Blog do Curador Buildin: qualidade das construções

As notícias sobre construção não têm sido as melhores nos últimos tempos.
Primeiro, viraliza um vídeo que mostra uma situação bem incomum num prédio de luxo em Balneário Camboriú (SC). A construtora afirma que não há risco de colapso. Ainda assim, não é possível afirmar que é uma situação confortável para os moradores, não é mesmo?
Além disso, no dia 7 de fevereiro de 2018 uma faixa inteira de um viaduto desabou no Distrito Federal! Por sorte, sem causar vítimas. Até o momento em que postamos este texto (16/2), não se sabia qual era a real extensão dos danos.
Não bastasse isso, a situação temerária de nossa infraestrutura foi revelada por outro desabamento. Dessa vez na Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, que já havia vitimado duas pessoas em abril de 2016, apenas três meses após sua inauguração. Desta vez, pelo menos, não há informações sobre vítimas.
Seja por falta de manutenção adequada ou erros de projeto, esses acidentes evidenciam falhas graves da nossa engenharia.
E, sem dúvidas, revelam problemas significativos na interação com os clientes finais de uma obra.

Sucesso do cliente como indicador de desempenho

Como já dissemos aqui no Buildin, pensar no cliente não é apenas bolar estratégias de venda.
Vai muito além disso e demonstra uma nova mentalidade que está se instalando com força em todo o mercado. O setor imobiliário e de construção em geral não fica fora disso.
Cada vez mais o consumidor (ou eleitor) quer enxergar o valor entregue pelos empreendimentos que contrata. É imprescindível que construtoras e incorporadoras comecem a também enxergar os inúmeros benefícios que podem ter ao investir no sucesso de seus clientes.
Dedique algum tempo a ler o artigo da Vanessa Farias sobre Sucesso do Cliente no Buildin! Certamente vai transformar sua percepção sobre a relação com os clientes.


Tendências que vêm de fora

Sucesso do cliente é uma tendência que vem de outros setores, como a TI. E que surgiu fora do Brasil.
E é sobre as inspirações que a vivência no exterior pode proporcionar que tratam outros dois posts do Buildin.
As oportunidades são inúmeras para engenheiros e arquitetos que querem passar uma temporada (ou fazer carreira) fora do Brasil.
Por isso temos publicado uma série de posts sobre o tema com orientações para construir uma carreira atraente a empresas estrangeiras e dicas para conseguir colocação em outro país.
Mais do que isso, vamos promover um webinar repleto de dicas e orientações para quem tem interesse de trabalhar no exterior. Não perca! Contaremos com a participação de profissionais de engenharia e arquitetura que estão trabalhando no exterior atualmente!

Investimentos na construção civil

Dando continuidade à nossa série sobre investimentos e análise de viabilidade de empreendimentos imobiliários, convidamos o Pedro Beck a escrever um artigo detalhando a análise de VPL (Valor Presente Líquido).
Ele já havia publicado um outro artigo que falava sobre o que é e como calcular payback, todos parte de um conjunto de conteúdo sobre técnicas de investimento imobiliário.
Aliás, se você se interessa por esse assunto, não pode deixar de assistir à entrevista que o Pedro Beck nos concedeu. Verdadeiro especialista em análise de viabilidade e instrutor do nosso curso sobre o tema, ele bateu um papo muito interessante conosco sobre o tema.

Como andam suas vendas?

Você deve se lembrar que recentemente realizamos um webinar sobre gestão de vendas imobiliárias, certo?
O debate contou com a participação de grandes especialistas no assunto e foi um sucesso de audiência. Quase 200 pessoas assistiram e houve intensa interação entre o público e os debatedores.
Se você não conseguiu ver ao vivo, pode acompanhar a gravação que disponibilizamos. Melhor ainda, pode até mesmo receber a ferramenta de diagnóstico de vendas que o App Facilita lançou durante o webinar!
Vale a pena conferir!

Para finalizar

Viu quanto conteúdo relevante o Buildin tem produzido e distribuído gratuitamente?
E isso só é possível por causa da interação com nossos leitores. Somente assim conseguimos definir pautas e orientar nossa produção. Nosso objetivo é sempre entregar conteúdo de qualidade e que possa ser aplicado no dia a dia dos profissionais da construção.
Por isso, não deixe de curtir, comentar e compartilhar nossos posts nas redes sociais!
E também assine a nossa newsletter para saber sempre em primeira mão tudo o que acontece no Buildin!