X

Integre todas as áreas da sua empresa em um único software!









Quer investir na gestão da sua obra?





Conheça os 12 módulos do Sienge e as suas funcionalidades:

Integração BIM

Você que já trabalha com modelagem BIM e tem projetos com objetos paramétricos bem detalhados vai gostar dessa nossa ferramenta: com a Integração BIM é possível pegar as informações delimitadas no Revit e inserir no sistema de Orçamento do Sienge, gerando um orçamento de forma automática! Esse sistema ainda está em fase de testes de implementação, mas em breve deve estar disponível para todos.

ENGENHARIA

O módulo de Engenharia do Sienge é perfeito para quem trabalha diretamente com planejamento, orçamento, acompanhamento e execução de obras. Com o software você tem nas mãos ferramentas confiáveis para fazer orçamentos, controlar mão de obra, gerar cronogramas, diários de obra e controlar os custos. Tudo isso disponível para quantas obras você quiser! Veja mais sobre cada funcionalidade:

• Custos Unitários

O Sienge vem com um banco de dados com milhares de insumos e composições já cadastradas, mas também permite personalizar as bases de acordo com o que você precisa.

• Orçamento

Facilite a elaboração de orçamentos dividindo as obras em etapas, subetapas e unidades construtivas (fase, bloco, quadra, etc). Crie versões para cada planilha de orçamento, mantenha o histórico de alterações e emita relatórios de forma automatizada em mais de 30 formatos.

• Planejamento

Gere uma lista de tarefas vinculada com os itens de orçamento, monte seus Calendários de Obras personalizados, gere relatórios de cronogramas físicos e financeiros, controle as necessidades de compras e o dimensionamento de equipes. Também é possível integrar com as informações do MS Project.

• Acompanhamento

O sistema de Acompanhamento facilita o controle da execução da obra através de registros de medições físicas e de relatórios comparativos entre o planejado e o realizado, permitindo uma resposta ágil caso haja atrasos ou imprevistos nas obras. É possível importar percentuais executados a partir de arquivos do MS-Project, caso necessário.

• Controle de Mão de Obra

O sistema Controle de mão de obra permite o registro e o acompanhamento da produção de cada colaborador dentro da obra, detalhando as horas trabalhadas e a produtividade em cada tarefa. Permite também a determinação de preços de execução por serviço e a emissão de boletins de produção e de controle dos apontamentos.

• Diário de Obras

Registre o dia a dia da obra com informações relevantes sobre a execução: tarefas realizadas, equipe e equipamentos envolvidos, condições do tempo, registro de ocorrências, etc. Obtenha gráficos de dias trabalhados, produtividade e outras estatísticas.

• Exportação e Importação de Orçamentos

Este módulo facilita a implantação do sistema e evita a perda de dados durante o processo de migração de orçamentos de obras anteriores. Permite também a importação de tabelas de composições em formato MS-Excel para dentro do cadastro do Sienge, evitando digitação de dados no início da utilização do sistema.

Imagem Tela Engenharia
“Usamos o Sienge em tudo, todo o planejamento, desde o orçamento, indicadores, compra, qualquer tomada de decisão (...) Se o Sienge sair do ar, a gente para de funcionar!”

Dayane Guimarães, Representante de Direção da Rocha Construtora

SUPRIMENTOS

Gerencie de forma simples os fluxos de compras, estocagem, distribuição de materiais e a contratação ou prestação de serviços. Para agilizar os processos, o módulo trabalha de forma integrada com o módulo Financeiro confrontando sempre com os valores e quantidades orçados. Veja as funcionalidades dos sistemas:

• Contratos e Medições

Simplifique o processo de compras automatizando o contato com fornecedores, o cadastro de cotações e solicitações. Comunique as despesas de pedidos e notas fiscais automaticamente para o módulo Financeiro. Acompanhe qualidade e o gasto com materiais, ajudando a melhorar o fluxo de caixa.

• Portal do Fornecedor

É um canal de comunicação que complementa o sistema de Compras, permitindo o cadastro de fornecedores e facilitando o envio e recebimento de cotações. As respostas recebidas são processadas pelo sistema para gerar o mapa de comparação, eliminando a digitação manual das respostas dos fornecedores.

• Estoque

Reduza os custos da obra e aumente a margem de lucro com o controle total do estoque. Obtenha o registro de consumos e transferências a partir das notas fiscais cadastradas. Com o registro dos movimentos de consumo, é possível informar exatamente em quais tarefas ou etapas o material foi aplicado. Assim, o Sienge controla automaticamente e fornece informações sobre quantidades orçadas x compras x consumidas de cada insumo representativo, oferecendo uma gestão completa!

Imagem Tela Suprimentos
“Compramos o software porque precisávamos organizar nossas compras e não estávamos conseguindo. Agora, não conseguimos nos imaginar sem ele.”

Breno Saute, Sócio Diretor da Saute Mgus – Incorporadora e Construtora

FINANCEIRO

Gerenciar todas as atividades financeiras da sua empresa da indústria da construção. As informações dos outros módulos são refletidas automaticamente no módulo Financeiro, assim o software garante que não haverá falha de comunicação, aumentará a produtividade, reduzirá a quantidade de erros e controlará de forma confiável toda a empresa. Veja as funcionalidades dos sistemas:

• Contas a Pagar

Torne o processo de contas a pagar mais rápido, eficaz e econômico ao controlar autorizações de pagamentos, adiantamentos, compromissos com fornecedores e faça a gestão do seu fluxo de despesas e impostos retidos com a emissão automática de guias, relatórios operacionais, extratos de credor, relatórios de contas a pagar, contras pagas e outros.

• Contas a Receber

O sistema de Contas a receber do Sienge reduz em 90% o tempo para verificação de baixas junto ao banco. Isso só é possível porque o software permite a manutenção de um histórico de clientes integrado ao sistema Contratos e Medições. Além disso o sistema gera relatórios de previsão de receitas em cada obra, controle de inadimplência, cálculo de descontos, antecipações, entre outros.

• Caixa e Bancos

Agilize o processo de conciliação bancária e de emissão de cheques, tornando os dois processos menos trabalhosos e mais baratos. Faça a conciliação bancária manual ou através de leitura de extrato digital, emissão automática de cheques, com controle de numeração por lote, operações de cancelamentos e exclusões de cheques controladas por senha e relatórios de: cheques emitidos, cheques pré-datados, cheques não-conciliados, saldos de contas correntes, mapas de contas correntes, etc.

• Integração Folha de Pagamento

Aumente a confiabilidade das informações referentes à folha de pagamento com o sistema de Contas a Pagar. A automatização do processo e evita a redigitação de dados, facilitando o trabalho e reduzindo o tempo da tarefa. As informações importadas geram títulos a pagar de acordo com os parâmetros das verbas registrados no sistema.

• Notas Fiscais

Agilize e reduza o trabalho manual no processo de preenchimento e emissão de notas fiscais. Configure modelos de notas individualizados por empresa, simplifique o processo de manutenção das tabelas de apoio à emissão das notas fiscais e gere notas a partir de informações de títulos do sistema de Contas a Receber.

Imagem Tela Financeiro
“Principalmente nesse momento de dificuldade um sistema de gestão ajuda, fica bem mais fácil de visualizar as finanças, os pagamentos, a gente consegue ver onde estão os gastos, o que dá pra cortar.”

Felipe Lordelo, Engenheiro Civil na Ten Engenharia

Nota Fiscal Eltrônica

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tem com o objetivo de facilitar o uso das notas fiscais, tornando digital todo o processo de envio e recebimento de nota fiscal e trazendo grandes mudanças para no processo de emissão da nota fiscal e a para a gestão das informações fiscais.

O principal benefício de possuir um sistema de NF-e integrado com o Sienge é o fato de conseguir fazer todo o processo de recepção e emissão de NF-e pelo sistema e aproveitar as informações geradas tantos nas notas quanto no sistema. Com isso, a empresa praticamente se isenta de qualquer possibilidade de erro e elimina o retrabalho.

Contabilidade - Fiscal

O módulo Contabilidade/Fiscal permite gestão contábil e fiscal integrada à visão gerencial da sua empresa e seus empreendimentos, facilitando a prestação de contas com o Governo.Veja as funcionalidades dos sistemas:

• Obrigações Fiscais

Agilize a prestação de contas com o Governo, reduza os erros e as possibilidades de atrasos e multas. O sistema de Obrigações fiscais reúne as movimentações financeiras e fiscais e gera automaticamente arquivos digitais com as informações necessárias à escrituração fiscal digital (EFD e EFD PIS/Cofins), além de atender as demandas relacionadas ao SPED Fiscal.

• Custo Orçado e Incorrido

Sua empresa poderá ter todos o registros e a contabilização de custos orçados e incorridos diretamente no Sienge. Também é possível integrar as receitas referentes aos contratos, custos de obra e realizar a apuração da receita de acordo com o POC, possibilitando que a empresa emita relatórios para contabilidade societária e fiscal.

• Integração Fiscal

O sistema Integração fiscal aumenta a confiabilidade dos dados fiscais, possibilitando a conferência das informações fiscais digitadas, o controle das notas fiscais que foram exportadas, a exportação das informações de livros fiscais, em arquivo configurado segundo o layout do software fiscal utilizado.

• Integração Contábil

Transfira informações registradas no Sienge para outros programas contábeis que importam dados. Permite a vinculação do plano de contas gerencial com o plano de contas contábil, possibilitando a emissão de relatórios em várias visões.

• Contabilidade

Integre a área de Contabilidade com os demais departamentos, tais como Compras, Financeiro, Comercial, etc. Elimine a necessidade de redigitação dos dados, tornando o processo mais rápido e eficiente.

• Acompanhamento de Correção

Acompanhe a correção monetária dos títulos de contas a receber de um empreendimento através de relatórios com informações dos valores de correção monetária, juros contratuais, acréscimos e descontos no mês, saldo devedor anterior e saldo devedor atual. Dessa forma você pode visualizar todos os valores relacionados a um determinado título.

Comercial

Mantenha controle total sobre a carteira de clientes e o estoque de unidades (imóveis). Coloque todos os processos comerciais no sistema: cadastro e controle clientes interessados na compra (prospects), contratos, estoque de unidades, etc. Tudo integrado com os dados do sistema de Contas a Receber da empresa. Veja as funcionalidades dos sistemas:

• Vendas

Torne o processo de vendas mais rápido, organizado, reduza custos e retrabalho. Com o sistema de Vendas, a empresa elimina o risco de venda duplicada, controla a produtividade de vendas por empreendimento e por corretor, elabora contratos automatizamente utilizando as informações inseridas no sistema, faz o cancelamento de contratos, entre outras funções.

• Pró-Vendas

Organize o processo de vendas e reduza custos de prospecção organizando a carteira de clientes e interessados! Registre as características do imóvel pelo qual o cliente ou prospect está interessado, mesmo que essa unidade ainda não exista. Estes registros permitem identificar lançamentos ou imóveis novos que entrem em negociação para o cliente ideal, bem como detectar os tipos de imóveis mais procurados.

• Portal do Cliente

O Portal do cliente é um meio de comunicação entre sua empresa e seus clientes. Através do portal, o cliente pode solicitar assistência técnica, informações sobre o andamento das obras, reimprimir boletos, emitir extratos e pagamentos efetuados para declaração de IR, entre outros.

• Locação de Imóveis Próprios

Através do sistema de Locação de Imóveis Próprios é possível realizar a gestão completa do processo de locação de imóveis próprios residenciais ou comerciais. O sistema permite o cadastramento completo dos dados necessários para a geração e impressão automática do contrato e está integrado às funcionalidades de outros módulos, como por exemplo emissão de SPED fiscal, automatizando esse processo.

• Gestão de Condomínios

Gerenciar as empresas de condomínio dos empreendimentos entregues. Informe os locatários e proprietários de cada unidade e configure a estrutura do condomínio (torre única, torres múltiplas, etc) conforme a necessidade. A cobrança das despesas do condomínio geram títulos no sistema de Contas a Receber. O sistema automatiza o rateio das despesas e permite gerar boletos individuais ou mesmo lotes de cobrança escritural para os bancos.

• Assistência Técnica

Torne os serviços de assistência técnica mais eficientes e melhore a satisfação do cliente! Gerencie as solicitações de assistência de cada empreendimento, gere ordens de serviço, acompanhe o andamento, registre patologias, mande pedidos para suprimentos e compras, faça pesquisas de satisfação com os clientes e muito mais!

• Certidões

Simplifique a manutenção e o acompanhamento da situação das certidões da empresa. Com o sistema você poderá controlar o prazo de validade de cada certidão, cadastrando órgãos emissores, passos e avisos para retirar ou revalidar estes documentos.

Gestão de Ativos

O módulo Gestão de Ativos do Sienge permite que você controle a movimentação e baixa dos bens patrimoniais da empresa, frota de veículos e equipamentos em geral, com acompanhamento contábil, planos e registros dos inventários de bens. Veja as funcionalidades dos sistemas:

• Patrimônio

Gerencie os bens patrimoniais da empresa, suas movimentações entre centros de custo, avaliações e baixas. O sistema auxilia na prevenção de perdas de equipamentos por falta de conservação ou de informações sobre a localização, diminui imprevistos durante o andamento de uma obra ou processo, controla e detalha os bens da empresa.

• Frotas e Equipamentos

O sistema Frotas e equipamentos do Sienge permite o gerenciamento da frota de veículos e equipamentos da empresa. É possível a programação de manutenções preventivas, registro de manutenções corretivas, abastecimentos de combustível, utilizações de veículos e máquinas, entre outras funções que ajudam a prevenção de imprevistos e atrasos nas obras.

• Locação de Equipamentos

O sistema Locação de Equipamentos permite a reserva, locação, controle de localização e registro da utilização de equipamentos próprios nas obras. Principalmente. o sistema distribui o custo de utilização de cada equipamento para a obra onde ele foi utilizado. Dessa forma, é possível planejar a utilização de cada equipamento, evitando que a obra e seus funcionários fiquem parados.

Imagem Tela Financeiro
“Com o módulo de Gestão de Ativos, conseguimos acompanhar o consumo de combustível dos equipamentos, descobrimos funcionários roubando combustível (...) o que causava um prejuízo de cerca de R$30 mil/mês.”

Felipe Lordelo, Engenheiro Civil da Ten Engenharia

Suporte a Decisão

Tenha rápido acesso a dados e relatórios que auxiliam a gestão e a decisão sobre várias áreas da empresa, permitindo uma visão macro das áreas e ações preventivas ou corretivas. Veja mais sobre as funcionalidades desse sistema:

• BI – Business Intelligence

Analise a causa e efeito entre os diversos processos, como impacto das compras no cronograma de obras, velocidade de vendas X taxa de retorno, distribuição da carteira de recebíveis e impacto dos departamentos no orçamento corporativo. O Sienge BI permite que a sua equipe de negócios e tecnologia tenha gráficos, indicadores e tabelas interativos para melhor analisar os processos da empresa.

• Gerencial Financeiro

Melhore a gestão financeira da empresa registrando e confrontando as informações necessárias para tomada de decisões. Evite decisões que prejudicam o fluxo de caixa e a lucratividade com as análises dos dados dos outros módulos do sistema. Visualize a situação financeira da empresa em tempo real.

• Gerencial de Obras

Mantenha a margem de lucro de obras durante seu andamento, acompanhando em tempo real as discrepâncias entre o orçado e valores comprometidos ou gastos. O sistema fornece dados apurados para definição do preço de venda de cada unidade construtiva e/ou modificação de tática em empreitadas que não estão tendo o retorno desejado.

• Gerencial Suprimentos

Consiga dados para combater o desvio de materiais e consequentemente reduza seus custos! Com esse sistema a empresa tem uma visão macro do desempenho do departamento de compras e dos estoques.

• Orçamento Empresarial

O sistema orçamento empresarial auxilia sua empresa na elaboração do planejamento, diminuindo erros estratégicos que gerem prejuízos.

Permite a elaboração de planejamentos com base no plano financeiro e com diferentes grupos de informações (por departamento, por centro de custo etc.). Além disso, fornece dados reais e atualizados da empresa, permitindo a identificação de áreas problemáticas, para que soluções sejam apontadas com mais velocidade.

• Viabilidade Econômica

Faça o estudo de viabilidade econômica de forma muito mais precisa: cadastre vários estudos para um mesmo empreendimento, simule diferentes cenários econômicos (otimista, pessimista, entre outros) e incluia todas as variáveis do estudo no sistema (custo de construção, compra de terreno, impostos, corretagem, publicidade, entre outras).

• Acompanhamento de Viabilidade

Aumente a efetividade dos projetos da empresa permitindo o acompanhamento em tempo real e contínuo dos resultados obtidos em um empreendimento, comparando-os com o projetado no estudo de Viabilidade Econômica.

Gestão da Qualidade

O módulo Gestão da Qualidade contém funcionalidades para a administração integrada dos sistemas de gestão de sua empresa. Todas as ferramentas atendem às normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, AS 8000/NBR 16001 e PBQP-H. Veja mais sobre os sistemas:"

• Administração Integrada

Organize o processo de estruturação de programas de qualidade dentro da empresa, auxiliando em processos de certificação como o PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, e a ISO. Suas funcionalidades envolvem definição de política, objetivos, processos de qualidade e requisitos de clientes; controle de documentação; convocação, registro e pauta de reuniões; controle de indicadores com planos de metas, medições e desempenho dos indicadores.

• Auditoria Interna

Organize a inspeção do programa de qualidade da empresa para verificar se as metas estão sendo alcançadas, elevando assim as chances da empresa ser bem avaliada em auditorias externas.Cadastre também o plano anual de auditorias, planejamento detalhado de cada auditoria com notificação aos envolvidos e criação de check-list para cada processo.

• Melhoria Contínua

Monitorar as melhoras contínuas é essencial para conseguir certificações, e esse sistema permite que isso seja feito da forma adequada. Você também pode controlar conformidades e não conformidades que podem causar prejuízos à empresa e fazer um plano de atividades detalhado, acompanhando seu andamento e eficácia.

• Controle de Aquisições

Defina o que deve estar pronto para que o serviço seja executado, quais ferramentas, materiais e profissionais devem ser utilizados, os itens de segurança que devem ser observados, a sequência de tarefas deve ser seguida e os padrões de qualidade que devem ser atingidos considerando as particularidades de cada obra.

• Normas e Procedimentos

Implante e controle Normas e procedimentos para diferentes tipos de obras.O sistema funciona como um cadastro geral das regras de execução de serviços da empresa. Isso padroniza os processos e previne que um serviço seja abandonado em determinada etapa por falta de equipamento, falta de material ou porque foi executado erroneamente.

• Controle Ambiental

Este sistema melhora o Controle ambiental da empresa,auxiliando no cumprimento da NBR ISO 14001. Possibilita o acompanhamento da legislação, dos resíduos gerados pela empresa, o cadastro da procedência do resíduo, tipo de acondicionamento para armazenagem e destinação e análise de impacto ambiental.

• Responsabilidade Social

Este sistema viabiliza a responsabilidade social da empresa, auxiliando no cumprimento da NBR ISO 16001. O sistema permite cadastrar as iniciativas – com registro de atividades envolvidas – planejadas para atingir e manter a meta cadastrada para cada indicador.

Imagem Tela Gestão de Qualidade
“Dede o inicio da empresa, procuramos um sistema que pudesse atender todos os setores e que nos ajudasse com as certificações ISO 9001 e PBQP-H. Depois que adotamos o Sienge, nos adequamos a essas certificações e nos tornamos referência para outras construtoras”

Dayane Guimarães, Representante de Direção na Construtora Rocha

Recursos Humanos

Este módulo do Sienge contém funcionalidades que aprimoram o fluxo operacional e o processo de gestão de Recursos Humanos da sua empresa, veja mais sobre cada uma:

• Administração de Pessoal

Dê mais agilidade e gerencie as rotinas do departamento pessoal de sua empresa. Este sistema além de tornar a geração da folha de pagamento um processo simples e rápido permite a sua empresa ter um maior controle sobre questões como: Admissão, Vale Transporte, Férias, Rescisões, RAIS e DIRF.

• Benefícios

Tenha controle integral de todos os benefícios: através da integração com o sistema de administração de pessoal é possível fazer o lançamento de descontos dos benefícios de cada colaborador de forma simples e precisa. Gerencie custos de cada benefício oferecido pela empresa, tais como: Assistência Médica; Assistência Odontológica;Vale Refeição e Alimentação e Cesta Básica.

• Ponto Eletrônico

Integrado com o sistema de administração de pessoal, o ponto eletrônico é a solução ideal para o gerenciamento da frequência de seus colaboradores. Algumas das características que esse sistema possui são o controle de Banco de Horas, Escalas de Revezamento e tratamento automático de ocorrências.

• Controle de Competências

O sistema Controle de competências permite o controle e a organização de treinamentos. É possível cadastrar as necessidades de treinamentos por colaborador, com visualização por curso ou funcionário, planos de cursos e treinamentos e também a eficácia dos mesmos.

• Contencioso Trabalhista

O correto acompanhamento de uma causa trabalhista é fundamental para que imprevistos sejam evitados. A partir deste sistema é possível cadastrar e consultar processos, visualizar o histórico geral e individual, entre outras funções que auxiliam a manter o histórico dos processos trabalhistas de forma organizada e que facilite consultas futuras. Além disso, o departamento de RH terá total controle sobre prazos e emissão de documentos da área.

• Recrutamento e Seleção

Selecione os candidatos certos para sua empresa com muito mais facilidade: o sistema recebe e armazena as informações através da inclusão de um link para cadastro de currículos no site da sua empresa. Para escolher candidatos para uma vaga basta definir quais são as características do cargo pretendido para que o sistema selecione automaticamente os currículos que atendem a estas especificações.

• Segurança e Saúde no Trabalho

Previna de acidentes na empresa e atenda à NR (Norma Regulamentadora) de Política de Prevenção de Acidentes do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Com o sistema é possível registrar os atendimentos e consultas médicas, programar exames ocupacionais, registrar o histórico de afastamentos, ocorrências, e fazer registro e inspeções dos EPCs e EPIs.

• Acompanhamento de Saúde

Este sistema auxilia no acompanhamento de saúde dos funcionários, permitindo o registro de procedimentos, atendimentos e consultas médicas. Possibilita também inserir o cadastro de fichas de anamnese de cada colaborador.

• Portal do Colaborador

Facilite a comunicação entre o RH e seus colaboradores através do portal do colaborador. Este canal permite que o usuário tenha acesso ao sistema, através de uma senha pessoal, e tenha acesso a informações e documentos sem que tenham que se dirigir até o setor de RH, destacamos: Emissão do Recibo da Pagamento; Emissão do Informe de Rendimentos; Currículo para Seleção Interna; Solicitações.

• Cargos e Salários

Com uma interface de simples operação, este sistema permite à empresa realizar a manutenção de toda a política de remuneração, além de fornecer um melhor controle dos cargos e seus respectivos ocupantes, onde destacamos as seguintes funcionalidades: Descrição de Atividades e Responsabilidades por Cargo; Estrutura Salarial; Reajustes Salariais.

Segurança

O módulo Segurança gerencia permissões de perfis/usuários, em nível de página, empresa e obra. É possível definir os acessos de cada colaborador, de forma que as informações ficam restritas apenas a quem realmente deva ter conhecimento delas. Você também poderá agendar a emissão automática de relatórios, consultar a auditoria completa do sistema e definir a política de senhas e avisos automáticos por usuário.

Aplicativos

Nossos aplicativos foram feitos para integrar o canteiro de obras com o sistema do Sienge, agilizando os processos e facilitando o trabalho! Confira nossos apps disponíveis para Android na Google Play e para IOS na App Store:

• Registro de Medição Física

Acabe com o Retrabalho! Insira as informações da medição física diretamente do canteiro de obras no sistema, ganhando tempo, assertividade e controle em tempo real sob as informações.

• Aprovação de Pedido de Compra

Não deixe sua obra parar: aprove compras emergenciais diretamente do canteiro de obras e evite que a equipe fique parada por causa de uma simples autorização!

• Quadro de Disponibilidade

A maneira mais inteligente de integrar sua equipe de vendas: transmita confiança para seus clientes com informações em tempo real. Acesse as unidades em um quadro de disponibilidade organizado por: lotes, quadras, blocos, andares, etc.; Faça a reserva das unidades; cadastre prospects e mais!

• Aprovação Contratos de Venda

Não deixe seu cliente esperando pra fechar negócio: aprove contratos de qualquer lugar, afinal seu time de vendas tem que se preocupar em fazer mais negócios, não em correr atrás das aprovações dos contratos!

Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa