banner sienge

TUDO SOBRE CONSTRUÇÃO CIVIL: PASSO A PASSO PARA COMEÇAR UMA OBRA

Blog > construcao, industria-da-construcao
13 de janeiro de 2016

Post com tudo sobre construção civil lista etapas que não podem faltar no planejamento de uma obra para garantir o sucesso do empreendimento.

 

Planejar bem o projeto é primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento. Pensar cuidadosamente cada uma das etapas antes de começar a construir é capaz de gerar impactos positivos durante todo o período da obra, garantindo processos adequados para evitar penalidades e assegurando que se chegue o mais perto possível dos resultados esperados.

Diante disso, vale a pena parar para refletir: qual é a importância que sua construtora tem dado ao planejamento das obras?

Para ajudar na elaboração de planos de ação ainda mais eficientes, existem alguns aspectos que você não pode esquecer de considerar nesse momento tão crucial para o seu projeto.

banner sobre ebook gerenciamento de obra do inicio ao fim

Primeiramente, para quem você deve construir? Uma pesquisa de mercado pode ajudar a responder essa pergunta, coletando dados para descobrir quais são os tipos de imóvel com maior procura no mercado e levantar necessidades específicas dos consumidores, bem como sua capacidade de pagamento.

Sabendo o que o mercado precisa, vai ser a hora de partir em busca do terreno ideal, analisando principalmente o nível de impacto que as características dos terrenos poderão ter no andamento da obra. A verificação do solo, por exemplo, é fundamental para avaliar se não encharca facilmente, o que pode acabar atrasando a obra e o lançamento do empreendimento.

Elaborar um cronograma para a construção ajuda a prever o tempo que será gasto em cada etapa e programar melhor as atividades desenvolvidas nelas. Essas informações serão fundamentais para a contratação de mão de obra e fornecedores e para estabelecer um prazo para conclusão da obra, já prevendo situações adversas relativas ao clima, por exemplo – veja mais dicas para a obra não fugir do planejado mesmo debaixo de chuva!

Fazer o planejamento financeiro da obra é fundamental para prever o quanto será gasto em materiais, equipamentos e serviços, além de permitir comparações investido versus realizado para verificar se a evolução da obra está de acordo com os custos registrados até então. Com as quantidades estimadas de insumos que sua construtora vai precisar em mãos, é hora de começar a fazer orçamentos e escolher fornecedores que ofereçam mais vantagens, realizando compras em tempo hábil para garantir melhores preços e a certeza de que os materiais estarão disponíveis para uso na hora certa.

As dicas acima podem ser adaptadas de acordo com a realidade da sua construtora e mostram o quanto as etapas de uma obra estão interligadas e dependem uma da outra para funcionar e garantir o sucesso de um empreendimento.

Sua construtora está dando a atenção necessária ao planejamento das obras? Saiba tudo sobre construção civil para caprichar na elaboração de um plano de ação eficiente!

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa