Automação de marketing no processo comercial: entenda na prática

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

22 de abril 2022| 11 min. de leitura

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Automação de marketing no processo comercial: entenda na prática

A automação de marketing é o uso de diferentes tecnologias, ferramentas e plataformas para realizar determinada atividade de marketing. Dentro de mercados competitivos e escaláveis, isso pode significar mais tempo útil para equipes, maior precisão na execução de tarefas e mais assertividade no relacionamento com o cliente.

Num primeiro momento, o termo pode te levar a pensar “o que o marketing tem a ver com minha empresa do mercado imobiliário?”. Bem, a verdade é que tem mais a ver do que você imagina. 

Atualmente, o marketing é um recurso amplamente utilizado para atender às demandas do consumidor 4.0. Mas ele nasceu muito antes da internet, e talvez sua empresa utilize princípios de marketing sem ao menos notar. O próprio relacionamento que seu time de atendimento cultua com o cliente após a venda é uma iniciativa contemplada pelo marketing. 

Automatizá-lo, então, é dar à tecnologia forças para realizar atividades de marketing em conjunto com seus colaboradores. 

Diferentes tipos de automação de marketing e seus benefícios

Não é que a automação de marketing seja simples, mas ela sem dúvidas simplifica uma jornada comercial. Tarefas que levariam dias ou mesmo semanas para metrificar podem ser analisadas e visualizadas em poucos minutos. Dentre as atividades mais comuns de automação de marketing, algumas recebem destaque especial. São elas:

  • Automação de campanhas via e-mail
  • Automação de redes sociais 
  • Lead Scoring
  • Automação de campanhas digitais

Automação de campanhas via e-mail

O e-mail, por vezes, é o único contato que sua empresa tem com o lead por um bom tempo. Diferente do telefone, o contato por e-mail não é invasivo, pode ser aberto quando quiser e não requer resposta imediata. Sendo assim, é o formato perfeito para qualificar aquele lead que ainda não está no momento certo de compra. 

Automatizando suas campanhas via e-mail, sua equipe consegue disparar e-mails específicos para leads que realizaram determinada ação, como por exemplo acessar seu site imobiliário ou preencher uma ficha de simulação de pagamento. Isso agiliza o contato e aumenta as taxas de resposta

Automação de redes sociais

Com as redes sociais, conseguimos entender o que nosso público consome, quais suas preferências de horários, linguagem e muito mais. No entanto, outra coisa é essencial dentro do universo das mídias digitais: a produção de conteúdo de valor. 

Claro, não é sempre que você estará disponível para postar, responder mensagens e compartilhar conteúdo. E é por isso mesmo que a automação de marketing existe. 

Plataformas como o Buffer, MLabs e o próprio Business Suite do Grupo Meta permitem agendar postagens para horários específicos. Além disso, esses sistemas ainda te oferecem indicadores como horário ativo, melhores publicações, dias da semana com mais engajamento etc. 

Lead Scoring

O Lead Scoring é uma extensão do que a ferramenta de automação de marketing pode fazer. Essa é a estratégia que atribui individualmente aos seus leads pontuações para cada atividade que ele realizar dentro do seu universo digital. 

Ou seja, se ele baixou um e-book, ganhou 5 pontos, se comentou numa postagem, ganhou mais 5. Se clicou em botões como “solicitar orçamento”, 10. E assim por diante. A ideia é que quão mais próximo ele estiver do 100, mais qualificado para compra ele é. 

E como isso pode te ajudar? Analisando esse simples e objetivo número, seus SDRs e corretores podem escolher para quem ligar naquele dia, aumentando muito suas chances de sucesso. 

Automação de campanhas digitais

Conhece os famosos anúncios do Google? Aqueles anúncios que vez ou outra aparecem e que coincidentemente são referentes a um de seus interesses foram criados sob medida para você. Com base num estudo de público, cookies e perfis, o buscador te apresenta exatamente o anúncio que você precisa ver. 

Também é possível fazer isso na sua incorporadora. Grandes nomes como Google e Facebook permitem o disparo contínuo de anúncios para seu público-alvo. Esses anúncios podem falar sobre sua empresa, sobre um empreendimento recentemente lançado, sobre quantas pessoas já compraram com você e muito mais. 

Elas aparecerão com base no recorte geográfico que você pontuar e durarão o tempo que quiser (e enquanto sua verba permitir). Assim, é possível captar novos públicos por um preço muito mais baixo do que outdoors e outras mídias tradicionais. 

Benefícios da automação de marketing

O mercado imobiliário não é imune às transformações. Atualmente, contamos com novos modelos de negócios, novas necessidades habitacionais e até mesmo um novo consumidor. Antenado nas novidades e amante da internet, esse público não apenas deseja como necessita ser digitalmente impactado por sua incorporadora. 

E os benefícios dessa nova aposta do mercado imobiliário à automação de marketing não são poucos. Acompanhe:

  • Funil de vendas mais eficiente
  • Escalabilidade nos negócios
  • Mais engajamento de clientes
  • Mais oportunidades de venda

Funil de vendas mais eficiente 

Seu funil de vendas imobiliário vive travado na metade? A automação de marketing pode te ajudar com isso. Isso porque ela não trabalha apenas na captação de novos leads, como também na qualificação desse novo pessoal. Sendo assim, suas etapas de funil correm com mais fluidez, levando ainda mais contatos para a equipe de vendas. 

Escalabilidade nos negócios

A automação de marketing requer um investimento inicial. Mas, uma vez aplicada e bem definida, a prática permite que seus negócios cresçam sem necessariamente aumentar custos de investimento posterior. Assim, você tem em mãos o que mais precisa para permanecer numa crescente: lucro e capital de investimento. 

Mais engajamento do cliente

Esse vale para o público: o ser humano gosta de personalização. Recebendo seus e-mails, publicações e contatos no momento certo, ele tende a engajar muito mais. Assim, a possibilidade de ele passar a se comunicar diretamente com você é imensa, e as chances são de que seja criado um vínculo forte entre empresa e cliente. 

Mais oportunidades de venda

Se nas mídias offline você manda bem, espere até ver nas mídias online. A automação de marketing te ajuda a prospectar novos contatos que estão mais próximos da internet e que, de outra forma, talvez nuca teriam entrado em contato com sua empresa.

E, muito embora nem todos se tornem clientes na hora, muitos deles podem vir a se tornar em breve, basta que você use a automação de marketing para continuar nutrindo e qualificando esse público. 

Automação de marketing e CRM: qual usar?

CRM e automação de marketing não são a mesma coisa. 

Por outro lado, a notícia boa é que eles também não são concorrentes. Na verdade, são estratégias que, juntas, podem fazer ainda mais pelo negócio imobiliário. 

O CRM se refere ao Customer Relationship Management. É uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente que busca gerenciar todos os pontos de contato entre lead e incorporadora durante o processo comercial imobiliário. Além disso, o CRM também ajuda a criar um ecossistema de soluções tecnológicas em torno de sua empresa. 

Bem, é precisamente nesse ponto que a automação entra. Os maiores CRMs do mercado imobiliário oferecem a possibilidade de integração com ferramentas de automação como RD Station, SharpSpring e outras. Isso faz com que sua incorporadora tenha todas as soluções necessárias para pré-venda, venda e pós-venda numa única plataforma: o CRM.

Dessa forma, as principais informações são compartilhadas entre sistemas e acabam de vez com o retrabalho. 

Conclusão: devo ter uma ferramenta de automação?

Se estar sempre em dia com a tecnologia é importante para você, eu recomendo fortemente que aposte nas ferramentas de automação de marketing. Você pode fazer isso de maneira independente ou integrando-as ao seu CRM para mais praticidade e eficiência. 

É necessário compreender que o mercado imobiliário está ampliando seus horizontes e abrindo portas para a inovação. Sendo assim, a melhor estratégia para se manter relevante é buscar as novidades e se apropriar delas para o seu negócio. 

E aí, está pronto par dar espaço às máquinas e revolucionar seu funil de vendas imobiliário?

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