Indústria da Construção – Os benefícios do mobile

Indústria da Construção – Os benefícios do mobile

Como a indústria da construção civil pode se beneficiar das facilidades e oportunidades dos dispositivos móveis.

Não é de hoje que os dispositivos móveis, smartphones e tablets estão revolucionando a forma com que acessamos as informações e interagimos com elas. Segundo levantamento da UNCTAD, a indústria de aplicativos para celular gerou receita em torno de US$ 20 bilhões em 2011, e chegará a US$ 38 bilhões em 2014. O estudo também aponta que Brasil e China são os principais mercados do nicho. Devido à aderência do mercado brasileiro com os dispositivos móveis – smartphone, tablet, computador, e-readers entre outros, o país está assumindo uma postura diferente em diversos segmentos de mercado, sendo uma opção de entretenimento, consumo de informações, acesso às redes sociais e execução de atividades diárias, sendo elas pessoais ou empresariais. Penetração de: Computador, Internet, Smartphone e Tamblet de 2011 a 2016:

Indústria da Construção
Fonte: IDC, Ibope,FGV, OThink

Na indústria da construção, aderir a novas tecnologias e, principalmente, ter ferramentas que promovam o acesso às informações corporativas através de dispositivos móveis traz agilidade à empresa. Com as novas tecnologias, os funcionários inserem as informações, no software de gestão da empresa, através dos aplicativos via smartphone ou tablet. Assim, os dados são enviados em tempo real ao servidor da construtora ou incorporadora e são visualizados pelos gestores da empresa.

O rápido acesso à informação evita perdas na produção, e qualquer problema identificado é rapidamente contornado, potencializando a produtividade e a tomada de decisão. Tendo em vista a evolução na indústria da construção no Brasil, que hoje chega a 79.408 empresas ativas no Brasil segundo o censo do IBGE de 2010, tornou-se necessário um salto de produtividade, com mecanismos de controle de gestão e ferramentas tecnológicas que auxiliem as empresas na adoção de uma postura mais competitiva perante o mercado.

Pesando nessa necessidade, o Sienge está investindo no desenvolvimento de aplicativos para smartphone e tablets, que podem ser usados online ou offline, necessitando da internet apenas para sincronizar os dados com a base do Sienge. Os primeiros aplicativos desenvolvidos possibilitam:

Registro de Medição de Acompanhamento, Aprovação de Pedido de Compra, Controle de Disponibilidade de Unidades e Aprovação de Contrato. Durante esse ano mais funcionalidade serão elencadas e transformadas em aplicativos. Se você quiser saber mais sobre os aplicativos do Sienge ou como o sistema pode ser utilizado em dispositivos móveis, entre em contato e fale com um de nossos consultores.