratante não tiver interesse em dar continuidade ao projeto. 

Caso o cliente queira apenas dar início à elaboração de um projeto e não tenha interesse de começar a obra imediatamente, o projeto legal pode ser providenciado em outro momento.

Projeto executivo

É o documento mais importante do processo de construção, pois reúne memoriais, desenhos, especificações e todo o detalhamento construtivo para a correta execução da obra. O arquiteto faz constar nesse projeto os materiais utilizados, sistemas construtivos, pontos hidráulicos, estruturas gerais, entre outros aspectos. 

As pranchas detalhadas do projeto executivos são enviadas ao canteiro de obras. É quando o projeto sai do papel para virar realidade.

Acompanhamento técnico da obra

Esta etapa não é uma imposição normativa, ok? Mas saiba que o acompanhamento da obra por parte do arquiteto é fundamental para o sucesso do projeto. A fiscalização dos profissionais contratados e a supervisão dos serviços vão garantir mais qualidade e assertividade na execução dos trabalhos. As visitas podem ser agendadas com antecedência ou realizadas conforme as necessidades das equipes no local.

Conclusão

Cada projeto arquitetônico tem suas particularidades e deve ser adaptado conforme as preferências e necessidades do cliente, mas este checklist projeto arquitetônico traz procedimentos indispensáveis para o empreendimento sair do papel conforme o planejado.

Não basta criatividade e conhecimento técnico para um projeto arquitetônico ser bem-sucedido em sua função. Entender os desejos do contratante e ter atenção às limitações orçamentárias e legais da obra são condições fundamentais no processo.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais! Espalhe estas informações para o maior número de pessoas interessadas em entender as práticas de controle financeiro numa construtora.