Fluxo de Caixa – Saiba como escolher a melhor solução

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

28 de julho 2015| 6 min. de leitura

Compartilhe
Fluxo de Caixa – Saiba como escolher a melhor solução

Ter um fluxo de caixa eficiente deixou de ser diferencial competitivo, agora é obrigação! Saiba como o Sienge pode te ajudar.

Existe um descasamento característico entre os eventos de ingresso e desembolso de capital na construção civil, e conciliar o fluxo de desembolso e recebimento de cada obra é fundamental para que o desenvolvimento dos empreendimentos não comprometam o caixa da sua empresa.

Para isso, você precisa buscar uma solução tecnológica que, além de tornar esse processo mais eficiente, dê o suporte necessário para decisões estratégicas na sua construtora. Esse post é para ajudar você a encontrar a solução ideal.

Busque uma solução que permita a gestão do fluxo de caixa em tempo real, com a integração do financeiro, vendas e suprimentos. Esses dois geram, a partir dos pedidos e contratos de vendas e prestação de serviços, títulos que dão previsão financeira.

Uma solução que trabalha com o conceito de mobilidade será diferencial. O acesso móvel impulsiona o registro das informações na hora certa, assim que acontecem. Veja esse exemplo: por meio de um tablet, o responsável pela obra registra o consumo de material imediatamente quando acontece. Essa informação chega a área de Suprimentos, que já tem condições de avaliar a necessidade de reposição e quando ela deve acontecer. Ao fazer o pedido de compras, a previsão desse desembolso já aparecerá no fluxo de caixa. Com mais rapidez, precisão e segurança.

Flexibilidade também é muito importante. Escolher a periodicidade do fluxo de caixa: mensal, quinzenal, semanal ou diário são opções que devem estar a seu dispor. Ter a possibilidade de desconsiderar as previsões de recebimentos dos clientes inadimplentes, é outro recurso fundamental, pois essas informações distorcem sua análise financeira. Por exemplo, no seu relatório de fluxo de caixa aparece R$450.000,00 de previsão de recebimento até determinada data. Mas nesse valor, estão contidos os valores que, embora previstos inicialmente, não vêm sendo pagos por seus devedores. Esta informação distorce a sua previsibilidade de caixa daquela obra e pode levar você a tomar uma decisão equivocada de compra de material, por exemplo.

Uma solução que conhece a construção civil, também dispõe de recursos para um excelente fluxo de caixa futuro, provendo o estudo de viabilidade econômica dos empreendimentos. Esse estudo deve considerar a projeção de custos como contratação de mão de obra e necessidades de aquisição de máquinas ou equipamentos, assim como investimentos em marketing e vendas.

Essa é uma visão de longo prazo, que considera também a projeção das receitas, baseadas na relação unidades disponíveis pra venda, tabela de preços e velocidade de venda. De posse dessas informações, sua empresa pode avaliar se o empreendimento é viável ou se será necessário buscar recursos de terceiros.

Que tal receber em seu email, relatórios para acompanhar o fluxo de caixa de sua empresa? Uma solução especializada no segmento da construção civil deve conhecer o ritmo acirrado do dia a dia. Você pode receber periodicamente, o relatório de fluxo de caixa sintético, por exemplo, para saber se sua empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado. Não precisa nem acessar a ferramenta!

Para que você tome as melhores decisões para sua construtora, busque uma solução que vincule as informações de fluxo de caixa com o realizado nas obras. Dispor de visões gerenciais que mostrem o fluxo de caixa versus o evolução física da obra, faz toda a diferença no momento de analisar a situação financeira de um empreendimento.

Por exemplo, receber somente a informação de que o fluxo de desembolso está menor que o previsto até determinada data, pode fazer você pensar que a obra terá uma lucratividade maior que a inicialmente prevista. Mas, se a solução lhe mostrar, na mesma análise, a informação de que o realizado da obra também está menor que o previsto, certamente entenderá que o desembolso ainda deverá ocorrer, conforme orçado.

Siga essas dicas para encontrar a solução certa para sua construtora. Com elas você conseguirá maximizar a utilização dos recursos financeiros, dimensionar a obtenção de recursos e manter equilibrado o caixa das suas obras.

Quer saber mais sobre sobre como trabalhar com um fluxo de caixa mais eficiente nas suas obras? Fale conosco e vamos lhe ajudar!