Building Information Modeling – Vantagens e dificuldades

Building Information Modeling – Vantagens e dificuldades

O Building Information Modeling é uma ferramenta que permite a leitura de informações e representação digitais do ambiente físico e funcional do empreendimento, permitindo integração total.

Já é bastante difundido em diversos países, e há pouco tempo entrou no mercado brasileiro, o Building Information Modeling (BIM) abrange o processo de captação de informação, função e comportamento dos elementos da edificação, com uma base comum e integrável. Os dados são organizados em três ou mais dimensões, que envolvem múltiplos stakeholders nas diferentes fases do projeto – interoperabilidade (sistemas conversam entre si) e simulação (avaliação do impacto das decisões para todas as interfaces do edifício, inclusive operação e manutenção).

Essa é uma nova maneira de se conceber um empreendimento, projetando-o integralmente do início ao fim – com controle sobre todos os processos, análise de informações, simulação de desempenho, correção e revisão de dados e informações, criação de parâmetros mais precisos para execução e operação do edifício – e revoluciona o futuro da construção.

A mudança nas relações entre os agentes do setor da construção são significativas, principalmente quanto ao projeto do empreendimento e sua arquitetura, aos custos, à viabilidade da construção e maneira de se projetar e trabalhar, já que há uma única plataforma de informações que alimenta todos os setores envolvidos.

Atualmente há certa dificuldade de implantação no Brasil. Um delas é a capacitação de profissionais, que ainda é muito escassa na realidade do mercado; outra é a mudança cultural e de processos na empresa para a adoção do Building Information Modeling; outra dificuldade são custos exorbitantes para a implantação, ainda que já seja comprovado que o Building Information Modeling traz resultados lucrativos.

Alguns outros fatores culturais na indústria da construção brasileira também dificultam a implantação do Building Information Modeling. A exemplo, o fato do projeto executivo ser finalizado após o início da obra e o detalhamento de projetos ocorrerem durante a execução das obras.  Dentro de um mercado tão aquecido itens como, planejamento, eficácia na execução, de custos racionados e prazos leais se tornam referencial competitivo básico.

Acesse também o nosso Guia de informações sobre BIM, nele você encontrará tudo sobre BIM em um só lugar com materiais, vídeos e artigos com muitas informações para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.