9 Materiais De Construção Inovadores Que Vão Te Surpreender

Tomás Lima

Redator do Sienge
Graduado em Administração pela UFMG
Apaixonado por Construção Civil

13 de julho

Inovar significa encontrar formas melhores de resolver problemas. Em muitos casos, isso se traduz em ações que surpreendem pela eficácia. 

Um bom exemplo disso acontece na construção civil. Não são só as novas técnicas construtivas e normas reguladoras que incentivam melhores práticas que favorecem o desenvolvimento do setor.

Os materiais de construção inovadores que têm surgido no mercado apontam para uma nova era, centrada em unir a mais alta tecnologia com os mais altos níveis de sustentabilidade.

Neste artigo, vamos ver 9 materiais de construção inovadores e qual o seu impacto no futuro da construção.

O impacto da inovação na construção civil

Os materiais usados em uma construção, qualquer que seja o seu tamanho, impactam na vida útil do empreendimento, bem como na qualidade de uso dele. 

Logo, o raciocínio é simples:

Um imóvel que dura mais e proporciona melhor qualidade de uso oferece um valor agregado maior do que outros feitos com materiais inferiores. Assim, dá para dizer que acompanhar as inovações do setor construtivo pode representar maiores ganhos, principalmente a médio e longo prazo.

Além disso, considere os ganhos indiretos de contar com materiais inovadores no seu canteiro de obras:

  • maiores chances de conseguir certificações de sustentabilidade (que promovem boa reputação e diferencial competitivo no mercado);
  • condições de conseguir incentivos fiscais voltados para projetos sustentáveis;
  • vantagem técnica sobre a concorrência, que ainda não utiliza os mesmos materiais;
  • entre outros ganhos.

9 materiais de construção inovadores que você precisa conhecer

Agora que os benefícios de usar materiais inovadores nas suas obras, é importante que você conheça alguns dos mais impressionantes deles.

Sempre vale lembrar: 

Estes são apenas alguns exemplos. Existem muito mais opções de materiais revolucionários surgindo no mercado, que vale a pena conhecer e se aprofundar para incluir nas suas próximas obras.

Agora sim, veja 9 dos mais surpreendentes materiais de construção disponíveis, que prometem mudar a forma como se constrói no Brasil e no mundo:

1. Hidrocerâmica

hidroceramica materiais de construção inovadores
Fonte: Hometeka

A hidrocerâmica é um material incrível, que funciona à base de pequenas bolhas, chamadas de hidrogéis. Esse hidrogéis chegam a crescer 500x o seu tamanho quando entram em contato com a água. 

E como elas funcionam? 

Quando o tempo está frio e chuvoso, as bolhas crescem e se tornam isolantes térmicos. Já no calor, elas lentamente evaporam, o que serve para resfriar o ambiente em torno de 6°C. É usar a hidrocerâmica e dar adeus ao ar-condicionado.

2. Concreto bioreceptivo

concreto bioreceptivo materiais de construção inovadores

O concreto é um dos principais materiais de construção da atualidade, no mundo todo. Por isso, novas formas desse recurso têm sido criadas e exploradas com sucesso. 

Uma delas é o concreto bioreceptivo, material que facilita o crescimento de organismos vivos, como musgos, em sua superfície. A solução não é só estética. Poderia também facilitar a união entre natureza e urbanismo.

3. Madeira translúcida

madeira translúcida materiais de construção inovadores
Fonte: Archdaily

Este aqui faz parte dos materiais de construção inovadores que você nunca deve ter imaginado ouvir falar: madeira translúcida. A incrível novidade é uma invenção de pesquisadores de Estocolmo, na Suécia. Como isso é possível?

Por meio de um processo químico, a lignina é retirada da madeira, o que a deixa com aspecto branco. Depois disso, é injetado um polímero transparente na madeira, que a deixa com a característica translúcida.

Isso significa um novo conceito de uso da madeira que pode trazer inovações estéticas consideráveis ao mercado da arquitetura e da construção.

4. Contrapiso autonivelante

O nome já revela toda a mágica deste material de alta qualidade. O contrapiso autonivelante economiza muito tempo de trabalho que normalmente leva para nivelar o contrapiso de uma construção grande.

O preço maior do material é compensado pela agilidade no processo de trabalho e menor mão de obra necessária para completar o serviço.

5. Bioconcreto

bioconcreto materiais de construção inovadores
Fonte: Administradores

Pense nas rachaduras que são tão comuns em edificações de concreto. E se existisse um jeito de fazer com que elas se reparassem sozinhas, sem ninguém precisar intervir? Pois é, com o bioconcreto isso é possível.

Essa novidade, criada na Holanda, faz com que o concreto se comporte como um ser vivo e se regenere sozinho porque tem como arma secreta um tipo específico de bactéria. 

Como elas têm as propriedades necessárias para o trabalho e costumam viver em regiões incomuns, como crateras de vulcões, a combinação deu certo e atingiu o objetivo esperado pelos inventores.

6. Espuma de alumínio

Espuma de alumínio materiais de construção inovadores
Fonte: HardZone

A espuma de alumínio já surgiu como grande solução para a indústria de automóveis, como forma de prever acidentes. Mas ela também tem uso de destaque na construção civil. 

Elas podem ser usadas, por exemplo, para criar painéis de fachadas e revestimentos de diferentes densidades, que controlam o nível de entrada de luz e som nos ambientes.

7. Tijolo com bituca de cigarro

tijolo de bituca de cigarro materiais de construção inovadores

O tijolo é outro material que está presente na maioria dos canteiros de obras. Até já existem soluções construtivas que reduzem (ou eliminam) seu uso, como o Steel Frame, mas ele ainda é quase unanimidade.

Se você não quiser abrir mão dos tijolos, que tal adicionar uma boa dose de sustentabilidade e eficiência a eles? É isso que pesquisadores da Austrália propõem com uma nova forma de fazer tijolos, usando bitucas de cigarro.

Estima-se que incluir apenas 1% de bitucas de cigarro em cada tijolo desses poderiam compensar a total produção de cigarros no mundo. Além disso, o material ficaria mais leve e, claro, mais eficiente.

8. Tijolo que aspira a poluição do ar

O que você acharia de ter um aspirador de pó direto nas suas paredes? Essa é a proposta do Breathe Brick, um tijolo que se torna parte do sistema de ventilação do ambiente e usa a mesma filtragem de poeira que aspiradores de pó.

E se você estiver se perguntando onde fica o depósito de poeira, saiba que todo o pó coletado fica reservado em um compartimento da parede que pode ser aberto para retirar as impurezas.

9. Telhas solares

materiais de construção inovadores telha fotovoltáica
Fonte: Portal Energia

As telhas solares são uma das grandes soluções energéticas para o futuro, já que a geração de energia limpa e renovável é uma prioridade na construção civil. Elas contam com painéis capazes de coletar energia do sol e direcionar para as atividades do prédio.

Não é à toa que o governo brasileiro dê incentivos para quem usa esse tipo de material em suas construções.

Vale a pena usar materiais de construção inovadores no Brasil?

Essa é uma resistência comum quando se trata de qualquer inovação, principalmente as que vêm de fora do país. Naturalmente, o fato de serem soluções novas cria um cenário onde existe:

  • menos concorrência, o que gera maior preço;
  • maior dificuldade em encontrar mão de obra especializada para usar os materiais;
  • dúvidas sobre o real impacto positivo do material em questão.

Cada caso é diferente, mas o melhor que você pode fazer para tomar uma boa decisão é analisar a relação custo-benefício, e não só o preço dos materiais. Alguns dos itens citados aqui, como o contrapiso nivelante, reduzem bastante o tempo de trabalho, o que pode compensar preços maiores. 

Outro ponto: a falta de concorrência especializada pode até abrir espaço para que a sua empresa se torne referência não só em aplicar os materiais, mas também em treinar outros para isso. Em cima de tudo isso, os ganhos indiretos mencionados antes são atrativos comerciais que tornam esses materiais um investimento, não apenas um gasto da obra.

Uma coisa é certa:

Os materiais de construção inovadores que vimos aqui são apenas a ponta de um iceberg que será cada vez mais difícil de ignorar nos próximos meses e anos. Quanto antes você entrar nessa revolução, maiores as chances de conquistar resultados extraordinários com escala e consistência.

Quer saber como a tecnologia também tem um papel fundamental no desenvolvimento da construção civil? Conheça algumas das principais tendências para o futuro!