Automação de processos: como otimizar sua gestão empresarial?

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

16 de julho 2021| 11 min. de leitura

Compartilhe
Automação de processos: como otimizar sua gestão empresarial?

A digitalização chegou para ficar. Hoje, empresas e processos se veem cada dia mais dependentes da tecnologia para cumprir com suas metas e objetivos. Não coincidentemente, a própria tecnologia se sente na necessidade de inovar e propor sempre novas formas de se inserir na nossa vida, seja a nível pessoal ou profissional.

Fenômeno mundial, a automação de processos é um exemplo forte e mais latente de como o universo digital busca se aproximar de nós. Agora, muitas tarefas antigamente demoradas levam nada além de alguns cliques para acontecer. Esse é o efeito da modernização, que vem ampliando sua relevância e remodelando organizações que buscam se manter de pé.

Hoje, você vai aprender mais sobre a automação de processos, sua importância para o mercado imobiliário e as formas como ela pode beneficiar sua gestão empresarial. Está pronto para o conteúdo? Continue com a gente!

O que é a automação de processos?

O primeiro passo para compreender os benefícios da automação dentro de uma empresa é descobrir o que ela pode significar numa organização. Afinal, o que é a automação de processos?

Mesmo com sua abrangência de significado, a automação de processos pode ser entendida de forma simples: é o uso de soluções tecnológicas para realizar atividades repetitivas e burocráticas. Seu grande objetivo é organizar e agilizar a produção interna através do uso da tecnologia na resolução de tarefas pouco produtivas, mas muito importantes.

Com a automação de processos, a morosidade tradicional do trabalho empresarial se transforma em algo simples, prático e muito mais acelerado. Substituindo a mão de obra humana, a tecnologia é capaz de agilizar processos lentos e, a partir deles, criar bases sólidas para o trabalho de gestores, colaboradores e diretores.

E a melhor parte é que você não precisa trabalhar num setor reconhecidamente tecnológico para ter acesso a automação. Até mesmo setores como o de Recursos Humanos vem sentindo o impacto positivo da revolução digital em sua rotina de trabalho, como confirma a Revista Exame.

Ou seja: é seguro dizer que a automação não pretende parar de nos surpreender tão cedo. Com cada vez mais recursos e formas de aplicação, a modernização de atividades chegou para dar um novo rumo aos mercados, mesmo àqueles mais tradicionais como o setor imobiliário.

Qual a importância da prática para o mercado imobiliário?

A economia percebida através da automação de processos é notável. Atualmente, nós nos encontramos numa era de pura digitalização, em que produtividade e eficiência são palavras de ordem dentro dos cenários nacional e mundial.

Portanto, já era de se esperar que o mercado imobiliário cedesse às seduções da automação. Praticidade e agilidade são necessidades básicas dentro do setor, que não costuma abrir mão de inovações. Novo amigo do universo digital, o mercado da construção deu às mãos à virtualização de atividades e, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), não dá indícios de que essa relação vá estagnar tão cedo.

Assim como noutros setores, a construção é um mercado que depende diretamente do consumidor. É ele, afinal, quem dita as regras do jogo da compra e precisa ser satisfeito. E se esse consumidor é digitalizado e inovador, então é exatamente assim que o mercado deve se apresentar: como uma proposta inigualável certificada por uma experiência de consumo única.

Sobretudo nesse aspecto, a automação de processos pode auxiliar. Ela é criadora de novidades e mãe de diversos frutos da tecnologia, como os novos CRMs do mercado, por exemplo. Então, suas necessidades dentro do setor imobiliário são muito mais que formalidades: ela é indispensável para o seu crescimento.

Outro grande benefício da prática é sua capacidade de gerar relatórios descritivos e informacionais sobre os processos automatizados. Através deles, é possível perceber oportunidades que de outra forma não poderiam ser mensuradas. Assim, conseguimos impulsionar a construção e estimular a criação de novas propostas e soluções.

Otimizando sua gestão empresarial com a automação de processos

Benefício é o que não falta na automação de processos, não é mesmo? Mas, acredite, eles não param por aí.

Uma boa plataforma de automação também pode ser tudo o que falta para uma gestão empresarial de qualidade e sucesso. Ela permite uma nova visualização sobre sua empresa, um olhar mais profissional dos processos internos e proposição de atividades mais assertivas para traçar e alcançar as metas internas. Gestão inovadora é gestão com automação, e nós vamos te provar os motivos:

Agilidade nas atividades internas

Você já precisou passar horas e horas preenchendo planilhas no escritório? Pois é, poucas são as pessoas que nunca passaram por isso. Seja atualizando uma lista de contatos ou processando dados da empresa, a era de preenchimento manual já foi uma realidade para muitos gestores.

Com a automação de processos, essas atividades morosas caem por terra. Agora, elas ficam a cargo da sua tecnologia auxiliar e te permitem ocupar o tempo com outras tarefas. Assim, é muito mais fácil gerir equipes e administrar sua incorporadora: com a segurança de que as tarefas rotineiras estão sendo cumpridas à risca, trabalhar se torna muito mais simples.

Diminuição do retrabalho

Agilidade não é o único benefício envolvido na automação: com ela, sua equipe também diminui sobremaneira o número de erros humanos e, consequentemente, retrabalhos.

Dentre as muitas tarefas de um dia de trabalho, é normal que erros aconteçam. No entanto, alguns desses erros podem custar muito à empresa e, por isso, é ideal que tentem ser evitados. Nisso, a automação de processos pode ajudar bastante: substituindo o trabalho humano pela atividade digitalizada, é possível se livrar de eventuais erros.

Aumento da produtividade

A diminuição de tarefas rotineiras, claro, dá ao time uma maior disposição para atuar. Praticando sempre atividades diferentes e pouco cansativas, a produtividade aumenta e as horas trabalhadas valem muito mais a pena.

Processos automatizados são uma porta de entrada para essa oportunidade de produzir mais e melhor, sabe por quê? A tecnologia nos ajuda em nossa jornada de trabalho, diminui a sobrecarga e, consequentemente, nos torna aptos para atuar com mais qualidade e ânimo.

Além disso, os relatórios automáticos produzidos pelas tecnologias de automação são essenciais para nos dar insights de como inovar. Sua gestão se torna muito mais estratégica e pautada em dados verdadeiramente relevantes, contribuindo para o estímulo de toda a empresa.

Segurança nos processos internos

Automação é sinônimo de segurança nos seus processos. Com tecnologia de ponta, plataformas que oferecem automação são extremamente seguras e intuitivas. Por meio delas, você pode ter a tranquilidade de saber que suas informações estão bem armazenadas e podem ser acessadas a qualquer momento por sua equipe.

Workflow otimizado

Uma vertente muito conhecida da automação de processos é o workflow automatizado.

O workflow, em resumo, é o fluxo de trabalho de uma empresa. Ou seja, é o conjunto de trajetórias para a resolução de determinada atividade, do princípio à finalização. Criado com particularidades para cada organização onde é aplicado, o workflow atua como uma trilha que guia processos e nos leva até a reta final.

Quando automatizado, o workflow se torna mais fluido e prático. Em plataformas como o Construtor de Vendas, por exemplo, você pode personalizar seu workflow e automatizá-lo conforme suas necessidades. Lá, é possível criar workflow de leads, atendimento, venda e muito mais, e delimitar pré-requisitos para cada etapa do processo. Tudo de maneira simples e prática!

Automação de processos é a potência da gestão

No artigo de hoje, você pôde aprender sobre o grande e benéfico universo da automação. Com suas diversas funcionalidades e capacidades de aplicação, os processos automatizados chegam para comprovar que o mercado imobiliário está muito bem acompanhado pela tecnologia de ponta do universo digital.

Agora que você já sabe tudo sobre essa grande novidade, que tal colocar seus conhecimentos para jogo e apostar numa plataforma que automatize seus processos e impulsione seus resultados? Vamos nessa!

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O CRM mais completo do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o Construtor de Vendas te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador. Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse o site do CV!

Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o blog do CV e nos siga no Instagram!

Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!


Leia também:
5 dicas para melhorar o seu processo de vendas

Vendas no meio digital: Será que minha incorporadora está perdendo oportunidades?