Análise de Crédito – Sua incorporadora com o melhor sistema

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

9 de outubro 2014| 6 min. de leitura

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Análise de Crédito – Sua incorporadora com o melhor sistema

Márcia é gerente financeira de uma incorporadora e tem como missão minimizar a inadimplência dos imóveis vendidos. Devido ao aumento do volume de vendas, ela está preocupada em não ficar dentro dos padrões de inadimplência do mercado brasileiro, que no primeiro semestre de 2014 foi de 1,8%.

No Brasil em 2013 tivemos o recorde histórico de crescimento no setor de crédito imobiliário de 32% (R$109,2 bilhões) comparado a 2012 (R$82,8 bilhões). No primeiro semestre de 2014 tivemos a alta de 7%, e devemos crescer mais 8% até o final de 2014, conforme previsão da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Márcia já ouviu falar que sistemas de gestão de incorporadoras podem ajudá-la, mas ela tem duas dúvidas: Quais são as funcionalidades essenciais que este sistema precisa para tornar a gestão de crédito mais ágil e eficaz? Quais recursos são necessários para suportar este crescimento no setor de crédito imobiliário e reduzir a inadimplência? Então, vamos ajudá-la listando as funcionalidades essenciais que um bom sistema de análise de crédito precisa ter.

#1 Cadastro do perfil financeiro do prospect

Todos os corretores devem informar no sistema os dados do cliente e o seu perfil financeiro. A renda total da família, valor do FGTS, valor do financiamento, valor da parcela mensal com balões ou entradas que o cliente pode assumir.

Deve ser possível também cadastrar os bens do cliente que compõem o seu patrimônio, que podem servir como garantia na análise de crédito.

Poder anexar o comprovante de renda e comprovante de residência do cliente, para que sejam utilizados no cadastro e aprovação da proposta.

#2 Cadastro da proposta comercial com as condições de pagamento

O segundo passo é registrar no sistema a proposta comercial. Neste momento o corretor irá formalizar o interesse do cliente no imóvel, a tabela de preço utilizada e as condições de pagamento pretendidas pelo cliente. Sejam elas como financiamento direto ou bancário.

Como um imóvel pode ser adquirido por mais de um comprador, o sistema precisa permitir que seja informado mais de um cliente na mesma proposta.

Com as informações do imóvel e o perfil financeiro do cliente, o sistema deve efetuar validações automáticas e sinalizar o que não está de acordo com as políticas comerciais e de crédito definidas pela incorporadora.
Excelentes sinalizadores comerciais referentes: ao preço de venda, ao valor de captação do meio de contrato, ao valor de captação até a entrega das chaves, ao percentual de financiamento, ao percentual de entrada do imóvel.
Excelentes sinalizadores de crédito: como percentual de comprometimento da renda do cliente para a poupança e financiamento e idade máxima do cliente no término do financiamento.

#3 Controle do histórico do cliente na praça

Poder registrar o resultado das consultas efetuadas junto aos órgãos de proteção ao Crédito como o Serasa, por exemplo. Não só para o cliente, mas para todos os envolvidos na proposta comercial, como cônjuge e/ou empresa. Para comprovar a situação de crédito na praça é interessante anexar no sistema as certidões negativas de débito junto a prefeitura, estado e receita federal.

#4 Alçadas de aprovação na Análise de Crédito

Outra característica interessante é ter níveis de alçada para que seja possível aprovar propostas que fogem da política comercial ou de crédito da incorporadora.
Com a possibilidade de efetuar o cadastramento de aprovadores comerciais e de crédito por alçada, você consegue envolver na aprovação das propostas as pessoas certas. Ou seja, pessoas cadastradas como aprovadores de 1a alçada liberam propostas que estão de acordo com a política comercial e de crédito. As de 2a alçada liberam propostas com comprometimento da renda maior que 30%. E os de 3a alçada liberam todo tipo de proposta.

De posse destas informações, o aprovador tem todas as condições para analisar e decidir pela aprovação ou não da proposta.
Pronto! Agora Márcia já sabe o que um bom software de gestão para incorporadoras precisa ter pra ajudá-la na análise de crédito. Assim, a incorporadora em que trabalha poderá crescer de maneira sustentável, reduzindo a inadimplência, e melhorando a sua saúde financeira.

E você, também vai querer crescer de maneira sustentável?