Captação de leads no mercado imobiliário: diferentes formas de fazer

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

3 de setembro 2021| 12 min. de leitura

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Captação de leads no mercado imobiliário: diferentes formas de fazer

O cliente é a alma de qualquer negócio, disso nós sabemos. Ele, afinal de contas, é o grande protagonista de toda empresa. E, para garantirmos uma carteira de clientes eficiente e assertiva, é essencial que nós saibamos como, antes de tudo, como fazer a captação de leads no mercado imobiliário.

Com uma qualificação adequada e um acompanhamento fiel, esses leads se tornarão seus futuros clientes. Mas, primeiramente, eles devem ser abordados e cair no seu Funil de Vendas corporativo. Isso é o que nós chamamos de captação de leads no mercado imobiliário.

No texto de hoje, em parceria com o CV – Construtor de Vendas, você vai conhecer mais sobre o processo de captura de leads. Além de descobrir os principais conceitos e sua relevância para o mercado, você aprenderá como realizar uma ótima captação de leads no mercado imobiliário.

E então, quer saber mais? Venha com a gente!

O que é um lead?

Resumidamente, lead é o potencial cliente da nossa empresa. Ou seja, ele é um contato na nossa base de dados que ainda não foi convertido em consumidor do produto ou serviço.

Dessa maneira, podemos dizer que o lead é alguém que já teve algum contato com você. Ele pode ter deixado seu nome, número de telefone, e-mail ou qualquer outro dado relevante para a empresa, que sirva como forma de contatá-lo. Um lead, finalmente, é um prospect que cedeu alguma informação para você.

Para captar leads, existem diversas estratégias que você pode utilizar. Por ser uma das nossas principais metodologias de conseguir clientes na era da informação, entender os pormenores da captação é imprescindível para que você se mantenha relevante no mercado imobiliário.

Qual a importância da captação de leads no mercado imobiliário?

Captar novos leads é de extrema importância em qualquer setor. Com o mercado imobiliário, não poderia ser diferente. Esse é o início daquilo que pode e deve ser um relacionamento duradouro entre cliente e empresa.

Através da captação de bons leads, você pode ampliar sua rede de clientes e expandir seus negócios de forma orgânica e estável. E o melhor de tudo isso é que o processo de captação para o mercado imobiliário não precisa ser complicado: você pode utilizar estratégias simples e eficientes para assegurar o sucesso das metas de captação da sua incorporadora.

Captando novos leads, sua empresa consegue:

  • Ganhar mais autoridade no mercado imobiliário
  • Ampliar a visibilidade nas plataformas digitais
  • Estruturar um banco de dados saudável e seguro
  • Educar o setor da construção e todo o público do mercado
  • Adquirir contatos mais qualificados e prontos para a compra

Como você pode perceber, aprimorar a captação de leads na sua incorporadora pode ser um verdadeiro divisor de água para seus processos internos. Por meio dela, você tem mais capacidade para gerar lucros e reinventar sua atividade comercial.

Mas, agora que você já sabe bem quem são os leads e por que sua captação é importante, que tal aprender um pouco mais como de fato atrair novos contatos? Acompanhe com a gente e confira!

Captando leads com efetividade: aprenda!

Atualmente, é importante que a gente saiba antever nossas necessidades e, só assim, supri-las. Coincidentemente, algo muito semelhante acontece com a captação de leads: é essencial que, antes, nós conheçamos bem o mercado, estudemos o público e, então, comecemos a implementar novas estratégias.

Portanto, antes de começar a aplicar as dicas que te daremos hoje, você deve:

  • Realizar uma pesquisa de mercado
  • Aprender mais sobre seu público
  • Criar sua buyer persona (personagem que representa seu cliente ideal)

Tendo feito isso, é hora de colocar nossas dicas em prática. Pegue um caderninho, anote seus insights e confira com a gente as melhores formas de realizar uma eficiente captação de leads no mercado imobiliário.

Landing Pages

Landing Page é sinônimo de material rico. Mas você sabe, na verdade, o que elas significam?

As LPs, ou Landing Pages, são espaços dedicados a captar informações de clientes em troca de alguma coisa. Sendo assim, são espécies de páginas que possuem como maior objetivo a captação de novos contatos.

Diferentemente de um site, que busca apresentar sua empresa de forma geral, as Landing Pages possuem objetivos muito mais específicos e pontuais. Elas querem, portanto, que seu lead ceda dados pessoais em troca de algum benefício.

Quando nós falamos que landing page e material rico andam juntos, queremos dizer que as duas coisas estão diretamente ligadas, sabe por quê? Você pode criar sua própria Landing Page para um ebook ou webinar (ambos materiais ricos) e pedir alguns dados do seu prospect para que só então ele tenha acesso ao conteúdo.

BDR: a prospecção ativa que gera vendas

O tradicionalismo não morreu, muito pelo contrário. Está tão vivo quanto sempre esteve, e o BDR é uma prova disso. A função conhecida como Business Development Representative se refere a um tipo de prospecção muito comum no mercado imobiliário: a prospecção ativa.

Dessa maneira, o BDR atua na captação e qualificação de leads por meios mais tradicionais. Dentre suas principais técnicas, apontamos as cold calls, os cold e-mails e muitos outros.

Via de regra, o BDR é o profissional que trabalha com o Outbound Marketing. Diferente do Marketing conhecido como Inbound, o Outbound é mais tradicional e procura abordar diretamente o cliente em vez de trazê-lo até você.

Criação de conteúdo estratégico

Nós falamos anteriormente sobre as Landing Pages e sua importância. Mas, acredite, trocar materiais ricos por contato não é nem de longe a única forma de utilizar o conteúdo para captar leads.

Em verdade, sua produção de conteúdo deve ser majoritariamente gratuita. Isso acontece porque seu lead quer saber que sua empresa se importa com ele e com seu aprendizado, e não apenas quer um novo contato na sua base de dados.

Portanto, aposte nas redes sociais como Instagram, LinkedIn e Facebook. Outras plataformas como Youtube e Tiktok também vêm ganhando notoriedade. Então conheça seu público, entenda qual tipo de conteúdo ele gosta de consumir e aposte nisso. Crie postagens interessantes e vídeos cativantes para que seu lead sinta confiança e seja mais passível de ser captado.

Site e blog: duas armas poderosas

Site e blog são duas coisas muito importantes quando falamos de captação de leads.

O site, em primeira mão, é a cara da sua incorporadora. É através dele que muitas pessoas terão contato com sua empresa e descobrirão melhor sobre os serviços prestados. Sendo assim, é importante que você aposte em boas práticas de SEO e construa seu site com carinho e profissionalismo.

Mas, para além do site, nós já comentamos como as pessoas gostam de conteúdo gratuito. É exatamente nesse ponto que seu blog deve entrar. A partir dele, você pode falar sobre diversos assuntos de forma aprofundada, compilar ebooks e outros materiais ricos, trazer depoimentos e muito mais.

As opções de ação são muitas, só depende de você!

Eventos, feirões e stands

Como nós já dissemos, o tradicional ainda nos rende muitos frutos. E agora é a vez de falar sobre os stands de venda e sua relevância na captação de novos leads.

Por meio de participação em eventos, você constrói a autoridade física da sua marca e mostra que você está presente em ambientes para além do universo digital. Isso é de extrema importância dentro do mercado imobiliário, uma vez que sua relevância é construída com base em padrões mais tradicionais.

Para captar leads no stand de vendas você precisa de um bom Painel de PDV. Com ele, é possível integralizar novos leads com facilidade e acompanhá-los no seu Funil de Vendas. Além disso, você pode também indicá-los um corretor específico e, assim, garantir que ele se mantenha aquecido.

Os stands de venda ainda são uma realidade latente no mercado imobiliário e, por isso mesmo, não podem ser deixados de lado.

Plataformas de gestão comercial

Nossa última dica é também uma das melhores: aposte nas plataformas de gestão comercial para a captação de novos leads. Um bom CRM pode reinventar seu processo de vendas e impulsionar seus números.

Além disso, a plataforma possibilita automação na captação de contatos e integração com as mais diversas soluções imobiliárias do mercado. Tudo isso para assegurar uma gestão completa e efetiva da sua jornada comercial.

Ainda não se convenceu de que o CRM pode ser a resposta para sua captação de leads? É simples! Você pode aprender muito mais no Blog do CV e ficar por dentro do que há de mais novo no setor da construção. Descubra tendências, reescreva processos e conheça mais com a gente!

Conclusão: o que aprendemos hoje?

No artigo de hoje, você pôde aprender mais sobre a captação de leads no mercado imobiliário. Tudo desde suas principais definições até as melhores práticas do setor! Depois de tanto conteúdo, está na hora de colocar seus conhecimentos à prova e começar a estimular a captação de leads dentro da sua incorporadora.

O que você está esperando para tentar? Nós estamos ao seu lado para qualquer dúvida ou necessidade!

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O CRM mais completo do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do Construtor de Vendas.

Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!

 

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