Logo Sienge
Planilha Gratuita

Modelo de Planejamento de Obra

Evite situações desfavoráveis com um bom planejamento de obras!

Seta para Formulário
Faça o download grátis aqui!
Basta preencher o formulário abaixo

Quero uma demonstração de um software de gestão para minha empresa!
Material Gratuito Sienge
Esse material é útil para
- Aumentar a precisão do planejamento de obras
- Melhorar o Controle das suas Obras
- Prever situações desfavoráveis no andamento da construção
- Organizar atividades e orçamento de acordo com o tempo
Sobre o Material

O planejamento de obra é o primeiro passo para garantir o sucesso do seu empreendimento e garantir o lucro ao final da obra. Porém, muitas vezes essa etapa é feita com pouco cuidado. 

Uma pesquisa do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral demonstra como o planejamento de obra é pouco valorizado no Brasil em comparação com outros países. De acordo com a pesquisa, o costume brasileiro é dedicar pouco tempo da obra para o planejamento, 20% do total. Em países mais desenvolvidos, a elaboração de projetos, montagem dos cronogramas e as projeções de custos consomem muito mais tempo: cerca de 40% do tempo previsto para uma obra no Japão; na Alemanha, 50%.

Uma outra pesquisa realizada pela consultoria Deloitte com várias construtoras brasileiras indica que existe um desvio médio de 21,7% entre o orçado e o custo real de uma obra. Muito dessa diferença se deve à falta de planejamento. 

 

A Planilha de Planejamento de Obra

Comece agora a ter um planejamento mais eficaz com esta planilha e organize os custos e tarefas de acordo com o bloco construtivo. Você também pode planejar os custos e atividades de acordo com os meses previstos para a execução da obra, obtendo assim um panorama mais completo. 

 

Método de planejamento de obra Tempo-Caminho

Existem várias técnicas de planejamento de obra, e uma das que se destacam é a metodologia tempo-caminho, também conhecida como linha de balanço. Essa técnica se resume ao conceito de que as tarefas são repetidas inúmeras vezes em unidades construtivas diferentes.

A técnica tempo-caminho propõe que as tarefas da obra sejam programadas de forma a se repetiram de acordo com seu ritmo de produção. A obra é dividida por Unidades Básicas que repetirão os mesmos processos em ritmos diferentes e em ritmos diferentes até o fim da construção.

 

A chuva não precisa ser inimiga do planejamento da sua obra

Cada região tem um período característico de chuvas que precisa ser levado em conta. Por isso, quando for planejar a sua obra, não esqueça de olhar para a previsão do tempo e características do clima! Ajuste seu cronograma para que os períodos mais chuvosos fiquem com tarefas que independem do clima. Você não vai querer programar a terraplanagem, por exemplo, para um período chuvoso. O ideal é chegar ao nível de descrever as atividades semanalmente, assim você pode revisar e adaptar o seu planejamento de acordo com as chuvas e evitar atrasos.

 

Diário de Obra

Para acompanhar se o seu planejamento de obra está sendo eficiente, o Diário de Obra ou Livro de Ocorrências é essencial. Este documento dá uma visão real do que está acontecendo na construção, registrando o dia a dia do canteiro de obras. Nele você anota ocorrências como acidentes, falta de materiais, começo e finalização de etapas, chuvas ou outros eventos que valham a pena ser mencionados. Dessa forma você terá um histórico da evolução da obra e poderá identificar com mais facilidade onde estão os erros.

 

Segurança do Trabalho no Planejamento de Obra

É importante garantir a segurança dos trabalhadores em cada etapa do seu empreendimento, por isso não esqueça de incluir os custos com EPIs e EPCs no seu Planejamento de Obra!

Nunca queremos que acidentes aconteçam no canteiro de obras, mas caso ocorram, não esqueça de apontá-los e tomar todas as previdências necessárias. Uma forma de evitar problemas nas suas obras é fazer um croqui do canteiro de obras e planejar os fluxos de carga, descarga e transporte de material dentro da obra. Mesmo assim, não esqueça de prever o que fazer em caso de acidente no seu planejamento!

 

Não deixe faltar material na sua obra

As compras de Suprimentos para as suas obras são de fundamental importância. Atrasos nas entregas, pedidos feitos da marca e tamanho errado ou em quantidades insuficientes podem afetar profundamente a sua obra! Antecipar as compras antes que a falta do material seja sentida no canteiro de obras é uma prática que garante que as suas equipes não ficarão de braços cruzados. Tenha certeza que os supervisores do almoxarifado e de compras estejam sempre em contato com o que as equipes do canteiro de obra precisam. Planeje as compras com uma certa margem de tempo para que o setor Financeiro possa aprová-las e a entrega seja feita dentro do tempo necessário. 

Além de cotar as quantidades de material por etapa e por Unidade Construtiva, certifique-se de calcular quanto tempo leva desde a solicitação do canteiro de obras até a aprovação pelo setor Financeiro da sua empresa. Muitas vezes é aí que se encontra o gargalo que acaba atrasando alguma etapa da obra. Também é importante que seus supervisores tenham experiência e saibam perceber quando um pedido deve ser feito sem que isso atrase o cronograma. O planejamento não se dá apenas no escritório! 

Uma boa solução para integrar o canteiro de obras com o escritório é usar um ERP, como o Sienge. Assim você pode solicitar um material acessando o software a partir do canteiro de obras e a equipe de Finanças já o aprova e encaminha diretamente do escritório. 

 

A tecnologia como aliada do Planejamento de Obra

O planejamento de obras tem vários fatores que o alteram e precisa ser muito bem feito e monitorado. É preciso tomar cuidado para não se perder no meio de tantas informações e prazos. É nessa hora que a tecnologia se torna uma grande aliada!

Ao invés de usar várias planilhas que não são integradas e precisam ser preenchidas à mão, linha a linha, você pode usar um software de gestão, como o Sienge. O Sienge é voltado para empresas de construção e leva em conta as muitas etapas e dados que cada empreendimento precisa gerenciar. 

Com o Sienge você garante eficiência e dinâmica na gestão da obra através de relatórios de cronogramas físicos e financeiros, gestão das necessidades de compras e dimensionamento de equipes. Além disto, é possível configurar a forma de pagamento dos insumos representativos do custo da obra e gerar um cronograma de desembolso mais aderente à realidade das obras.

Aproveite para conhecer mais sobre as Soluções do Sienge depois de testar a nossa planilha!

 

Logo Sienge
Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge
Logo Softplan
Quero Baixar!