Relatório Gerencial: Decisões com mais Informação

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

26 de novembro 2015| 3 min. de leitura

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Relatório Gerencial: Decisões com mais Informação

Poucos segmentos são tão dinâmicos e possuem tantas informações de diferentes naturezas quanto o setor da indústria da construção. A tomada de decisões que impactam a empresa como um todo faz parte da rotina deste segmento. Essas decisões são por vezes tomadas sem muito embasamento, sequer um relatório gerencial.

O dinamismo e a interdependência entre as áreas são marcas registradas do setor, o que torna às vezes complicado extrair informações para tomar a melhor decisão. Essa acaba sendo na base do feeling, sem um relatório gerencial.

O ideal seria ter as informações e o relatório gerencial de forma rápida, certo?

Por isso existem ferramentas que deixam esse trabalho muito mais simples e assertivo, como um sistema de suporte à decisão.

Um sistema de suporte à decisão precisa ter um alto nível de integração com as demais áreas da empresa, para que, quando necessário, esses dados se cruzem e forneçam informações com inteligência, como um relatório gerencial, por exemplo.

É essencial que o acesso a esses dados e relatórios gerenciais seja o mais rápido possível. Assim, a pessoa responsável tem a macro visão das áreas da empresa atualizada para tomar decisões, ações preventivas ou corretivas.

Por falar em rápido acesso a dados e relatórios, é fundamental que a pessoa responsável possa programar de que modo determinadas informações serão notificadas quando forem medidas ou acompanhadas.

Com isso, ela tem:

  • Agilidade na análise dos itens de orçamento, com distorções em relação ao comprometido e/ou medido, facilitando a tomada de decisões;
  • Agilidade na análise do comprometido em relação ao orçado; e do medido em relação ao orçado;
  • Identificação e correção rápidas de eventuais apropriações incorretas;
  • Controle de notificações por e-mail e mural de avisos;
  • Possibilidade de acompanhar apenas os itens críticos ou pela curva ABC de valores orçados;
  • Acompanhamento dos valores orçados da obra sem o bloqueio de lançamentos de despesas;
  • Notificações a cada alteração do percentual comprometido após atingir 100% do orçado.

Para nós, este controle é tão importante que criamos um sistema específico, que contém as seguintes integrações:

  • Gerencial financeiro
  • Gerencial de obras
  • Gerencial Suprimentos
  • Orçamento empresarial
  • Viabilidade econômica e acompanhamento da viabilidade