Construção Civil – Você está preparado para crescer?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

4 de agosto 2015| 5 min. de leitura

Compartilhe
Construção Civil – Você está preparado para crescer?

Passada a euforia dos anos 2010, a retração econômica do país têm impactado a construção civil. A Exame ouviu especialistas do setor e publicou: “são unânimes em afirmar que a recuperação da crise será lenta e deverá começar apenas em 2017”.

Por isso, esse é o momento ideal para “arrumar a casa” e preparar o mercado da construção civil para o novo crescimento, que certamente virá.

Olhando seus processos no detalhe e identificando melhorias em cada um deles, é possível obter melhores resultados operacionais que podem também mitigar os efeitos da crise no seu negócio. Já parou para fazer uma avaliação do que pode ser melhorado em seus principais procedimentos? Para te ajudar nessa análise, preparamos uma lista de exemplos de tarefas que podem ser melhoradas na construção civil. Confira:

Compras

  • Você já pensou em agrupar as solicitações semelhantes de várias obras? Assim, consegue aumentar o volume e garantir mais poder de negociação com seus fornecedores.
  • Enviar as solicitações de cotação automaticamente para todos os fornecedores cadastrados, traz produtividade imediata ao departamento. Com a cotação aprovada, você pode gerar o pedido de compra também de forma automática para o fornecedor escolhido.
  • Quando o cronograma da obra anda junto com o planejamento de materiais fica mais fácil evitar excesso ou falta de insumos no canteiro de obras. Pense nisso! Existem tecnologias para ajudá-lo a ter este acompanhamento em tempo real.

Comercial

  • Organização também traz produtividade. Por isso, manter as informações sobre prospects e clientes consolidadas ajuda muito o time comercial a otimizar seus contatos.
  • Já aconteceu da sua equipe vender mais de uma vez a mesma unidade? A unificação das reservas e vendas elimina de vez esse risco.
  • Saber como vai o negócio passa pela avaliação do desempenho de vendas por corretor e por empreendimento. Não deixe de acompanhar esse indicador.
  • Dar autonomia para os clientes pode gerar mais produtividade também. O ideal é que eles possam solicitar informações sobre o andamento das obras, reimprimir boletos, emitir extratos e pagamentos efetuados para declaração de IR, por exemplo, sem precisar acessar a equipe comercial diretamente.

Financeiro

  • A eficiência financeira vem da integração dos dados dos departamentos (como compras, comercial e recursos humanos) diretamente com a área financeira para fazer o controle preciso do fluxo de caixa. Isso evita redigitações e problemas de liquidez.
  • O controle do fluxo de caixa merece toda a atenção neste momento instável da economia, então, quanto mais detalhadamente você visualizar as contas a pagar, a receber, extrato credor e saldos de adiantamento, melhor.
  • A conciliação bancária consome um tempo gigante do departamento financeiro. Automatizar os processos de contas a pagar e a receber libera tempo para a equipe se dedicar à ações mais estratégicas e de maior valor agregado para a construção civil.

Engenharia

  • É possível encontrar formas de agilizar o cadastro e a escolha dos insumos e serviços necessários para a elaboração de orçamento de obras, compras de materiais e contratação de mão de obra. Agora, é um bom momento para encontrar tecnologias que ajudem nessa tarefa.
  • Ter uma visão panorâmica das obras (baseada em relatórios de cronogramas físicos e financeiros, necessidades de compras e dimensionamento de equipes) vai garantir o dinamismo do seu projeto.
  • Mesmo com todo o seu planejamento, imprevistos acontecem, não é mesmo? A solução é acompanhar a execução da obra por meio de relatórios da forma mais visual possível.
  • Hoje é difícil imaginar um dia fora de casa sem o celular, não é mesmo? Então, nada mais natural (e produtivo) do que acessar as informações dos empreendimentos em andamento em tempo real.

Ao ler essa lista você já deve ter pensado em diversas maneiras para “arrumar a casa”, certo? A dica final é que a tecnologia será sua grande aliada para automatizar, integrar e organizar os processos citados aqui, garantindo terreno fértil para a expansão da Construção Civil.

Continue acompanhando nosso blog, porque o próximo post vai te oferecer dicas práticas para melhorar esses processos com a ajuda de soluções tecnológicas que já estão disponíveis! Aproveite!