Linha do Equador abrigará o maior monumento do mundo

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

12 de dezembro 2012| 3 min. de leitura

Compartilhe
Linha do Equador abrigará o maior monumento do mundo

Batizada de Torre do Sol, monumento localizado na Linha do Equador será o maior do mundo.

Há alguns séculos a humanidade vem construindo demarcações onde acreditam ser a exata metade do mundo. No entanto, cada vez mais, devido aos avanços tecnológicos, essas linhas imaginárias são questionadas e outras são propostas por ferramentas mais precisas.  É o caso da Linha do Equador, cujo marco oficial está há uma distância razoavelmente longa da posição correta.

Linha do Equador
A maquete localizada dentro do atual monument “Middle of the World”, mostra a proposta da nova “ Tower of the Sun”. (Credito: Johanna DeBiase)

O novo ponto latitude zero:

Torre do Sol é o nome dado ao novo monumento que sinalizará latitude nula. O projeto foi proposto pelo governo da província de Pichincha – uma das 24 províncias que compõem a República do Equador, onde fica o atual monumento “Mitad del Mundo”, que agora estão em busca de parceiros que estejam interessados a financiar a proposta, como os Estados Unidos e Qatar. A nova torre terá praticamente o dobro da altura do Burj Khalifa – o edifício mais alto do mundo localizado em Dubai. O projeto conta com museus e pontos de observação na torre inferior, e com a possibilidade dos visitantes atingirem a altura de 4,8 mil metros acima do nível do mar, com o auxílio de um elevador pressurizado. A título comparativo, o Pico da Neblina – intitulado o ponto mais alto do Brasil, fica a quase 3 mil metros acima no nível do mar.

Linha do Equador
Monumento Mitad del Mundo, localizado na província de Pichincha. (Fote: Google)

O custo estimado da obra será de 200 milhões de dólares (415,4 milhões de reais) e a previsão de início das obras é em 2014.