Bulk Data: como facilita a gestão na construção civil

Misael Soares

Escrito por Misael Soares

10 de julho 2020| 14 min. de leitura

Compartilhe
Bulk Data: como facilita a gestão na construção civil

O Bulk Data é um termo pouco conhecido ou pouco falado na construção civil, mas você sabe o quanto o business intelligence tem avançado, não é mesmo? A coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento automatizado de informações nunca foi tão importante para a tomada de decisões de negócios.

Então, nesse caso, com o avanço acelerado da informatização, a construção civil incorpora cada vez mais ferramentas de business intelligence. Entre elas, as Interfaces de Programação de Aplicações (APIs), que podem ser tanto Bulk Data como REST.

Tais APIs interligam diferentes softwares e automatizam a transferência de dados de um aplicativo para outro.  

Estamos falando de uma inovação que traz muita agilidade e segurança ao processamento das informações em avançados sistemas de gestão, como o Sienge Plataforma

Neste artigo eu vou te mostrar  como o Bulk Data e as APIs são essenciais e facilitam muito a vida das construtoras e incorporadoras. 

Ponte para diferentes softwares

As APIs são definidas como um um conjunto de rotinas e padrões inseridos num software para que suas funcionalidades possam ser utilizadas por outros aplicativos. Sendo assim, é uma programação elaborada para que um sistema possa se  integrar a outros sistemas, sem incompatibilidades.

Então podemos dizer que:

A API é uma ponte entre diferentes soluções, compartilhando suas ações, ferramentas padrões e protocolos. 

Processamento de dados em API Bulk Data

Como as APIs moldam as ferramentas modernas

Um sistema operacional como o Windows, por exemplo, possui uma grande quantidade de APIs que permitem aos programadores criar janelas, acessar arquivos e proteger dados. 

Também é comum o uso das APIs nos plugins, os acessórios que complementam as funcionalidades de um programa. Dessa forma, os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem plugins, ampliando as funções do sistema principal.

Com isso elas facilitam o desenvolvimento de programas e aplicações porque o desenvolvedor não precisa conhecer detalhadamente a implementação de todas as partes de um sistema. Só precisa saber como utilizar os serviços fornecidos pelas APIs e como acontece a sua integração com outros elementos do software  principal.

Assim, pense um pouco no que isso significa:

As APIs estão presentes numa quantidade inimaginável de serviços da Web, tais como lojas virtuais, compras de passagens aéreas, reservas de hotéis e nas redes sociais. Twitter, Google, Facebook e outras só funcionam devido ao uso de APIs. Em outras palavras, elas moldam as ferramentas modernas que você usa todos os dias.

Buld Data, Bulk API ou API em massa

Você já deve ter concluído que não é diferente na construção civil, onde as APIs ganham cada vez mais importância nas soluções criadas para o setor. 

Neste sentido, o Bulk Data, Bulk API ou API em massa tem como função processar grandes volumes de dados. Isso significa que a API em massa permite consultar, inserir, atualizar ou excluir um número gigantesco de registros.  

Mas como você bem conhece, o volume de informações na linha industrial da construção civil é imenso e muito dinâmico. Por isso, o Bulk Data é uma ferramenta indispensável em qualquer sistema de gestão para setores complexos como a construção civil.

Diferença importante entre Bulk Data e REST API

A principal diferença da API em REST é que esta é programada para aplicações de clientes em tempo real que atualizam apenas alguns registros por vez.

Graças às APIs, sistemas integrados de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês) como o Sienge evoluíram muito, adquirindo a estrutura de uma plataforma de gestão. 

Como você sabe, o ERP é um software altamente sofisticado que integra todas as áreas das construtoras, tais como planejamento, contabilidade, recursos humanos, engenharia e as demais.

Rede de processamento de dados Bulk Data

O papel do ERP na gestão de construtoras e incorporadoras

Com um ERP, os diferentes setores do negócio funcionam alinhados, compartilhando informações cem por cento do tempo, com dados atualizados e seguros.

Desta forma, sempre que uma informação nova surge num departamento é replicada nos demais, que ajustam seus processos ao novo dado. Tudo automatizado, instantaneamente.

Isso possibilita ao gestor ter em mãos, sempre que quiser, relatórios fidedignos do seu negócio para avaliar o andamento das finanças, das obras, do que for preciso. Veja, então, as principais vantagens de um ERP para as construtoras:

  • qualidade e eficácia;
  • redução de custos;
  • agilidade empresarial;
  • eliminação do uso de interfaces manuais;
  • otimização da eficiência do fluxo e da qualidade da informação dentro da organização;
  • otimização do processo de tomada de decisão;
  • eliminação da redundância de atividades;
  • reduçao dos limites de tempo de resposta ao mercado;
  • redução das incertezas do Lead time;
  • incorpora;ão das melhores práticas, codificadas no ERP, aos processos internos da empresa;
  • redução do tempo dos processos gerenciais;
  • diminuição dos estoques;
  • redução da carga de trabalho por conta da automatização de atividades repetitivas;
  • melhoria no controle das operações da empresa;
  • melhoria na infraestrutura de hardware;
  • aprendizado em TI;
  • adequação ao cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes.

Plataforma de gestão com Bulk Data: a evolução do ERP

A tecnologia progrediu muito e estamos numa fase avançada em termos de sistema de gestão. É o caso do Sienge Plataforma que, com o emprego intensivo das APIs, apresenta-se como uma ferramenta ainda mais robusta, ágil, flexível e prática que o ERP. 

Assim, além de centralizar as informações e coordenar o trabalho dos diversos setores, o Sienge permite ao gestor integrar ao sistema suas próprias ferramentas ou outras ferramentas contratadas. 

Ele consegue integrar múltiplas soluções para aumentar sua produtividade e segurança, operando totalmente na nuvem. Então, em vez de usar programas pesados nas próprias máquinas, você pode acionar o Sienge de qualquer lugar, a qualquer hora. 

30 APIs em uma só plataforma

Também faz uma enorme diferença em relação a outros sistemas a possibilidade de expandir as facilidades do Sienge com o uso de mais de 30 APIs. Com elas, o Sienge pode ser integrado com soluções de CRM ou de acompanhamento de produção no canteiro de obras, por exemplo.

As APIs mais usadas no Sienge Plataforma são as do Cadastro de Unidades, Cadastro de Contratos de Venda e Cadastro de Clientes. Na Engenharia, podemos citar as APIs de Empreendimentos (obras) Orçamentos e tarefas de obras relacionadas ao planejamento.

Qualquer construtora/incorporadora pode conectar ao Sienge outras soluções que já tenha ou venha a adquirir, como o banco de dados dos clientes. Também é o caso do MS Project, muito usado na gestão de grandes projetos e que é integrado sem dificuldades ao Sienge Plataforma. 

Veja as vantagens de algumas integrações específicas ao Sienge Plataforma

Cada tipo de ferramenta oferece uma vantagem específica ao Sienge Plataforma. Então veja quais são elas:

Ferramentas de CRM

Para as ferramentas de CRM, que são Facilita, Suahouse, Anapro e Construtor de Vendas, o objetivo  principal é que uma venda realizada no CRM seja acompanhada e gerenciada dentro do Sienge, como Gestão de Carteira.

Essa integração permite que os cadastros de clientes e corretores sejam atualizados em ambas as ferramentas – Sienge e Solução de CRM, simultaneamente.

Sienge Plataforma

Quanto ao Push, sua vantagem está na automatização de triagens, que resolve centenas de demandas simultaneamente, além da otimização de processos, desde o funil de vendas ao sucesso do cliente.

Agilean

No Agilean, o maior benefício está na facilidade para montagem de uma EAP de planejamento, com base no Orçamento do Sienge. Daí essas EAPs de planejamento do Agilean são exportadas para o Sienge, que faz o vínculo entre o orçamento da obra, elaborado no próprio Sienge, com as tarefas importadas do Agilean, referentes ao planejamento da obra.

Depois do vínculo, os controles de datas, produtividade e avanço físico das tarefas, conforme os apontamentos feitos em campo no Agilean, são exportados para o Sienge.

Isso ocorre em tempo real, pois assim todos os desdobramentos do planejamento e controle da produção possam ser utilizados no Sienge (diário de obras, necessidades de insumos e gestão de custos).

Também acontece a redução de cadastros entre as ferramentas, a redução de tarefas internas e um aumento de segurança na transação dos dados. Por exemplo, o Sienge tem possibilidade de conectar e melhorar a gestão de vendas integrando diversos CRMs de mercado.

Além disso, nos processos de engenharia é possível aumentar a produtividade no canteiro de obras, gerenciando em tempo real e integrando soluções de produtividade, como o Agilean.

Vantagens gerais de integrar suas soluções ao Sienge Plataforma

Não importa qual seja a ferramenta que você vai integrar ao Sienge Plataforma, há vantagens claras em fazer isso, como:

Aumento na segurança dos dados

Como outros benefícios relevantes da plataforma dotada de APIs – Bulk Data ou REST –  podemos citar a redução de cadastros entre as ferramentas. Também a redução de tarefas internas e maior segurança na transação dos dados.

Com as APIs do Sienge, as informações trafegam entre os sistemas com total segurança, desempenho e rastreabilidade. Essa integração com outras soluções ainda evita o cadastro repetido de informações, reduzindo os erros operacionais.

Além disso, com o fluxo de informações automatizado, você aumenta a confiabilidade em seus dados, reduz as tarefas redundantes e falhas, com altos ganhos de produtividade.

Redução de custos e ganho de tempo

Também reduz custos, pois a integração de softwares elimina processos manuais, expande a capacidade de operação, otimiza recursos e torna mais eficiente a operação da sua empresa.

Por fim, ganha agilidade e segurança na tomada de decisões, pois processos mais ágeis, que geram dados confiáveis, aumentam e facilitam a capacidade de tomar decisões assertivas.

Como o Bulk Data vai mudar a gestão da construção civil

Depois de ver tudo isso, fica claro como o sistema de plataforma de gestão representa um grande salto em relação ao tradicional ERP, com várias vantagens e benefícios para os negócios. São diferenciais competitivos que podem colocar sua empresa num patamar bem acima da concorrência.

Essa tecnologia só é viável com o uso das APIs Bulk Data ou REST, que possibilitam a  integração das soluções de software que as empresas têm ou venham a ter. E é muito mais interessante que trabalhem de forma integrada do que  isoladamente, com ganhos notáveis de produtividade e eficiência. 

Lembre-se que, apesar da pandemia do Covid-19, as obras continuam e as expectativas são de expansão da construção civil, com novos incentivos do governo federal, e as organizações precisam se preparar para disputar novas fatias do mercado.

Nada melhor, neste sentido, que  pensar no investimento em tecnologia, para ficar  mais forte diante da crise e aproveitar para se  diferenciar da concorrência. Pense nisso e se tiver alguma dúvida entre em contato conosco. Teremos satisfação em ajudar você. 

Gostou de saber das vantagens do Bulk Data para a construção civil? Então deixe seu comentário abaixo dizendo como você já usa ou preetende usar o Bulk Data na gestão da sua empresa no futuro próximo. E não se esqueça de compartilhar com seus colegas!