Pesquisadores desenvolvem tijolo a partir de resíduos de fábricas de papel

Pesquisadores desenvolvem tijolo a partir de resíduos de fábricas de papel

Pesquisadores da Universidade Jaen, na Espanha, criaram um tijolo que utiliza, como uma das matérias primas, resíduos de fábricas de papel em sua confecção.

 

“O uso de resíduos da indústria de papel pode ser uma vantagem económica e ambiental, permitindo a reutilização como matéria-prima considerada como material de desperdício.” Esta é uma das conclusões de um estudo realizado por pesquisadores da Escola Politécnica de Linares , Jaén University,  e publicado na revista Tecnologia em Processamento de combustível .

Os tijolos verdes, além de desviarem resíduos dos aterros sanitários, ainda economizam energia na sua produção, pois precisam de menos tempo do no forno. Esses tijolos também tem baixa condutividade térmica, o que proporciona um bom isolamento. “A adição de resíduos faz com que o produto final apresente uma baixa condutividade térmica, por isso ele atua como um bom isolante”, disse Carmen Martinez, um pesquisador da Universidade de Jaén.

Para a fabricação desses tijolos, se misturam resíduos de fábricas de papel e lamas provenientes do tratamento de águas residuais. Depois essa mistura é ligada à argila e levada a máquinas de extrusão, onde o tijolo é obtido. A única desvantagem dos tijolos verdes, em comparação com os fabricados de forma tradicional, é a resistência mecânica, mesmo sendo mais resistente do que o exigido pela lei, ainda é menos resistente que os até então mais usados.
Os protótipos foram feitos em tamanho reduzido, embora os cientistas já tenham feito testes em tamanhos maiores e os resultados foram semelhantes. Atualmente, os cientistas estão focados em fabricar tijolos mais resistentes, utilizando outras misturas, como resíduos de cerveja, azeite, e indústria de biodiesel ou lodo advindo de esgoto.