— Clientes Sienge —
Ten
Engenharia
DESAFIO

A empresa iniciou suas atividades em 2006, na Bahia, inicialmente trabalhando com construção civil, execução de obra e engenharia. A partir de um contrato para construção de uma estrada que levaria até um poço de petróleo no Maranhão, passaram a se especializar em terraplenagem e construção de estradas, bem como nas exigências e normas do setor de óleo e gás. Durante esta mudança de foco na empresa, sentiram a necessidade de se informatizarem e integrarem os processos para conseguir um melhor controle. Antes utilizavam o Excel, dentro do servidor, sem nenhuma integração, não conseguiam trabalhar em equipe. Para resolver estes problemas, escolheram o Sienge.

"O módulo Financeiro é principalmente importante, é onde a gente sobrevive. Ajuda a prever lucros, ver se vale a pena aceitar cada projeto."
- Felipe Lordelo , Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança e Advogado na Ten Engenharia
SOLUÇÕES

Felipe Lordelo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança e Advogado, filho do fundador da Ten Engenharia, garante que o Sienge teve um papel essencial na integração da Ten Engenharia: Escolhemos o Sienge por ser um sistema completo, com todas as soluções de forma integrada: financeiro, suprimentos, engenharia, gestão de ativos. Tudo simples e prático! Facilita bastante o controle da empresa. O cliente faz várias ordens de serviço e conseguimos acompanhar tudo. Usamos para tudo: orçamentos, informações de manutenção, revisão, controle. Financeiro e Gestão de Ativos são os módulos que mais usamos, especialmente para segurança, relatório de funcionários, contas a receber, fluxo de caixa, dá pra enxergar bem o futuro através do software.”

 

Um caso bem ilustrativo de como o software atua na diminuição do desperdício e na economia de recursos aconteceu justamente com a Ten Engenharia. Eles perceberam, através da observação do todo que o Sienge proporciona, que estavam perdendo 30 mil reais por mês com roubo de combustível. Felipe Lordelo conta o caso: “Com o módulo de Gestão de Ativos, conseguimos acompanhar o consumo de combustível dos equipamentos, descobrimos equipamento com problema, e roubos de combustível de várias máquinas. Mesmo que fossem roubos pequenos, de 5 ou 10 litros cada um, de máquina em máquina, isso causava um prejuízo de cerca de R$30 mil/mês. Esse é um exemplo de como o Sienge nos proporciona uma economia absurda.”

 

Felipe ainda destaca o papel decisivo do Sienge na gestão financeira na empresa: “O módulo Financeiro é principalmente importante, é onde a gente sobrevive. Ajuda a prever lucros, ver se a obra vale a pena, se vale a pena aceitar tal projeto. É a melhor forma de conduzir para o custo ser melhor possível.”

 

O Sienge, por ser totalmente web, pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer hora, o que é muito importante para as empresas que tem o seu local de trabalho desde o escritório até o canteiro de obras. Lordelo conta como era a realidade antes e depois do Sienge: “Antes era preciso ficar no Excel, dentro do servidor, tinha que estar lá no escritório ou acessando remotamente. Era muito difícil abrir o arquivo, fechar, trabalhar em equipe. Hoje, mesmo que sejam 10 horas da noite, posso ver a informação que eu quero, e ainda ter 3, 4 pessoas trabalhando ao mesmo tempo, isso facilita bastante.”

Durante tempos de crise, o Sienge é um grande aliado para cortar custos e fazer decisões acertadas: “Esse ano (2016) a realidade é de retração, e por isso buscamos serviços menores para diversificar. Principalmente nesse momento de dificuldade um sistema de gestão ajuda, fica bem mais fácil de visualizar as finanças, os pagamentos, a gente consegue ver onde estão os gastos, o que dá pra cortar. Ajuda muito na parte do custo acompanhar a variação de preço dos insumos.” – garante Lordelo.

Soluções utilizadas

Engenharia
Suprimentos
Financeiro
Gestão de Ativos
Suporte à Decisão

Gostou das soluções que o Sienge tem a oferecer?
Peça uma demonstração do nosso software e redefina a gestão da sua empresa hoje!
Peça uma demonstração
banner sobre gestão de obras do início ao fim