E-BOOK
COMO FAZER SUA CONSTRUTORA CRESCER EM 5 PASSOS


Ser empreendedor no ramo da construção civil é se perguntar todos os dias como fazer a sua construtora crescer, certo?

Além disso, é preciso ter muito jogo de cintura e construir bases sólidas em seus processos, principalmente em um mercado tão competitivo, com projetos tão complexos e inovadores.


Muitas vezes uma empresa passa por momentos instáveis e, simplesmente parar e reavaliar alguns processos, pode fazer perceber que etapas importantes podem estar sendo negligenciadas. O planejamento é uma delas.


Todo empreendedor precisa planejar bem o seu negócio. Esse é o lema de um dos maiores empresários do Brasil: Abílio Diniz. Ele é presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar que, em 1968, já contava com 40 lojas e mais de 1,5 mil funcionários. Mas construir esse legado não foi tão simples quanto parece. Como todo empresário, Diniz também já enfrentou problemas e precisou atravessar uma grande reestruturação administrativa na década de 90.


Pode não ser simples, mas uma reavaliação da empresa como um todo, facilita muito o desempenho e o sucesso da organização.


No setor de construção civil também é assim. É necessário que as empresas estejam dispostas a mudar o cenário e promover mudanças. A última sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a desaceleração da economia perdeu fôlego e ajuda a comprovar que o setor começa a se aquecer também, principalmente no caso das PMEs. Esse fato sugere que as construtoras de menor porte estão no caminho certo!


Você já pensou, por exemplo, que a inovação pode ser um ótimo caminho de como fazer uma construtora crescer mesmo em um cenário pouco promissor?


Para essa reavaliação dos seus negócios, você pode inserir pequenas mudanças úteis e atualizações tanto internas quando externas e que demandem menor investimento e otimizem os resultados. Para que a sua construtora se destaque, um bom planejamento e organização dos processos é fundamental.

Para elaborar um planejamento de sucesso e fazer uma construtora crescer, você pode lançar de mão de técnicas e ferramentas como:


  • Análise SWOT;
  • Indicadores de desempenho;
  • Planos de ação bem elaborados;

Sem processos claros e definidos, fica muito mais difícil fazer uma boa gestão da sua construtora e questionar como fazer a sua construtora crescer acaba se tornando uma dúvida frequente, por isso eles são cruciais. Assim como é sempre tão importante “colocar as cartas na mesa” e conferir o que a sua construtora dispõe para implementar melhorias quando de trata, por exemplo de:


  • Pessoas;
  • Equipamentos;
  • Orçamento;

Para dar uma alavancada ainda maior nos ganhos, reestruturar o departamento de marketing também é de grande importância. Nas pequenas e médias empresas, onde os recursos são mais limitados, os desafios de marketing são bem maiores. Tendo isso em vista, a internet entra como uma solução econômica e eficiente para as PMEs aumentarem a visibilidade do seu negócio. Você já pensou que acrescentar novos canais de comunicação ou itens a serem trabalhados te ajuda a saber como fazer a sua construtora crescer? Sugerimos olhar para aspectos como:


  • Ter um bom site;
  • Usar as redes sociais;
  • Trabalhar relacionamento;

Todo empreendedor sabe que tempo é dinheiro, por isso, contar com a ajuda da tecnologia para otimizar os processos na organização é essencial. Com aparatos tecnológicos otimizando a comunicação interna e o acesso a informações (como a definição do custo global da obra, por exemplo) os profissionais podem trabalhar com muito mais produtividade e, assim, terem melhores resultados.

Esse e-book traz insumos relevantes sobre técnicas de planejamento, processos fundamentais da empresa, estratégias de marketing, tecnologias modernas e acessíveis e investimentos necessários, para que você tenha as informações necessárias de como fazer a sua construtora crescer.

Baixe gratuitamente o e-book e caminhe com sucesso nessa jornada!





Faça o download do E-book!


Quero uma demonstração de um software de gestão para minha empresa!