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Sobre o Material:

O mercado imobiliário deve aproveitar o novo momento e explorar seu potencial.  As incorporadoras têm o desafio de avaliar a gestão e reinventá-la, para conquistar resultados ainda mais positivos e manter uma curva de crescimento constante.

 

Pensando nisso, a proposta deste ebook é apresentar 10 dicas valiosas que podem ajudar a sua incorporadora a impulsionar o crescimento em 2017, se destacando no mercado imobiliário pela atuação estratégica focada em resultados. São temas abordados neste material:

 

  • Atendimento ao cliente como diferencial
  • Comunicação focada nos públicos interno e externo
  • A importância do planejamento estratégico
  • Fatores de competitividade: como fortalecê-los?

 

Aprenda mais e leve a sua incorporadora a ocupar uma posição de destaque, no mercado imobiliário, pela gestão estratégica focada em práticas voltadas para os aspectos mercadológicos, de gestão de recursos e relacionamento com o cliente: garanta agora mesmo o seu ebook gratuito!

 

Depois de enfrentar dois anos consecutivos de queda, o mercado imobiliário deve voltar com força total. 2016 foi um ano difícil, mas 2017 já a indica a retomada do crescimento. Agora, a economia do país parece, aos poucos, se tornar mais estável, de modo que as incorporadoras devem adotar uma postura mais confiante em 2017.

 

Para este ano, no cenário econômico, a inflação deve ter queda, com previsão de 4,87%;  o crescimento do PIB deve ter alta de 0,5% e a redução da taxa de juros tem estimativa de chegar a 11% ao mês. Com a economia fortalecida, é possível alcançar benefícios como aumento da confiança, renda, empregabilidade, disponibilidade de crédito e diminuição da inadimplência. Esse conjunto de avanços impulsiona também o crescimento do mercado imobiliário.

 

A retomada do equilíbrio econômico traz novas perspectivas para as construtoras e incorporadoras, que passam a trabalhar pautadas por uma visão bem mais otimista. Diante deste cenário, para se destacar novamente, um dos principais desafios das incorporadoras é fazer uma pausa, avaliar seu desempenho e, com base nos indicadores, voltar os esforços para a construção de uma nova estratégia de atuação. O objetivo maior das incorporadoras deve ser o fortalecimento de alguns aspectos da gestão visando a conquista de clientes e mais espaço no mercado imobiliário.

 

Às incorporadoras cabe o desafio de avaliar a capacidade de investimento em novos empreendimentos, o tempo de retorno e a lucratividade, considerando também o número de imóveis em estoque e o tempo estimado para a venda destas unidades habitacionais. A partir da análise da realidade da incorporadora e do mercado imobiliário, é possível traçar novos planos e elaborar novos projetos para a incorporadora. Assim, acompanhando o ritmo de retomada do crescimento, a incorporadora deve, ainda que aos poucos, voltar a registrar mais vendas e obter mais sucesso na comercialização dos imóveis e destaque no mercado imobiliário.

 

É importante que os gestores das incorporadoras tenham uma visão ampla do mercado imobiliário e da incorporadora e, ao mesmo tempo, um olhar minucioso sobre cada fase do processo: desde o planejamento, passando pela produção até a entrega das chaves. Além disso, alguns temas devem receber especial atenção.  É preciso, por exemplo, que a incorporadora tenha como uma de suas prioridades o bem-estar, a satisfação, e a qualidade de vida das pessoas. Profissionais, clientes, fornecedores ou parceiros: todos os que estão envolvidos na rede de produção da incorporadora merecem total respeito, afinal, quando a incorporadora mantém práticas que estimulam interações agradáveis ela também investe em relações saudáveis e duradouras que sustentam a marca.

 

Com o cenário econômico e o mercado imobiliário favoráveis, agora é a hora de dar uma guinada na gestão da incorporadora e transformar as dificuldades trazidas até então pela crise em oportunidades de crescimento. A partir de agora, o mercado imobiliário e as incorporadoras podem aproveitar os incentivos do governo federal e, principalmente, os novos recursos disponibilizados por meio de projetos focados em infraestrutura a exemplo da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que está em construção.

Avaliando o cenário de 2017

Antes de lançar novos empreendimentos, embaladas pelo novo momento, buscando destaque no mercado imobiliário, as incorporadoras devem fazer uma pausa, avaliar o cenário e, principalmente, os aspectos da gestão e fatores de competitividade que precisam de mais atenção. Os gestores das incorporadoras devem se perguntar:

 

  1. Qual o diferencial que a empresa oferece para se destacar no mercado imobiliário?
  2. Quais as fraquezas da incorporadora a serem eliminadas?

 

Com base em um retrato fiel e claro da administração, os gestores da incorporadora têm condições de avaliar as práticas buscando melhorá-las constantemente, obtendo resultados mais positivos. O mercado imobiliário deve se mostrar mais forte a partir do momento que as incorporadoras tiverem um perfil mais maduro e profissional.

 

Com a economia favorável e o mercado imobiliário apresentando mais oportunidades, com um planejamento estratégico bem elaborado e com uma equipe profissional madura e unida, o segredo de sucesso das incorporadoras é investir seus esforços no aperfeiçoamento da gestão, potencializando os fatores de competitividade como, por exemplo: preço baixo, inovação, valorização das pessoas, ferramentas tecnológicas e interativas. Para as incorporadoras, outra ação estratégica é investir em sustentabilidade visando a minimização de impactos ambientais e a redução de resíduos. São estratégias de gestão como essas que devem apoiar os gestores e nortear a atuação da incorporadora para que ela se destaque no mercado imobiliário.