E-BOOK
GESTÃO DE OBRA: COMO FAZER DO INÍCIO AO FIM


Hoje, dominar a arte de planejar projetos se tornou uma das necessidades para sobrevivência e progresso da construtora moderna.

Gerenciar uma obra do início ao fim não é uma tarefa fácil para as empresas de construção civil. Hoje, dominar a arte de planejar projetos se tornou uma das necessidades para sobrevivência e progresso da construtora moderna.

É só andar pelas ruas observando as construções para se deparar com diversas obras paradas, virou algo comum no cenário brasileiro hoje em dia. Casas, prédios e obras públicas são as vítimas mais constantes deste mal, cada uma por suas razões que, no final, se resumem à falta de planejamento, um dos principais efeitos da administração deficiente.

A prática de uma boa gestão de obra na execução do seu empreendimento envolve o investimento de tempo e a aplicação de técnicas e recursos de forma eficiente. A atenção dispensada a esta etapa do projeto é vital não apenas para reduzir riscos e evitar futuros problemas, como também para garantir maior precisão e assertividade na entrega ao seu cliente.

Como a obra é executada em um largo período, a melhor saída para o registro e compartilhamento dos dados entre as áreas é contar com um ERP (sistema de gestão integrado) especializado em construção civil. Para o bom gerenciamento de uma obra também é necessário pensar no controle de execução e, para isso, o planejamento se faz presente.


Recursos para um bom planejamento

Planejar bem uma obra antes mesmo de ela começar traz inúmeras vantagens à construtora. Essa organização pode ser garantida por meio do cronograma de obra. Adicionando a esse documento os valores listados no orçamento também é possível obter outra ferramenta de gestão muito importante para o sucesso do empreendimento, chamada de cronograma financeiro de obra.

Outro recurso que também contribui bastante para a elaboração desse planejamento financeiro é a utilização da curva ABC, metodologia que permite estabelecer um orçamento organizado com foco na gestão do custo.

Também é preciso ficar atento às responsabilidades legais que envolvem a construção de um empreendimento. Com todas as informações desses processos organizadas, você já consegue elaborar o cronograma da obra e, além dele, também o cronograma financeiro da obra.


Fique atento às mudanças!

Um gestor de obra precisa ficar atento às mudanças tecnológicas, porque estas influenciam também os processos do empreendimento. Uma solução tecnológica eficiente auxilia em todas as etapas do gerenciamento de obra, permitindo o registro de várias informações e cenários das etapas de construção de um empreendimento, ajudando na escolha da alternativa mais vantajosa.

O sucesso de um projeto é medido pelo atendimento ao prazo, custo e qualidade.


Então, como fazer um gerenciamento de obra completo e eficiente? Que etapas devem ser contempladas?



Cinco delas estão listadas neste ebook. As dicas dizem respeito a:

  • Orçamentos assertivos;
  • Cálculo e definição dos custos da obra;
  • Elaboração do cronograma financeiro;
  • Planejamento para adoção de ações responsáveis;
  • Como a tecnologia auxilia no gerenciamento da obra.




Faça o download do E-book!


Quero uma demonstração de um software de gestão para minha empresa!