POR QUE SUA CONSTRUTORA PRECISA DE UMA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA CRISE

POR QUE SUA CONSTRUTORA PRECISA DE UMA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA CRISE

Post enumera cinco formas pelas quais uma solução tecnológica é capaz de ajudar as construtoras a terem processos mais eficientes e rentáveis.

O ano de 2015 não foi fácil para a construção civil. Em comparação com 2014, o desempenho das vendas foi 16% inferior, o faturamento das empresas fabricantes de insumos caiu 12,5% e os empregos no setor recuaram 5,5%. Os números são de um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (Abramat) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outro balanço, feito pela Câmara Brasileira de Indústria e Construção (CBIC), estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deve registrar queda total de 8% em 2015. Também, pudera: de janeiro a outubro, o valor destinado à aquisição e construção de imóveis foi de R$ 66,7 bilhões, quantia 28,4% inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior, e foram financiados 301,5 mil imóveis, número que também sofreu queda – de 32,6% – em relação ao mesmo período de 2014.

O panorama do mercado imobiliário apresentado acima mostra que, diante desse cenário complexo e competitivo, as construtoras não podem nem pensar em ficar de braços cruzados e perder oportunidades de negócio! E uma das maneiras de se garantir isso é fazer um planejamento eficiente. Por isso, uma dica é aproveitar o início de 2016 para revisar processos e se certificar que tudo está nos conformes para não ser pego de surpresa neste ano de recuperação.

Sua construtora já está fazendo isso? Quando o assunto é planejamento eficiente, uma solução tecnológica especializada em construção civil é sempre bem-vinda, porque ajuda a organizar processos e tornar a gestão da construtora ou incorporadora muito mais produtiva e rentável.

Confira abaixo cinco formas pelas quais um sistema é capaz de ajudar você nesse desafio:

#1 Organização de contratos Os benefícios da gestão eletrônica de contratos são muitos. Na construtora ou incorporadora existem inúmeras atividades que derivam deles e impactam áreas como engenharia, comercial, financeiro e recursos humanos – e quanto maior o número de contratos, mais complexa essa gestão se torna! Daí a importância de se utilizar uma solução específica para o seu segmento para monitorá-los desde a abertura até o encerramento, garantindo que a empresa evite prejuízos financeiros e operacionais e não perca prazos de renovação, por exemplo – já imaginou ter que devolver aquele equipamento alugado sem ter finalizado o que você precisa porque as informações do contrato não foram integradas ao cronograma de obra? É estresse (e mais custo) na certa!

#2 Integração entre áreas administrativas e canteiros de obras Integrar informações dos canteiros de obras com as de escritórios de projetos e áreas administrativas da construtora aumenta a eficiência operacional e é uma das principais funcionalidades de uma solução tecnológica de gestão. Dessa forma, é possível acompanhar a situação das obras em tempo real e realizar mudanças de rota em tempo hábil, principalmente por meio de ferramentas como calendário e cronograma físico-financeiro da obra , o qual permite a comparação investido versus realizado no decorrer da execução do empreendimento.

#3 Mobilidade As informações administradas e geradas pelas soluções tecnológicas são essenciais para o bom andamento da construtora e da execução da obra. Por isso, os sistemas são compatíveis com dispositivos móveis como smartphones e tablets, ou seja, podem ser acessados pelos colaboradores a qualquer hora e em qualquer lugar. Engenheiros visitando o canteiro de obras podem tomar decisões mais assertivas, compradores podem fazer melhores negociações na aquisição de matéria-prima em reuniões com fornecedores e a equipe comercial pode passar informações ao cliente na visitação das unidades que podem influenciar na decisão de compra.

#4 Planejamentos financeiros O sucesso de um empreendimento depende muito, ao final, da relação previsto versus realizado, certo? Pode-se dizer, então, que quanto mais assertiva a estimativa de custos for, mais bem-sucedido o projeto será. Mas como tornar isso possível? Uma solução tecnológica eficiente auxilia na elaboração de um orçamento assertivo, pois permite a integração com informações de todas as áreas da construtora e a possibilidade de resgatar orçamentos de obras já realizadas. Isso ajuda a considerar dados mais próximos da realidade, pois utiliza a experiência e valores de referência da própria construtora, como custos com mão de obra (recursos humanos) e insumos (compras e suprimentos). Além disso, uma solução tecnológica permite o registro de vários cenários orçamentários e a comparação entre eles, ajudando na escolha da alternativa mais vantajosa.

#5 Cronogramas de obra O cronograma de obra é uma das ferramentas mais importantes na hora de planejar a construção de um empreendimento, pois nele estão listadas todas as atividades que devem ser realizadas para que isso aconteça dentro do prazo. Elaborar esse planejamento dentro de uma solução tecnológica traz ganhos de tempo e de produtividade porque permite a sua confecção com base nas informações do orçamento da obra, o que ajuda na melhor distribuição das atividades e gera o cronograma físico-financeiro. Além disso, permite a atualização e o acompanhamento de forma mais rápida e prática, bem como eventuais replanejamentos necessários.

O mercado imobiliário está desaquecido, é verdade, mas 2016 está só começando e esta pode ser uma grande oportunidade de a construtora contar com a ajuda de uma solução tecnológica para otimizar seus processos e se tornar mais competitiva do que nunca!