O papel fundamental do treinamento e desenvolvimento nas empresas

O papel fundamental do treinamento e desenvolvimento nas empresas

Treinamento e desenvolvimento nas empresas são chaves do sucesso para aumentar a produtividade e garantir o sucesso das equipes, veja o tamanho da importância da qualificação:

O treinamento e desenvolvimento nas empresas é fundamental para garantir que as atividades sejam realizadas de forma rápida e com qualidade. Um levantamento feito pela CNI e pela CBIC, mostra que 89% de 385 empresas da construção civil pesquisadas, sofrem com a falta de mão de obra qualificada.    [adrotate banner=”11″]   O time de obra, você já sabe, precisa ser bem qualificado. Ninguém quer trabalhar com uma mão de obra que demora, faz um serviço ruim que gera retrabalho, comete erros. Mas e o time do escritório? Você tem dado atenção à qualificação dessa equipe? O time do escritório, que ajuda na administração da empresa, também precisa ser treinado, capacitado e integrado. Estar sempre atualizado quanto a legislação fiscal e trabalhista, boas práticas de gestão financeira e contábil, desenvolvimento e gestão de pessoas, é importante para o dia a dia de sua empresa. Se você usa algum software para gestão da sua empresa, é importante também que a sua equipe saiba utilizá-lo da melhor forma. Por isso contar com formas práticas para passagem de conhecimento é um diferencial.

Quando se trata de qualificação, há dois tipos de pensamento por parte dos líderes, que levam por caminhos bem diferentes:

  1. Treinamento e desenvolvimento nas empresas são investimentos que só vão acrescentar para manter as equipes qualificadas, rápidas e produtivas. Também são estratégias que ajudam a manter os colaboradores felizes e motivados na empresa, evitando a fuga de talentos.

  2. Treinamento e desenvolvimento nas empresas são gastos que não vão trazer nenhum ganho prático, o colaborador que estiver interessado que busque se qualificar nas horas vagas, a empresa não tem nada a ver com isso.

Que tipo de líder você prefere ser? Em que tipo de empresa você prefere trabalhar? Aposto que na que segue a primeira linha de pensamento. Não é muito difícil perceber que o treinamento traz ganhos para sua empresa. Sim, à primeira vista investir em qualificação parece mais um gasto. Especialmente em tempos de crise econômica, em que vários custos são diminuídos, os treinamentos acabam sendo considerados “supérfluos” e por isso ficam de fora das prioridades. Essa não é a atitude mais esperta. Todas as crises passam, isso é fato. E quando a economia se reerguer, o mercado aquecer, como você e sua empresa estarão em comparação às outras? Treinamento e desenvolvimento nas empresas são a melhor forma de manter-se vivo e competitivo. É algo a se considerar diminuir o gasto com o operacional para conseguir manter o investimento em treinamento. Também é importante ser um bom líder, abrir espaço para a mudança, trabalhar junto com as equipes para que as mudanças que os treinamentos propõem sejam realmente realizadas. De nada adianta investir dinheiro e não investir tempo e esforço em fazer a diferença.

Precisa de mais motivos para se convencer de que a qualificação é importante? Nós separamos 5:

1 – Melhora na segurança e confiança nas equipes

Equipe bem treinada consegue se autogerir, toma decisões próprias e acertadas, trabalha com confiança e entusiasmo. Além disso, as responsabilidades ficam melhor divididas e não vai haver aquela situação muito comum de uma pessoa carregar o time nas costas. Um profissional que não sabe bem o que faz fica com medo de arriscar, de sugerir algo novo e fica estancado no mesmo lugar. Quem se atualiza e aprende coisas novas traz ideias, dinâmicas, movimenta a equipe e leva o ritmo do trabalho para cima.

2 – Mais precisão, maior eficiência

Quando o profissional tem conhecimento, consegue trabalhar de forma mais rápida ou então tomar a decisão certa que evita o retrabalho ou o erro. É certo que quanto mais preparado, maior a tendência de o trabalhador ser eficiente e preciso.

3 – Retorno financeiro

O salário pago a um colaborador, pensando de forma bem precisa, nada mais é do que comprar as suas horas para que ele realize um trabalho. Garantir que esse tempo será bem investido é uma ótima forma de obter retorno financeiro. Realizar e oferecer treinamentos  é garantir que essas horas de expediente serão investidas em trabalhos que não vão precisar ser refeitos, em processos mais precisos e que trazem melhores resultados.

4 – Retenção dos talentos e aumento da motivação

Nada desmotiva mais o trabalhador do que perceber que não tem como crescer na empresa, que a carreira está parada, ou que não há mais ainda para aprender. Proporcionar oportunidades para participar de cursos é uma ótima forma de fazer com que as pessoas queiram trabalhar na sua empresa. A grande vantagem é o aumento da a motivação e satisfação no trabalho.

5 – Maior qualidade ajuda a empresa a crescer

Quem fica no mesmo lugar, sem tomar uma atitude, não cresce, não é verdade? As equipes com novos conhecimentos acabam por estar sempre à frente no mercado, usando o melhor das tendências, levando a empresa para frente, ajudando todos a crescerem. Estruturar é o melhor caminho e o mais seguro para crescer saudavelmente. E então, convencido de que o treinamento é um investimento e não um gasto? Qual a sua opinião? Conte para a gente!

>> Conheça os cursos do Sienge na modalidade Ensino à Distância

>> Leia o nosso post com os principais cursos para Engenheiros