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Saiba como otimizar a gestão de clientes na Construção Civil

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13 de janeiro de 2015

O que sua construtora ou incorporadora tem feito para se diferenciar dos concorrentes no mercado da Construção Civil?

Divulgaremos no blog uma série de posts falando de assuntos que são diferenciais de padrão de excelência na Construção Civil, e o primeiro post será este sobre gestão de clientes.  Este assunto pode estar no piloto automático para muita empresa, mas não para as que querem se destacar e ficar entre as empresas mais lembradas pelos consumidores na Construção Civil.

Então, o que sua construtora ou incorporadora pode fazer? Pode começar com medidas simples e de impacto espetacularmente positivo aos olhos dos clientes. Muitas destas medidas não dependem de investimento, dependem principalmente da mudança de atitude e postura  da empresa. Veja como :

  • Cumprir o que prometer: o compromisso assumido com o cliente é lei. Tem que ser cumprido. Se não puder cumprir não assuma.
  • Antecipar-se aos problemas: identificou algum problema? Não espere o cliente reclamar. Antecipe-se. Informe ao cliente e planeje a correção. O cliente saberá que é importante e que sua empresa é ágil.
  • Dar retorno às solicitações: o cliente precisa ser comunicado sobre o andamento das suas solicitações, principalmente sobre quando serão concluídas. Precisa perceber que sua solicitação está sendo tratada.
  • Falar a verdade: por pior que seja a circunstância nunca minta ou enrole seu cliente. Se isto ocorrer ele vai acabar descobrindo. E quando descobrir a confiança na sua empresa vai acabar e você vai perdê-lo.
  • Tecnologia como aliada: ter todas as informações dos clientes como propostas, pagamentos, solicitações em um único lugar, atualizadas e disponíveis transmite segurança ao cliente. Ele vai perceber que a empresa acompanha de perto tudo o que acontece com ele.

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  • Treinamento do time: preparar os colaboradores para que de maneira sutil e agradável consigam identificar as diferenças e as necessidades de cada cliente, para os tratarem de forma adequada. Lembrar que cada cliente é único.
  • Cultura interna da empresa: o objetivo de atender com excelência não é só da área de gestão de clientes, precisa ser de todos os colaboradores..
  • Ouvir o cliente: gerar um processo de melhoria continua através da análise e implementação de sugestões que os clientes fazem por meio das pesquisas de satisfação, pode ser uma excelente alternativa.

Com estas medidas a excelência na gestão de clientes está garantida, fazendo com que o cliente tenha a sensação de conforto, conveniência, segurança, praticidade e satisfação pela escolha da sua empresa.

Não é só o cliente que ganha com este padrão de excelência na gestão de clientes na Construção Civil. Clientes satisfeitos garantem o crescimento e a conquista do mercado. Isto mesmo! Além de serem fiéis a sua empresa, ainda dão boas indicações que resultam em novos clientes.

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Continue acompanhando nossos posts. Por meio de conteúdo feito especialmente para a Construção Civil, queremos ajudá-lo a tornar-se referência no mercado.

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

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