banner sienge

Quais as melhores formas de treinamento para sua empresa?

Blog > ensino, funcionalidades-sienge, sienge, software, tendencias
29 de agosto de 2016

Já falamos anteriormente sobre a importância de ter equipes capacitadas através do treinamento e desenvolvimento, mas quais as melhores formas de treinamento para sua empresa? Se a sua empresa possui um setor de RH estruturado, esse processo fica mais fácil, mas mesmo assim, nós separamos algumas dicas para ajudar a identificar as melhores formas de realizar as capacitações.

Primeiramente, é importante ressaltar que o treinamento para sua empresa deve partir de uma necessidade de evolução percebida por um gestor ou pelos próprios funcionários. Depois de aprovada a iniciativa, é preciso  identificar qual tipo de treinamento é necessário, se técnico ou comportamental:

  • Técnico: relacionado às atividades profissionais, ao negócio da empresa, dia a dia de trabalho, funções profissionais ou estratégicas da empresa, tais como treinamentos de softwares, normas e processos. 
  • Comportamental: relacionado às competências comportamentais que influenciam no bom andamento do trabalho tais como trabalho em equipe, liderança, gestão, etc.

Depois de selecionar a natureza do treinamento, qual será a forma de realização? Essa etapa é a que mais pesa quando se trata de custos para a empresa, satisfação e eficiência causadas pelo treinamento, por isso é muito importante ter certeza de que está realizando tudo da forma mais correta para a sua empresa.

Veja algumas formas de treinamento para sua empresa e as suas vantagens e desvantagens:

Presencial:

São treinamentos com a presença de um instrutor e que podem ser realizados tanto no local de trabalho quanto em outro ambiente, como uma sala de aula, conferência ou congresso.

A grande vantagem do treinamento presencial é a garantia de que o aprendiz e o instrutor estarão focados na mesma tarefa ao mesmo tempo e que o tempo para obter o conhecimento será o suficiente, assim como a dedicação.

Porém, pode ser necessário que a empresa crie alguma forma de validar o conhecimento adquirido pelo profissional, sem contar que os gastos costumam ser maiores se comparados ao Ensino a Distância.

– Consultoria:

As consultorias podem oferecer treinamentos diretamente na sede da empresa para uma equipe ou para funcionários selecionados. Esse tipo de treinamento geralmente funciona melhor para uma necessidade bem específica, como por exemplo a adoção de um novo software ou uma mudança radical de processos que seja mais complexa e necessite de acompanhamento. É normal que as consultorias se estendam por alguns dias, e algumas vezes até por semanas e meses, mesmo que seja através de acompanhamentos esporádicos.

– On-the-Job:

São treinamentos realizados por um próprio funcionário que já possui o conhecimento e que é designado a ensinar um colega ou uma equipe durante o período de trabalho. A vantagem dessa forma de treinamento é que não é preciso abalar muito da rotina de trabalho, não há gastos com deslocamento ou contratação de um instrutor.

Porém, corre-se o risco de que o funcionário que está ensinando transmita também os seus “vícios” da prática, uma vez que geralmente não é formalmente qualificado para ensinar. Outra perda que acontece é a de tempo de trabalho dos dois funcionários, que não estarão focados em realizar seu trabalho, ou dividirão a atenção entre treinamento e rotina. Dessa forma, pode ser que acabem priorizando outras tarefas que podem ser essenciais para o seu desempenho diário e fazendo o treinamento de forma rasa ou insuficiente.

EAD (Ensino a Distância):

São treinamentos realizados on line, via videos, chats, conferências e outros. Essa modalidade de capacitação apresenta diversas vantagens se comparada com as presenciais. A principal delas é o custo menor comparado aos treinamentos presenciais, que contam com o gasto de horas de trabalho de um funcionário ou então com a contratação de um instrutor externo.

A flexibilidade é outra grande vantagem, pois os cursos geralmente estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo ser acessados a partir de qualquer lugar do mundo, via internet. Dessa forma o aprendiz garante que terá tempo suficiente para aprender no seu ritmo e pode fazer um reforço ou rever lições anteriores, se assim desejar. Além disso, existe a possibilidade de treinar diversas pessoas simultaneamente com um mesmo curso, ainda que cada uma esteja no seu próprio ritmo. Por serem online, os cursos costumam ser constantemente atualizados, permitindo que o aluno esteja sempre informado sobre novidades.

Já identificou a forma que mais se aplica às necessidades de treinamento para sua empresa?

Caso esteja precisando de treinamento do Sienge, conheça os nossos cursos de Ensino à Distância. Oferecemos dois tipos de treinamento:

– O treinamento por curso individual:

Pode ser comprado na Loja EaD e oferece certificados de conclusão para os alunos.

– O treinamento via EaD Integrado:

Por um baixo custo mensal, o EaD Integrado libera todos os treinamentos disponíveis na Loja EaD para a empresa usuária do Sienge. Dessa forma a sua equipe pode treinar todos os módulos, inclusive os que ainda não foram contratados. Além disso, essa modalidade também fornece certificados de conclusão.

 

Ficou com alguma dúvida sobre os nossos cursos de EaD? Mande uma mensagem para nós no formulário abaixo:

 

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa