Vale a pena utilizar a alvenaria estrutural?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

15 de setembro 2017| 14 min. de leitura

Compartilhe
Vale a pena utilizar a alvenaria estrutural?

*conteúdo atualizado em 22/02/2023*

A alvenaria estrutural é uma técnica construtiva que utiliza as próprias paredes como estrutura da edificação, dispensando a necessidade de pilares e vigas de concreto. Ela vem se popularizando no Brasil nas últimas décadas, principalmente em construções de pequeno e médio porte.

As vantagens da alvenaria estrutural incluem economia de materiais e mão de obra, rapidez na execução da obra, maior resistência e durabilidade da edificação, além de maior conforto térmico e acústico, redução de custos com climatização e facilidade de manutenção e reformas.

Para aplicar a técnica de alvenaria estrutural, é preciso conhecer os diferentes tipos de blocos utilizados, suas características e aplicações. Além disso, é preciso entender em que situações esse sistema construtivo é mais vantajoso do que a construção convencional.

Neste texto, vamos abordar todas essas questões e muito mais, para que você possa entender tudo sobre a técnica construtiva de alvenaria estrutural. Continue conosco e saiba tudo o que você precisa para inovar em suas obras.

Compreenda as diferenças entre Construção Convencional x Alvenaria Estrutural

A construção convencional e a alvenaria estrutural são duas das técnicas construtivas mais tradicionais do mercado brasileiro. A primeira tem grande versatilidade e é usada em obras de diferentes portes, tipologias e padrões. Já a alvenaria estrutural é muito econômica e permite construir edificações habitacionais mais baratas e acessíveis.

Ambas as tecnologias são cobertas por uma extensa literatura técnica, assim como normas de construção em constante atualização. A alvenaria estrutural, em particular, é objeto de diversas inovações que envolvem a produtividade e a redução de perdas de materiais no canteiro de obras.

Vamos entender as características de cada sistema construtivo e entender quando construir com alvenaria estrutural?

Construção Convencional

Construção convencional é o nome que se dá, popularmente, ao sistema construtivo de concreto armado fechado com alvenaria de vedação. Esta forma de construir é composta de duas partes: estrutura e vedação.

A função estrutural fica por conta das vigas, dos pilares e das lajes, que sustentam as cargas da edificação e as transmitem para as fundações. Já a vedação do edifício normalmente é função das paredes de alvenaria construídas com blocos. Elas fecham a construção no perímetro da fachada e separam os ambientes internos.

É importante frisar que, neste sistema, as paredes não sustentam o peso da edificação. Dessa forma, podem ser demolidas depois que o prédio já foi construído, sem prejuízo à segurança da estrutura.

Além disso, o concreto armado é moldável com fôrmas de madeira e, de modo geral, proporciona maior flexibilidade de layout para quem projeta.

Da mesma forma, permite maior customização após a conclusão da obra. Se o proprietário quiser, pode derrubar paredes e unir ambientes em uma eventual reforma do imóvel.

Entre os principais materiais usados na construção convencional estão:

  • Concreto estrutural;
  • Armaduras (ferragem);
  • Tijolos ou blocos de alvenaria cerâmicos ou de concreto;
  • Argamassa de assentamento.

Veja um resumo dos pontos positivos e negativos da construção convencional.

Pontos positivos

  • Flexibilidade de layout;
  • Flexibilidade de reformas e customizações;
  • Possibilidade de construção de grandes alturas.

Pontos negativos

  • Maior custo por metro quadrado;
  • Menor velocidade de execução, dependente do tempo de cura do concreto;
  • Altura limitada das construções;

Alvenaria estrutural

Vamos começar por uma definição do que é alvenaria estrutural. É um sistema construtivo em que as paredes de blocos de alvenaria, além de terem a função de vedar a edificação, também desempenham função de suportar as cargas e transferi-las para as fundações.

Portanto, não há vigas ou pilares. Da construção convencional, a alvenaria herda apenas as lajes de concreto. Mesmo assim, elas tendem a ser tecnicamente mais simples, do ponto de vista estrutural. Além disso, muitas construtoras optam por compor as lajes com placas pré-fabricadas, o que reduz muito a necessidade de escoramento e de espera pela cura do concreto.

A velocidade de execução das obras com alvenaria estrutural também é outra vantagem deste sistema construtivo. Isso porque, à medida que um pavimento fica pronto, ele já pode receber as equipes de instalações prediais (hidráulica e elétrica) e de acabamento.

Esse sistema construtivo já é bastante tradicional no Brasil. A primeira obra é da década de 60, quando se inaugurou o primeiro conjunto de edifícios — o Central Parque da Lapa —, que abrigava 4 prédios de 12 andares.

Todavia, ela só foi ganhar força no país na década de 90. Com os avanços tecnológicos e o aperfeiçoamento das técnicas de construção, foi possível unir a experiência norte-americana de blocos de concreto com o conceito de alvenaria não armada da Europa.

Entre os materiais mais usados na alvenaria estrutural estão:

  • Blocos estruturais de cerâmica ou concreto;
  • Argamassa de assentamento;
  • Lajes pré-fabricadas;
  • Graute e vergalhões (para reforços pontuais).

Agora, compare as vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural

Pontos positivos

  • Velocidade de execução;
  • Construção econômica;
  • Manutenção mais simples e barata.

Pontos negativos

  • Limitação na altura de construção;
  • Menor customização dos projetos;
  • Limitação para demolições em reformas.

Quando utilizar a alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural se sai melhor em determinados tipos de obra. Veja:

Edificações de pequeno e médio porte

Obras de casas, sobrados, prédios comerciais e edifícios residenciais de até cerca de vinte pavimentos devem levar em consideração a alvenaria estrutural. Nesses casos, ela pode oferecer vantagens em termos de rapidez, economia e durabilidade em relação ao concreto armado.

Terrenos com solo firme e regular

Ao contrário das obras em concreto armado, a alvenaria estrutural não exige grandes escavações nem aterramentos para a fundação. Além disso, a alvenaria estrutural pode oferecer maior estabilidade e resistência em terrenos com pouca movimentação do solo.

Regiões com clima quente

O sistema construtivo leva vantagem em regiões com clima quente, pois os blocos de concreto ou cerâmica utilizados na alvenaria têm boa capacidade de isolamento térmico e acústico. Além disso, a alvenaria estrutural pode oferecer maior conforto térmico e redução de gastos com ar-condicionado.

Edificações com baixa complexidade estrutural

É o sistema construtivo ideal para projetos que não exigem grandes vãos, arcos, lajes nervuradas ou outros elementos estruturais complexos. Nesses casos, a alvenaria estrutural pode oferecer maior facilidade de execução e redução de custos em relação ao concreto armado.

Obras com prazos reduzidos

A solução permite a execução de paredes e estrutura ao mesmo tempo, o que acelera o ritmo da obra e reduz o tempo de execução. Além disso, a alvenaria estrutural pode oferecer maior facilidade de logística e redução de desperdícios em relação ao concreto armado.

Conheça as características do material utilizado

A alvenaria estrutural deve atender às exigências da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – que visa garantir qualidade e segurança à construção. Para tanto, você deve ficar atento aos seguintes detalhes do bloco utilizado:

  1. Capacidade de isolamento acústico e térmico;
  2. Resistência às alterações climáticas e ao fogo;
  3. Estabilidade mecânica;
  4. Resistência à compressão;
  5. Capacidade de absorção de água inferior ou igual a 10%;
  6. Precisão geométrica: a qualidade do bloco é essencial para garantir o desempenho da obra. Para tanto, deve-se conhecer o processo de fabricação utilizado e verificar as dimensões exigidas pela norma;
  7. Textura: os blocos não podem conter trincas ou fraturas a fim de garantir a resistência da construção.

Quais os tipos de bloco?

tipos de tijolos alvenaria estrutural

Há variados modelos de blocos cerâmicos e de concreto no mercado. Cada um possui uma função específica. Alguns contêm aberturas para as instalações, outros servem como fôrmas para moldagem de vergas e contravergas de concreto em vãos de portas e janelas. Portanto, é imprescindível que a construtora, o escritório de arquitetura e a empresa fornecedora de blocos estejam alinhados para especificar as peças mais adequadas para cada área do projeto.

O bloco vazado de concreto simples pode ser utilizado para vedação do imóvel. Esse é o modelo usado para obras em que as paredes não precisam suportar a estrutura.

Já para as paredes estruturais você deve especificar ao fornecedor as características dos blocos de concreto estrutural, que inclusive podem variar de pavimento para pavimento. Ele deve atender à NBR 6136:2016 Blocos vazados de concreto simples para alvenaria — Requisitos (Versão Corrigida), disponível no site da ABNT

Conheça os cuidados fundamentais com o projeto

Nós entendemos que você quer entregar o melhor resultado possível para seu cliente. Por isso, devemos alertar que você deve ter cautela em alguns aspectos. Por exemplo: erros no projeto podem comprometer a estrutura, o que pode provocar rachaduras perto de portas e janelas e aumentar os riscos da construção.

Diante disso, é imprescindível manter uma boa comunicação com o calculista a fim de encontrar os locais ideais para instalar as aberturas. Também é preciso fazer amarrações com vergas e contravergas. Para tanto, deve-se utilizar barras de aço e concreto.

Há outro fator a ser considerado?

Sim. Durante a execução, você deve ficar atento ao prumo e ao alinhamento das paredes para a correta distribuição de cargas. Ademais, é importante utilizar uma densidade adequada nas paredes por m² de pavimento, entre 0,5 e 0,7 metros de paredes por m². Nesse caso, densidades divergentes podem comprometer a viabilidade de uma obra de vários pavimentos.

Saiba quando vale a pena usar alvenaria estrutural

Devido às suas particularidades, esse modelo é vantajoso em algumas situações, dependendo das características do local e das necessidades do proprietário.

Então, quando vale a pena utilizá-lo?

  1. Condomínios residenciais padronizados: quando a intenção é fazer casas iguais em um mesmo espaço, esse método é vantajoso por utilizar o mesmo projeto em toda a construção. Nesse caso, pode-se economizar mais de 30% na obra. Sendo assim, o modelo é uma excelente opção para obras do “Programa MInha Casa, Minha Vida”.
  2. Terrenos planos: quando há muito declive em uma área, há mais dificuldade para manter o prumo das paredes. Sendo assim, quando o terreno é plano esse modelo é ideal.
  3. Intenção de deixar os blocos aparentes: esse modelo garante uma boa aparência à construção, pois não há pilares que podem prejudicar a estética da obra.

Contudo, deve-se ficar atento às restrições deste formato. Quando o proprietário pensa em alterar características do imóvel, isso deve estar previsto no projeto inicial. É importante se lembrar de que esse modelo não aceita improvisos. Caso contrário, pode haver prejuízo na estrutura.

Sendo assim, é recomendável avaliar essa questão antes de iniciar a obra. No momento da construção ela pode trazer economia, mas na hora de vender o imóvel pode haver maior dificuldade.

No entanto, se o projeto contiver previsões de mudanças esse poderá ser um diferencial para a venda, apresentando variadas possibilidades ao comprador.

Além disso, portas e janelas amplas exigem reforço na estrutura, o que pode aumentar muito o custo da obra.

Conclusão

Viu quantas vantagens de utilizar a alvenaria estrutural na construção? Lembre-se sempre de elaborar um projeto detalhado para entregar uma obra segura e perfeita para seu cliente.

Este post esclareceu todas as suas dúvidas sobre o assunto?

Se você gostou, aproveite para curtir e deixar o seu comentário! Adoramos receber o feedback dos nossos leitores. Você também pode compartilhá-lo nas redes sociais para ajudar outros profissionais da área!