banner sienge

Diário de Obra – A melhor forma de controle de obras

Blog > fiscal, funcionalidades-sienge, gestao, industria-da-construcao, novidade-sienge, sienge, software, tendencias
2 de maio de 2013

Controlar sua obra para otimizar recursos e tempo de serviço. Tudo isso pode ser possível com um diário de obra bem feito. Mais uma funcionalidade Sienge!


O principal objetivo do diário de obra é possibilitar o registro das informações do dia a dia da obra. Esse registro pode ser feito em campo, via tablet ou smartphone, ou no escritório.

A Resolução nº 1024 de 21/08/2009 / CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, instituiu a obrigatoriedade de adoção do Livro de Ordem de obras e serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.

O Livro de Ordem prevê que algumas informações, de todas as ocorrências relevantes do empreendimento, deverão constar em seus registros diários, daí o nome Diário de Obra. Algumas informações necessárias:

-Motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos e acidentes de trabalho;

-Fonte de dados para trabalhos estatísticos, como nº de turnos de trabalho perdidos por condições de chuva;

-Tarefas executadas no dia;

-Ferramentas e equipamentos utilizados.

É importante que a ferramenta utilizada para registro destas informações seja dotada de inteligência e agilidade, principalmente para recuperar o histórico de dados e eventos. Um exemplo disso é a estatística de condições climáticas, conforme o gráfico abaixo extraído do Diário de Obra do SIENGE.

Turnos por Condições do Tempo

A ferramenta de registro também deve classificar os eventos relevantes por tipo e, posteriormente, extrair estatísticas para avaliar a frequência do evento. Abaixo um exemplo extraído do sistema Diário de Obra do SIENGE.

Quantidade de Ocorrencia por Período

Veja depoimentos de quem já utiliza o diário de obras do Sienge:

“Nós, da empresa San Diego, utilizamos a ferramenta Diário de Obra e a achamos de imensa importância para o bom andamento e controle de uma obra. Com ela, minha estagiária, faz as inserções das informações direto da obra e eu posso acompanhá-las de meu escritório diariamente. Estabelecemos um horário para que esta informação deva ser inserida e trinta minutos após, eu abro o diário no escritório e leio as informações.”

Talita Dadam – San Diego Construtora

“Um dos maiores benefícios do sistema é permitir a agilidade e confiabilidade no acompanhamento das obras da empresa, por qualquer um de seus funcionários ou diretores, independente do local onde cada um se encontra!
Através dessa solução, sabemos como está a evolução dos trabalhos e podemos acompanhar através das fotos anexadas se o que estava planejado está de fato sendo executado.”

Rafael Cardim – Fortaleza Construções e Engenharia Ltda.

Baixe um modelo de diário de obra gratuito e melhore a forma de controlar a sua obra hoje mesmo.

Se você se interessou pela ferramenta do Diário de Obras do Sienge, entre em contato conosco através de nosso formulário.

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa