8 benefícios do DDS para o dia a dia das construtoras

Gustavo Prata

Gustavo Prata

Engenheiro Civil com mais de 12 anos de experiência em gerenciamento de obras, planejamentos, controle de cronograma físico-financeiro, orçamentos e organização de obras. Atualmente, é Product Manager no Sienge.

8 de junho 2021

Compartilhe

Você já viu aqui mesmo no blog o que significa DDS e por que essa é uma prática tão importante para o dia a dia das construtoras. Mas também é importante não se esquecer dos inúmeros benefícios que essa ferramenta simples traz para o dia a dia da sua construtora, ainda mais no canteiro de obras.

Aliás, é possível dizer que o Diálogo Diário de Segurança, quando aplicado da forma correta, tem o poder de mudar a forma como a empresa trabalha. Afinal, as mudanças atingem vários setores da empresa, não apenas a segurança em si.

Para te provar isso de forma detalhada, eu vou mostrar agora uma lista com nada menos que 8 benefícios de usar o DDS no dia a dia da sua construtora.

8 benefícios do DDS bem aplicado para o dia a dia da sua construtora

Há quem pense que ferramentas como o DDS não passam de uma cortina de fumaça, e que esse tipo de prática não gera resultados reais na empresa. Mas quem pensa assim deixa de considerar os efeitos que uma conversa rápida e direta no início de cada dia pode ter em várias áreas do negócio.

Alguns dos benefícios que o Diálogo Diário de Segurança traz para o dia a dia das construtoras são:

1. DDS como aliado da produtividade dos colaboradores

Muitas pessoas ignoram este fato simples:

Não dá para ser muito produtivo em um ambiente inseguro. O estado constante de alerta que é necessário manter apenas para evitar acidentes impede que os trabalhadores façam seu melhor em termos de aproveitamento de tempo e materiais.

Em cenários assim, cada técnica demora mais tempo para executar, o que se traduz em possíveis atrasos na obra. Por outro lado, quando a empresa adota o DDS, os funcionários aplicam as orientações todos os dias e conseguem se concentrar mais no trabalho.

2. Satisfação dos colaboradores

Outra questão a se levar em conta é como os próprios funcionários encaram o DDS no dia a dia. Em geral, se a empresa segue um programa bem estruturado, com temas interessantes, linguagem acessível e orientações práticas, o efeito é positivo.

DDS aumenta a satisfação dos colaboradores

Ninguém gosta de perder tempo com discursos longos e sem utilidade, mas quando a ferramenta é bem usada, os funcionários se sentem cuidados pela empresa. Por sua vez, o resultado é um nível de satisfação maior por parte deles, que cria um ambiente agradável de trabalho.

3. Comunicação interna

Outro grande benefício do DDS para o dia a dia da empresa é que ele promove a comunicação aberta e constante entre todos no canteiro de obras. Afinal, muitos problemas de segurança acontecem por falta de boa comunicação interna.

Assim, muitos temas de DDS vão sugerir como solução manter uma linha clara de conversa entre profissionais, inclusive os que não costumam trabalhar tão de perto entre si. E o resultado disso é um ambiente ainda mais colaborativo e aberto, no qual todos têm espaço e segurança para trabalhar.

4. Treinamento do uso de equipamentos

Prestar ajuda e treinamento é uma das funções de todo líder, e o DDS também pode ser uma boa ferramenta para isso. Mas como?

DDS aumenta a segurança no canteiro

Pense no seguinte:

Na construção civil, as ferramentas costumam ser perigosas, e não saber como usá-las bem pode causar acidentes graves no canteiro. Por isso, treinar os colaboradores a usar bem os equipamentos resolve dois problemas de uma vez:

  1. Dá o treinamento que eles precisam para fazer o melhor trabalho possível.
  2. Evita acidentes por mau uso dos equipamentos.

5. Rotina de acompanhamento no dia a dia

Que dizer de usar o DDS como forma de acompanhar o progresso dos profissionais no canteiro de obras durante o dia? Também é possível. Aliás, dá para fazer isso tanto no decorrer de apenas um dia quanto montar um histórico permanente de como o DDS está sendo seguido ao longo do tempo. Mas como fazer isso?

Uma das maneiras é estabelecer tarefas diárias a serem cumpridas relacionadas ao tema do DDS do dia em questão. Além disso, o simples fato de aplicar o DDS todos os dias já estabelece uma rotina de segurança que acostuma os funcionários a prestar atenção em possíveis riscos.

E este talvez seja um dos maiores méritos do DDS:

Criar nos funcionários o hábito de encarar a segurança como algo importante a todo momento, não só quando é necessário seguir uma ordem direta sobre isso.

6. Redução de custos

A conta que nos faz perceber a redução de custos alcançada com o DDS é bem simples e direta:

Maior produtividade é igual a redução de custos para a empresa. E, se você pesquisar a fundo, vai notar que a redução de custos virá até de lugares inesperados, como a compra de EPIs. Afinal, quando todos os colaboradores seguem boas instruções sobre o assunto, é provável que seus equipamentos durem mais tempo.

Mas não para por aí:

O grande segredo da redução de custos não está só no aumento da produtividade, mas no conjunto de fatores que já vimos até agora. O ambiente favorável e a comunicação aberta abrem espaço para a inovação, que traz mais lucro e menos custos.

7. Redução de acidentes de trabalho

Outro fator que reduz os custos é a redução de acidentes de trabalho. Aliás, esse motivo é o grande objetivo de realizar DDS no dia a dia da construtora. Não se trata nem de custos ou problemas com a lei, mas de vidas humanas que ficam em risco.

Então, se nenhum outro benefício dessa lista se aplicasse, apenas o fato de reduzir os acidentes de trabalho no canteiro de obras já seria suficiente para usar o DDS. Além disso, não é à toa que a maioria dos temas de DDS é de segurança para evitar acidentes.

DDS ajuda a evitar acidentes de trabalho

Mas ainda há um alerta importante a fazer:

Em tempos de pandemia, não são só os acidentes de trabalho que preocupam. Por isso, é vital incluir nos temas de DDS a Covid-19 para garantir o menor número possível de contaminações dentro da empresa.

8. Comunicados internos sobre DDS

Por fim, o último benefício é tornar o DDS uma ferramenta de gestão dentro da empresa. Quando isso acontece, os comunicados internos sobre o assunto são bem-vindos e até aguardados. Por outro lado, quando o DDS é pouco explorado, cada novo anúncio pode ser visto como perda de tempo.

Aliás, o DDS motivacional só funciona quando a ferramenta atinge esse status dentro da empresa. Neste estágio, os colaboradores deixam de ver os comunicados internos como mera formalidade e passam a encará-los como oportunidades de receber treinamento.

Ou seja, o DDS deixa de ser uma imposição da gerência e passa a ser um bem comum entre toda a empresa, uma fonte de ideias e colaboração interna.

Assim, fica claro quanto o DDS é valioso para a gestão de riscos e a boa segurança das construtoras no dia a dia. Fazer das reuniões diárias uma ferramenta de gestão envolve planejamento e consistência, mas vale a pena e traz grandes benefícios.

Se convenceu de vez do quanto o DDS é importante para os resultados da sua construtora no dia a dia? Então veja essa lista com mais 11 temas que você pode explorar nos seus Diálogos Diários de Segurança com a equipe!

Compartilhe